English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Vaticano nega acesso público aos seus arquivos que contêm material do tempo da Segunda Guerra Mundial. A justificativa: os arquivos conteriam detalhes classificáveis como 'segredos de confessionário', que é proibido divulgar. Representantes do Vaticano apresentaram pela primeira vez essa justificativa teológica por ocasião de uma conferência em Washington que tratou da devolução de bens de judeus roubados durante o Holocausto.

Segundo declarações de algumas famílias judias que participaram da conferência, nos arquivos do Vaticano encontra-se vasto material acerca dos bens roubados dos judeus durante o Holocausto, assim como detalhes sobre a ajuda da igreja católica a criminosos nazistas fugitivos das áreas em guerra. Os presidentes de organizações judaicas que participaram dessa conferência reagiram indignados ao comunicado do Vaticano. O presidente da Agência Judaica, Avraham Burg, disse que a justificativa teológica apresentada é 'uma manobra de despistamento'. Conforme Burg, 'é possível que nos arquivos se encontrem informações importantes sobre os campos de concentração, sobre judeus que se refugiaram em igrejas, sobre rolos da Torá, assim como sobre objetos de uso ritualístico e obras de arte'. Ele salientou: 'Está havendo retenção de informações'.

O diretor do Centro Wiesenthai em Israel, Dr. Ephraim Sorof, afirmou: "Durante a guerra o papa mantinha representantes em quase todos os países europeus... Estas pessoas transmitiam informações e relatos a Roma e esses dados estão documentadas nos arquivos. Além disso, existem informações de que o Vaticano participou do contrabando de ouro de judeus croatas".

O interesse pelos arquivos do Vaticano se concentra principalmente nas informações sobre a rede de fuga "Odessa" montada por oficiais nazistas e que ajudava criminosos nazistas a serem retirados da Europa e levados principalmente para a América Latina. De acordo com informações em poder do Centro Wiesenthal, sacerdotes católicos tinham posições-chave nessa rede de fuga. O representante do Vaticano em Jerusalém disse, referindo-se a essas afirmações, que a igreja católica romana publicou nos últimos anos doze volumes sobre o tempo da guerra. "Quem afirma que retemos informações, está fazendo propaganda. Não há nenhuma prova da ajuda da igreja a criminosos de guerra. O papa está interessado em chegar a um acordo com as organizações judaicas a este respeito".

Seja o que for que a igreja católica romana procura esconder, um dia tudo virá à luz. O Senhor Jesus disse: " ... nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido" (Mt 10.26). É bem provável que a igreja católica romana tente com todas as forças guardar em segredo crimes contra o povo judeu e o motivo alegado simplesmente serve como álibi. Mas para o Deus Todo-Poderoso, o Deus de Israel, que vê em secreto, tudo é conhecido. E como já dissemos: quando chegar a hora, Ele trará tudo à luz!

2007-01-14 00:04:29 · 18 respostas · perguntado por Servo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 - Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 - Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 - Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
18 - Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
19 - Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

2007-01-14 00:21:19 · update #1

18 respostas

Você está mexendo em casa de marimbondo.Um dia tudo virá a público,então ficaremos sabendo das atrocidades que a igreja católica cometeu.

2007-01-14 06:25:27 · answer #1 · answered by df 7 · 0 1

Não é da tua conta, seu protestantezinho fanático.Tu deve ser da mesma estirpe do João Calvino.Preocupe-se com sua seita farisaica e hipócrita

2007-01-14 08:11:13 · answer #2 · answered by Servo impiedoso 3 · 4 1

Meu caro, depois que vi num jornal aqui na França, que foi descoberto que a igreja anglicana ,na inglaterra,investe o dinheiro arrecadado entre os fieis, em empresas de armamentos, entao pra mim, toda e qualquer igreja é uma mafia so.
E principalmente aquelas que sao cheias de segredinhos!!
Quem Esconde , é por que tem algo que fez de errado, e nao quer em mesmo reconhecer os erros!!

2007-01-14 08:09:31 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Arqueiro (arqueiro ??? )
Sou católico.. e uma das principais coisas que ensinam na minha religião é "não invejar o que os outros tem".
Pelo que demonstras com tua insistencia em atacar a religião católica... é que a tua "seita religiosa" não é tão digna de confiança como queres que acreditemos que é!
Quanto mais escrevas... mais te enterras... e junto contigo, vais sepultando a tua seita.
Não te parece exagerado pretender jogar o sacrificado e heroico povo de Israel contra os católicos?... isto não surte efeito... porque nos dás a impressão de estar con os que estão do outro lado da fronteira... em Gaza.... ou... talvez na Siria.
Preocupate com recolher o que te vem dando os teus "crentes", que pelo visto é suficiente para que não trabalhes e dediques parte do teu tempo descrevendo estas largas e "inteligentes" notas...

2007-01-14 08:37:47 · answer #4 · answered by omeirelles 6 · 2 0

É o que eu vivo dezendo, e vou ter que repetir: Esses "crentes"passam o dia inteirinho pensando em Virgem Maria, Vaticano, Papa, Santos, inquisiçao, etc...
já sao mais católicos do que eu.
Parabéns !!!

2007-01-14 09:05:56 · answer #5 · answered by ROSANA 6 · 2 1

O Vaticano se muito se beneficiou com a 2ª Guerra Mundial. O Tratado de Latrão, assinado por Mussolini assegurou um território própria à Igreja, o Vaticano. Com isso, manteve-se em silêncio perante as atrocidades cometidas no mundo e na Itália, de maioria católica e que a Igreja poderia influenciar contra o regime fascista. Além disso, o Papa não se pronunciava a respeito dessas atrocidades. Veja, por exemplo declaração do Papa Benedicto XVI quando esteve em Auschwitz, de que, onde estava Deus naquela hora? Como se Deus não tivesse feito nada, até mesmo a Igreja. Pode-se entender como declaração de culpa, também. Isso, o que sabemos, deve ter havido muitos outros benefícios e até reuniões com os líderes de regimes fascistas que está escondido nos arquivos do Vaticano a respeito da II Guerra Mundial.

2007-01-14 08:17:04 · answer #6 · answered by Mistério - Give peace a chance! 6 · 1 0

Você na minha pergunta perguntou por que eu não comprovo meu ponto de vista com bases bíblicas... Bom, acho que eu acabo fazendo a mesma coisa que tanto me irrita! Eu não acredito na Bíblia como inspirada por Deus, portanto, nem cogito a possibilidade de utilizá-la como embasamento para meus argumentos... Acho que acabo assim fazendo mais ou menos o que vocês fazem ao expor o ponto de vista de vocês... Vocês acreditam que a Bíblia condena a doutrina espírita e, lógico, respondem isso! Da mesma forma que isso me incomoda profundamente, acho que eu desacreditar a Bíblia deve incomodar também...

Não nego que tenha errado aqui em muitas respostas, mas tô desde o começo da semana me analisando seriamente e tentando mudar... Não sou hipócrita, mas é meio complicado responder o que eu acredito sem acabar incomodando se vai contra justamente o que outros acreditam!

Mas tô tentando... Não diga que eu me faço de coitadinho, pois não sou esse tipo de pessoa! Erro sim e admito, mas quando percebo tento me corrigir... Estou tentando não ofender mais, mas às vezes escapole!

Quanto a pergunta, se isso aí for realmente verdade, se o Vaticano realmente estiver escondendo algo, cedo ou tarde, a verdade virá à tona! É só aguardar...

2007-01-18 06:33:56 · answer #7 · answered by Makoto 6 · 0 0

um dia a casa cai!! e vira tudo a luz!!

2007-01-14 22:46:53 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque tem culpa no cartório!!!

2007-01-14 09:01:41 · answer #9 · answered by JBDN 4 · 0 0

A fé dessa raça de víboras é esta.
Como não têm nada de bom pra dizer das seitas criminosas em que vivem, dedicam sus tempo a fuçar coisas e estórias que visam difamar a Igreja de Cristo.
Protestante fanático, a tal “noticia” que, aliás, nem postou link, portanto pra mim, apócrifa. Faz menção a vagos segredos de confissão para justificar a não divulgação.
Ora, eu não vejo como segredos de confissão estejam contidos em ofícios e cartas.
Segredos de confessionário ficam lá.
E outra, qual instituição no mundo, por mais sórdida que seja, tal como sua seita, guardaria documentos que depusessem contra ela?
É o total contra-senso, é a idiotice perfeita.
O que a Igreja fez na 2 guerra mundial foi dar passaportes e salvo-condutos aos judeus perseguidos, tal como o exe3mplo do Bispo Ângelo Roncalli, núncio apostólico em Budapeste, que mais tarde se tornaria o Papa João XXIII.
A ação da Igreja foi esta, salvar como podia judeus da morte.
Quem abrigou e favoreceu cérebros nazistas foram os EUA , que importaram os cientistas nazistas para construirirem a bomba atômica que mataria milhares em Hiroshima.
O Nazista a Von Braum era um deles.
Os EUA, a tão decantada patria evangélica de vocês.
Vá se ocupar em tentar responder o escândalo da seita renascer, farinha do mesmo saco da sua.
Explique isto. Pq isto é verdade, isto é noticia, isto salta aos olhos.

2007-01-14 08:43:00 · answer #10 · answered by Frei Bento 7 · 2 2

Isso é uma pergunta?
Você já apresentou a possível resposta.
Bem,TODOS sabemos dos erros cometidos pela Igreja Católica durante a 2ª Guerra,erros esses que levaram ao Papa João Paulo II a pedir desculpas,em público várias vezes pelos erros que ao longo da História a Igreja cometeu.
Agora,fico pensando que:
Porque ao invés de você ficar vivendo de passado,preso aos erros cometidos HUMANAMENTE,você não procura transformar a realidade de onde você vive?
Se você pratica alguma fé?Porque não procura melhorar sempre a sua Igreja,a sua fé?
O que aconteceu,já aconteceu,foi uma fatalidade,um EQUÍVOCO muito grande.
Não cabe a nós julgarmos nada e sim tentar melhorar algo que não está bom em nós e para os outros.
Um forte abraço.

2007-01-14 08:25:06 · answer #11 · answered by Maicon 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers