A PALAVRA VEM DE UMA RAIZ HEBRÁICA QUE SIGNIFICA "ESTUDAR, EXPLICAR, ELUCIDAR". REFERE-SE A UM GÊNERO DE LITERATURA RABÍNICA DESENVOLVIDO DESDE O SÉCULO V DA ERA COMUM ATÉ OS FINS DO SÉCULO XVI.
TRATAM-SE DE INTERPRETAÇÕES SOBRE PASSAGENS DO TALMUD, COPILADAS EM ANALOGIAS, JUNTO COM LENDAS E CANTOS DO FOLCLÓRE JUDÁICO. POR QUE FORAM ESCRITAS ? PARA EXTRAIR CADA GOTA POSSÍVEL DE SIGNIFICADO DAS SAGRADAS ESCRITURAS. PARA PREENCHER O QUE PARECIAM SER LACUNAS. PARA CONCILIAR O QUE PARECIA SER INCOMPATÍVEL. TUDO ISTO FOI FEITO DE UMA MANEIRA ESTÉTICA LINDA, COM A MAIOR REVERENCIA E RESPEITO PELO TEXTO ORIGINAL.
2007-01-13 05:39:48
·
answer #1
·
answered by salazar 4
·
0⤊
0⤋
O Midrash significa principalmente uma das formas usadas para interpretação da bíblia. De acordo com a tradição judaica a interpretação da Tora (Bíblia) é dividida em 4 diferentes partes, Parash: Vaga interpretação inicial da sentença, Darash: A interpretação, Remez: Interpretação mais profunda da sentença e Sod: (Segredo) Relacionado com o lado místico da sentença. O Midrash se concentra no Darash e um pouco do Sod.
2007-01-13 12:52:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ao lado do Talmud desenvolveu-se uma outra literatura, que pode ser chamada de expressão poética ou espiritual do pensamento judaico - o Midrash. Este último é uma compilação de exposições homiléticas ou espirituais da Bíblia, penetrando sob a superfície do sentido singelo do texto bíblico. Enquanto o Talmud se dedica principalmente à explicação da letra, o Midrash revela o espírito da palavra e da Lei. Os primeiros vestígios da literatura midráshica podem ser encontrados numa época anterior à conclusão da Bíblia, mas a sua atividade estendeu-se até o décimo ou undécimo século.
Até os nosso dias, o Midrash serviu de tesouro inesgotável aos pregadores e moralistas judeus, ofereceu-lhes uma vasta série de engenhosos e sutis comentários de passagens bíblicas, embelezados com provérbios, parábolas e lendas. O ideal que serve de esteio ao conjunto desta literatura é o aperfeiçoamento da moralidade, o enaltecimento do princípio ético da vida, o apelo para a imaginação e a apresentação do lado espiritual do judaísmo numa forma atraente. Um grande número de obras midráshicas existe ainda hoje e, a despeito da sua antigüidade, goza até agora de grande popularidade, contando inúmeras edições.
2007-01-13 12:25:21
·
answer #3
·
answered by Herman 6
·
1⤊
0⤋