RAZÕES PARA OS CATÓLICOS SEGUIREM A BÍBLIA
1ª Razão: Só ela é a verdade. O filho de Deus, Jesus Cristo, certa vez disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo. 8:32). Mas muitos como Pilatos querem saber "o que é a verdade" Deixemos o próprio Jesus responder "A tua palavra é a verdade" (Jo. 17:17). Veja que a Bíblia é a verdade que liberta da ignorância e superstição das muitas filosofias inventadas pelo homem.
2º Razão: É luz para nossos caminhos. "Lâmpadas para meus pés é a tua palavra e luz para meus caminhos" (Sl.119:105). Ela é a luz que nos guia nas trevas. Hoje, enquanto muitos dizem possuir a verdade final, Deus nos orienta a procurarmos sua palavra.
3ª Razão: Não devemos ignorá-la. "Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus" (Mat. 22:29). As pessoas geralmente erram porque lhes faltam examinar com cuidado o que crêem e porque crêem. Jesus nos insta a conhecermos a Bíblia. Amigo católico, os três motivos acima mostram-nos a importância da palavra de Deus na vida do cristão.
E nada pode ser mais importante do que a Bíblia. Certa vez alguns religiosos estavam querendo modificar a palavra de Deus por misturá-la com ensinamentos humanos. Jesus logo os censurou dizendo: "Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens".(leia Mc. 7:8) Esse incidente mostra-nos o quanto o ser humano gosta de seguir seu próprio caminho ao invés do caminho traçado por Deus. Diante disso devemos perguntar a nós mesmos; será que minha religião está de acordo com a palavra de Deus? Ora, Deus mesmo disse que não deveríamos tirar ou acrescentar nada à sua palavra "Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás".(leia Deuteronômio 12:32) Pois bem, gostaria que você raciocinasse comigo; se a igreja católica é a igreja verdadeira como dizem os padres, porque então que ela tem desobedecido estes mandamentos de Deus. Veja: 1. Porque na IC os padres não casam se a Bíblia diz que os bispos precisam casar-se? (Leia I Timóteo 3:2; 4:3) 2. Porque na IC o padre só da o pão (hóstia) e nunca dá o vinho ao comungante, se na Bíblia Jesus mandou dar os dois símbolos aos fieis? (leia Mat. 26:26-27). 3. Porque na IC deixa-se usar imagens se na Bíblia Deus proibiu fazer imagens para culto? (leia Ex. 20:4).
4. Porque na IC o padre ensina que há um terceiro lugar no além chamado purgatório se na Bíblia Jesus ensinou que há apenas dois lugares; céu e inferno? (Leia Lc. 16: 19-31). 5. Porque na IC se batiza bebês se a Bíblia ordena o batismo somente para os que ouvem o evangelho e crêem Nele. Certamente bebês não têm a capacidade de tomar essa decisão. (leia Mat. 19:14) Existem muitos outros pontos que gostaríamos de mostrar a você, mas não o fazemos para não perecer que estamos atacando a religião de outrem.
O que queremos que você saiba é que por mais importante, grande ou antiga que seja uma religião, ela não pode jamais contradizer a palavra de Deus. Caso contrário estariam ensinando tradições de homens e não a palavra de Deus. Leia a Bíblia com um coração aberto e veja se as tradições que você tem acreditado até hoje condizem com o que ensina a Palavra de Deus.
Por que só a Bíblia?
Pergunta: "Por que devemos crer exclusivamente na Bíblia, desconsiderando as demais revelações? Deus não é um Deus que se cala, mas um Deus que fala ainda hoje!"
Resposta: Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia? Porque direta e indiretamente a própria Bíblia nos exorta a isso. Por favor, leia primeiro o Salmo 119, onde podemos ver a singularidade da Palavra de Deus. Depois disso, peço-lhe que reflita em espírito de oração nas passagens bíblicas abaixo: Paulo escreve, por exemplo, a Timóteo: "E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.15-16).
Segunda Pedro 1.19-21 nos revela em que consiste a diferença entre a Bíblia e outras fontes: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações; sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.
" O próprio Senhor aponta para a segurança e infalibilidade da Palavra de Deus: "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.18).
E Ele diz, ainda: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (Jo 5.39). Em sua primeira carta aos tessalonicenses, Paulo enfatiza que a Bíblia não é palavra humana, mas Palavra de Deus: "Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim, como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" (1 Ts 2.13).
Finalizando, lembremos o conteúdo extremamente importante de João 1.1-4: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele..." E o versículo 14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." Quem menospreza a Palavra de Deus e a coloca no mesmo nível de outras "fontes de revelação" mostra que despreza a Palavra (o Verbo) que se fez carne: Jesus Cristo!
2007-01-12
23:52:53
·
10 respostas
·
perguntado por
Servo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade