English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como cientista chegar a descobrir o fator RH de que maneira

2007-01-13 07:05:38 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Medicina

4 respostas

Você que "fui" não sabe, como é que quer que eu saiba?

2007-01-13 23:24:07 · answer #1 · answered by duque 4 · 0 1

O fator Rh foi descoberto em 1940 por Landesteiner e A.S. Wiene em experimentos realizados com coelhos e macacos. Nos experimentos foi injetado sangue de um macaco do gênero Rhesus em cobaias, onde se obteve como resposta a formação de anticorpos capazes de aglutinar as hemácias provenientes do macaco
Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem de humanos (mais ou menos em 85% dos brancos) havia a presença destes antígenos, nas hemácias. Denominou-se tais indivíduos de Rh+; os demais, que não apresentavam estes antígenos nas suas hemácias foram denominados de Rh-. Sabemos que o fator Rh é um caráter mendeliano dominante. Assim, indivíduos Rh+ tem genótipo RR (homozigoto) ou Rr (heterozigoto dominante); e indivíduos Rh- tem genótipo rr (recessivo). Se um indivíduo Rh- recebe sangue de um indivíduo Rh+, ele produz anticorpos anti-Rh e não mostra, de início, reação mais séria. Em posteriores transfusões, porém, as reações poderão ser mais sérias a ponto de levar a morte.
Um fenômeno importante relacionado ao fator Rh é a chamada eritrosblastose fetal. Assim podemos ter a seguinte situação:
Uma mulher Rh- (rr) casa-se com um homem Rh+ (RR, por exemplo). O seu primeiro filho vai ser Rh+ (Rr), já que se trata de herança mendeliana dominante. Durante a gravidez deste primeiro filho, pode ocorrer que, dada a transfusão de sangue do feto para a mãe, feita de maneira natural através da placenta, esta se torne imunizada pelo sangue do feto Rh+. Assim o sangue da mãe formará anticorpos (aglutininas) anti-Rh em seu sangue, sem maiores consequências para ela. Todavia durante uma segunda gravidez, o sangue da mãe, que já possui os anticorpos (as aglutininas anti-Rh), poderão passar através da placenta para o sangue do feto Rh+, podendo provocar a hemólise das hemácias do feto, levando-o a morte.

2007-01-13 16:25:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Em 1940, Karl Landsteiner e Alexander Solomon Wiener realizaram experiências com o sangue do macaco Rhesus. Ao injetar sangue em cobaias, perceberam que elas produziam anticorpos, gradativamente. Concluíram que havia nas hemácias do sangue do macaco um antígeno que foi denominado de fator RH. O anticorpo produzido no sangue da cobaia foi denominado de anti-Rh. Os indivíduos que apresentam o fator Rh são conhecidos como Rh+, apresentando os genótipos RR ou Rr. Os indivíduos que não apresentam o fator Rh são denominados Rhֿ e apresentam o genótipo rr, sendo geneticamente recessivos.

Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-. Se assim for, o paciente só poderá receber sangue também Rh-, já que se receber sangue Rh+ o sistema imunológico poderá reagir, causando hemólise. O contrário, contudo, pode ocorrer - o paciente com Rh+ podem receber sangue Rh-, já que este último não traz consigo os antígenos que provocam a reação imunológica.

2007-01-13 15:16:47 · answer #3 · answered by lilinha32 7 · 1 0

Pesquisem o porque de só 15 % da Humanidade ter o RH negativo, o porque de não existir monarcas com sangue RH Positivo e mais informações que se pesquisadas a fundo quem dominar esse conhecimento começa a desvendar a verdade sobre nossa origem Anunnaki...

2014-03-21 16:22:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers