A mezuzá é um pequeno pergaminho afixado no batente da entrada do lar judáico, e em todas as portas em observância ao mandamento: "E as escreverás nos portais de tua casa e nos teus portões", ( Deut. 6:9 ). É um lembrete solene para todos q entram e saem de que aquela casa é um lar Judáico, onde reina a presença de Deus.
A mezuzá contém duas passagens: O "Shemá", a afirmação da unidade e unicidade de Deus - Deus é um, quantitativa e qualitativamente - e logo em seguida "Ve`ahavtá", um trecho que expressa o amor a Deus e aos nossos semelhantes.
2007-01-13 06:19:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Forma aportuguesada da palavra hebraica usada na BÃblia geralmente para designar a ombreira de porta. Mezu‧záh e o plural mezu‧zóhth ocorrem em Ãxodo 12:7 (n), 22, 23, com referência a se esparrinhar o sangue da vÃtima pascoal nas ombreiras das portas, e em Ãxodo 21:6, com referência a um escravo que, desejando permanecer no serviço do seu amo, era encostado na porta ou na “ombreira”, furando-lhe seu amo a orelha com uma sovela. Fazem-se também referências à s ombreiras do templo construÃdo por Salomão (1Rs 6:31, 33; 7:5) e do templo simbólico observado por Ezequiel em visão. — Ez 41:21; 45:19; 46:2.
Nos tempos modernos, o termo aportuguesado “mezuzá” é usado para se referir a um pedaço retangular de pergaminho com o texto hebraico de Deuteronômio 6:4-9 e Deuteronômio 11:13-21, geralmente escrito em 22 linhas. O pergaminho é enrolado e colocado num receptáculo de madeira, metal ou vidro, afixado em ângulo na ombreira direita das moradias dos judeus ortodoxos, a parte de cima aponta para dentro e a parte de baixo, para fora. A palavra hebraica Shad‧daà (que significa “Todo-poderoso”) está escrita no verso deste pergaminho e freqüentemente é visÃvel através duma abertura envidraçada do recipiente. Ãs vezes, o recipiente da mezuzá é artisticamente trabalhado. Quando os pios judeus ortodoxos entram na casa ou saem dela, eles tocam a mezuzá com a mão e recitam a oração: “Que Deus cuide de minha saÃda e de minha entrada agora e para sempre.” — Veja Sal 121:8.
O uso da mezuzá baseia-se na interpretação literal da ordem em Deuteronômio 6:9 (n) e 11:20.
2007-01-13 12:09:45
·
answer #3
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
1⤊
1⤋