Vamos PARAR com essa palhaçada de afirmar que o vinho consumido naquele tempo era SUCO DE UVA, que me consta vinho é vinho desde de que o mundo é mundo.Gostaria que nosso irmãos evangélicos, fossem mais específicos e cita-sem a passagem bíblica, em que é dito que o vinho dos tempos de Cristo não continha teor alcoólico.Tendo em vista que todos que contribuíram aqui com seus depoimentos não viveram no tempo citado p/ afirmarem tal questão.
2007-01-13 11:28:40
·
answer #1
·
answered by Jesse 1
·
1⤊
0⤋
Nao pe errado beber! A bíblia diz que o vinho alegra o coração do homem terreno. o errado é beber demais a ponto de embriagar-se. como vc viu até Jesus transformou água em vinho.
2007-01-13 11:16:33
·
answer #2
·
answered by Dany 2
·
3⤊
0⤋
A palavra “vinho” na BÃblia algumas vezes se refere ao novo — ou fresco suco da uva; outras vezes é usada para descrever o produto envelhecido ou fermentado contendo a droga álcool. Os tradutores nunca usaram o termo "suco de uva". No texto hebraico, os escritores usam diferentes palavras para distinguir entre os dois. A palavra tîyrôsh é usada para novo vinho não fermentado, e yayin é geralmente usada para vinho fermentado, mas há algumas exceções (IsaÃas 16:10). Entretanto, no Novo Testamento, apenas uma palavra grega é usada para descrever ambos os sucos de uva fresco e fermentado: oinis . Mas isso não deveria ser um problema. Simplesmente ao entender o contexto da palavra na passagem, o significado apropriado vem à tona. Assim, a menos que a passagem diga velho ou novo vinho (como em Lucas 5:37–39), o contexto freqüentemente nos dirá que tipo de suco de uva está sendo descrito.
Um simples exemplo ocorre em Marcos 2:22: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos.” (NTLH). Obviamente o novo vinho seria o do tipo fresco não fermentado.
Adicionalmente, do Velho Testamento, em IsaÃas 65:8, lemos, "Quando alguém encontra algumas uvas cheias de suco numa parreira, diz: 'Não vamos destruÃ-las, pois o vinho que fizermos com elas será uma bênção para nós.' " Está claro em ambas as passagens que o vinho novo é simplesmente suco de uva.
Jesus comparou seus puros ensinos ao vinho novo saudável (Mateus 9:17). Certamente, todas as doutrinas corruptas são comparadas ao vinho fermentado de Babilônia! Babilônia foi identificada como um lugar "Com a qual se prostituÃram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição" (Apocalipse 17:2).
Jesus não bebia bebida alcoólica. Quando houve a ceia, antes de sua morte, Ele disse que não beberia do suco de uva de novo, até o dia em que bebesse conosco no céu:
"E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai." Mateus 26:29.
Quando Jesus foi pendurado na cruz, os soldados romanos ofereceram-lhe vinho fermentado misturado com mirra. Mas assim que Jesus o provou e reconheceu que era fermentado, Ele o recusou. Se Jesus recusou essa bebida mesmo enquanto seu corpo era atormentado com extraordinária sede, por que teria Ele bebido vinho normalmente (Mateus 27:34)? (e mais ainda, porque então deverÃamos?)
2007-01-13 18:50:49
·
answer #3
·
answered by vankarru 2
·
2⤊
0⤋
Quem te falou isto ? Que JESUS bebia vinho (alcoólico) ?
Antigamente existia sim vinho, mas tinha vinho fermentado esse alcoólico e tambem tinha o vinho natural o não fermentado tirado diretamente do suco da uva.
Quando o SENHOR JESUS transformou agua em vinho, ELE fez este milagre com o vinho natural , ou seja o suco de uva.
E esse foi o primeiro milagre do SENHOR JESUS.
2007-01-13 12:34:16
·
answer #4
·
answered by Ronald D 3
·
2⤊
0⤋
na verdade não há na bíblia a proibição da bebida alcoólica lá fala em evitar a "bebedice" ou seja beba com moderação.
2007-01-13 11:22:22
·
answer #5
·
answered by di100destino 6
·
2⤊
0⤋
A embriaguez é mesmo condenável?
AQUELE bêbado camarada que faz as pessoas rirem aparece há anos em cena, tanto nos palcos como nas telas. Apesar de os comediantes estarem apenas representando, esse tipo de humor caracteriza conceitos ambÃguos que muitas pessoas têm em relação à embriaguez: consideram-na uma fraqueza, mas a bem dizer, inofensiva.
A realidade, naturalmente, não é nada engraçada. A Organização Mundial da Saúde classifica o abuso de álcool como uma das ameaças mais preocupantes à saúde no mundo. Comenta-se que, com exceção do vÃcio do fumo, o abuso de álcool causa mais mortes e doenças do que qualquer outro tipo de dependência quÃmica, e só da economia americana suga mais de 184 bilhões de dólares por ano.
Apesar desses fatos, muitos continuam a minimizar a gravidade da embriaguez. Talvez até reconheçam os efeitos nocivos do abuso do álcool a longo prazo, mas não vêem nada de errado em umas bebedeiras de vez em quando. Entre os jovens de alguns paÃses, ficar bêbado é encarado como um rito de passagem. E apesar dos sinistros avisos de organizações de saúde, a bebedeira ocasional (consumo de cinco ou mais doses de bebidas alcoólicas em uma única ocasião) está aumentando vertiginosamente em todas as faixas etárias. Por esse motivo, entende-se, então, que muitas pessoas têm suas dúvidas quanto a se a embriaguez é realmente tão condenável assim. O que a BÃblia diz sobre o assunto?
Vinho e bebida forte — dádivas de Deus
A BÃblia faz várias referências ao vinho e a outras bebidas alcoólicas. O Rei Salomão escreveu: “Vai, come o teu alimento com alegria e bebe o teu vinho com um bom coração, porque o verdadeiro Deus já achou prazer nos teus trabalhos.” (Eclesiastes 9:7) O salmista reconheceu que Deus é o Provisor do “vinho que alegra o coração do homem mortal”. (Salmo 104:14, 15) Fica claro que o vinho é uma das dádivas incluÃdas entre as bênçãos que Jeová deu à humanidade.
O consumo de vinho era obviamente aceitável para Jesus. De fato, o primeiro milagre que ele realizou foi transformar água em vinho de excelente qualidade numa festa de casamento. (João 2:3-10) Ele também usou o vinho como um sÃmbolo apropriado de seu sangue quando celebrou a primeira Refeição Noturna do Senhor. (Mateus 26:27-29) A BÃblia menciona até mesmo o valor medicinal do vinho, quando o apóstolo Paulo incentivou Timóteo a ‘tomar um pouco de vinho por causa do estômago’. — 1 Timóteo 5:23; Lucas 10:34.
O segredo é ser moderado
Observe que Paulo recomendou beber “um pouco de vinho”. A BÃblia condena expressamente o consumo imoderado de álcool. Os sacerdotes judaicos tinham permissão para beber com moderação quando não estivessem trabalhando. No entanto, era proibido beber qualquer tipo de bebida alcoólica quando exerciam suas funções sacerdotais. (LevÃtico 10:8-11) Anos mais tarde, os cristãos do primeiro século foram advertidos de que os beberrões não ‘herdariam o reino de Deus’. — 1 CorÃntios 6:9, 10.
Além do mais, nas instruções que deu a Timóteo, Paulo disse que os que tomam a dianteira na congregação não podem ser ‘brigões bêbados’ nem “dados a muito vinho”. (1 Timóteo 3:3, 8) Na verdade, a BÃblia ordena que os beberrões impenitentes sejam expulsos da congregação cristã. (1 CorÃntios 5:11-13) A BÃblia apropriadamente diz que “o vinho é zombador”. (Provérbios 20:1) O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer a discrição de quem bebe e debilitar o seu bom senso.
Por que a Palavra de Deus condena a embriaguez
Jeová, ‘Aquele que nos ensina a tirar proveito’, sabe que quando nos excedemos em qualquer coisa, acabamos prejudicando a nós mesmos e a outros. (IsaÃas 48:17, 18) à isso o que acontece quando alguém abusa de bebidas alcoólicas. A Palavra de Deus indaga: “Quem tem ais? Quem tem apreensão? Quem tem contendas? Quem tem preocupação? Quem tem ferimentos sem razão alguma? Quem tem embaciamento dos olhos? Os que ficam muito tempo com o vinho, os que entram para descobrir vinho misturado.” — Provérbios 23:29, 30.
Sob a influência de álcool em excesso, as pessoas já fizeram muitas coisas irrefletidas e perigosas tais como: dirigir sem condições, colocando a si mesmos e a outros em perigo, ser afetuoso demais com a(o) parceira(o) de outra pessoa e comprometer seriamente relacionamentos, além de falar e agir de maneira tola e até perversa. (Provérbios 23:33) O abuso do álcool vem sendo chamado corretamente de uma das doenças sociais mais prejudiciais que afligem a humanidade hoje em dia. Não é de admirar que Deus tenha exortado: “Não venhas a ficar entre os beberrões de vinho.” — Provérbios 23:20.
Em Gálatas 5:19-21, Paulo alista a bebedeira e festanças como “obras da carne” em contraste com os frutos do espÃrito de Deus. O abuso do álcool prejudica o relacionamento com Deus. Obviamente, então, os cristãos devem evitar qualquer uso imoderado do álcool.
2007-01-13 11:17:22
·
answer #6
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
2⤊
0⤋
Não é errado beber vinho.
O errado é se embriagar.
Poi Deus não gosta de bebedices e estar escrito na biblia!
Eu acho q o vinho era a bebida daquela época.
Agora,vinho se pode beber ,mas cerveja concerteza não.Pois o vinho ajuda em varios problemas de saúde(claro,sendo bebido moderado)Mas,o que a cerveja faz de bom para o nosso organismo??????
Nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem estar com cólicas(Por causa da mestruação),o vinho é o melhor remédio!
Tome um copinho e vc vai ver!
Beijinhos****
2007-01-13 12:12:02
·
answer #7
·
answered by Késia 1
·
1⤊
0⤋
Os fieis nao podem encher a cara mesmo...
o Vinho que Cristo bebia era o sumo da uva muitas vezes eh visto nas escrituras com o nome de Mosto...
Abrax ateh logo...
2007-01-13 12:11:19
·
answer #8
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
1⤊
0⤋
Amizade
Não há registro na Bíblia de que o Sr. Jesus tenha bebido vinho, há um registro que ele tenha transformado água em vinho, aliás é o seu primeiro milagre. O que prova que ele pode transformar vidas da água para o vinho. Paulo recomenda vinho a Timóteo como remédio em 1tm 5:23, porém remédio não se toma muito e sim pouco, talvez uma colher. Na maioria dos outros versículos, o vinho é chamado de escarnecedor, desleal, contencioso(contendas) e outros adjetivos denotativos. Contudo não revela que seja pecado beber vinho. Na verdade não é pecado beber qualquer bebida alcoólica, Deus só chama de pecado aquilo que é pecado, ou seja, aquilo que o afasta da sua presença.
Os evangélicos tem essa postura com relação as bebidas alcoólicas, devido ao grande transtorno que estas tem causado à humanidade de um modo geral. Eu por exemplo, tive muitos problemas com bebidas alcoólicas e atualmente não pratico mais esse mal hábito, conclusão,nunca mais tive problemas.
2007-01-13 11:34:43
·
answer #9
·
answered by Franz Schubert 4
·
1⤊
0⤋
Tenho um amigo que é adventista e ele dizia que na época de Jesus eles bebiam suco de uva e não o fermentado delas. Como a produção de uva é sazonal, meu amigo disse que o suco era armazenado em jarros para ser consumido ao longo do ano, sem que ocorresse a fermentação. Disse a ele que isto é impossível, pois se não for adicionado um conservante o suco naturalmente contaminado por leveduras acaba fermentando. Ele não acreditou. Outro dia ele me chamou a sua casa porque uma garrafa fechada de suco de uva, produzido por uma empresa adventista, estava com um decantado estranho. Quando abri verifiquei que o suco havia fermentado formando vinho. O decantado eram as leveduras que haviam se multiplicado dentro da garrafa. Portanto, não há como negar que na época de cristo as pessoas toamavam vinho como hoje tomamos refrigerante. O que é condenável é o excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Isto prejudica a pessoa, família e sociedade.
Quanto a proibição de bebidas alcoólicas por algumas religiões, isto é apenas falso moralismo. Nos EUA o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 21 anos é proibido. Então, os menores aproveitam e consomem bebidas alcoólicas, maconha, cocaína, etc, pois, neste caso, todas são ilegais.
2007-01-13 11:33:06
·
answer #10
·
answered by jokha72 3
·
1⤊
0⤋