HAHAHAHA! Obrigada por se antecipar, rsrs! lol
Eu pretendia fazer essa pergunta, sim, porque, como você, queria que os religiosos daqui do YR desses as suas próprias respostas, isto é, fazendo uso dos argumentos que eles sabem usar - mas eu não.
Mas tenho uma idéia que, mais do que uma resposta propriamente dita, é uma hipótese. Grande parte das correntes religiosas cristãs possui códigos de conduta muito severos. A alternativa ao cumprimento dessas regras é o castigo divino em vida e, na pior das hipóteses, o "Fogo Eterno", o "Inferno", como se queira chamar. Muitos religiosos julgam que dizer aos outros "o que é certo" (entre muitas aspas) é um ato de fé e caridade. Logo, quem recusa tal oferta é alguém que está condenado a "perdição" por vontade própria - ou por influência do demônio (um parêntese: isto é, na minha opinião pessoal, o pretexto mais esfarrapado de todos para que as pessoas não se responsabilizem pelos próprios erros, mas tudo bem).
E como a Bíblia apresenta os homens como criaturas boas porém "fracas" quando expostas ao Mal, essa postura religiosa aponta que caberia aos bons cristãos extirpar da sociedade todos aqueles que tomam a liberdade de escolher seus próprios caminhos, já que eles facilmente levariam os demais a fazer o mesmo.
Trocando em miúdos: acho que o que os religiosos temem na liberdade de pensamento e de expressão é a possibilidade de eles mesmos se verem atraídos pelo que eles consideram como o "Mal".
Mas, felizmente, não são todos. Há alguns que preferem levar em consideração o princípio do livre arbítrio e pensam que os homens são livres, então, para fazer as escolhas que lhes convierem - desde que tenham noção das conseqüências na hora do Juízo Final e tudo o mais. Mas há outros muitos que se preocupam menos com a salvação da própria alma e mais em impor o seu ponto de vista e o seu estilo de vida a todos os que o cercam. Isso é tolice.
Claro que existe o lado da mistura entre religião e política. No passado, isso era regra. Não havia unidade política se não houvesse unidade religiosa - creio que, ironicamente, a própria oficialização do cristianismo, há 1700 anos atrás, ocorreu segundo esse princípio. Mas nos dias de hoje, no Brasil... Não, não creio que seja esse exatamente o problema.
Bem, é isso. Simplifiquei bastante, eu sei. :-/ Se eu tiver dito algo sem sentido, algo que não tem nada a ver com o que as Igrejas costumam pregar, por favor, me corrijam e fiquem bem. ;-)
2007-01-12 11:26:36
·
answer #1
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋
Pessoas de livre pensamento, capazes de observar o que há a sua volta e tirar conclusões, sem estarem presas a dogmas ou credos não seguem religião, ou se a seguem tem para si uma visão muito própria da experiencia religiosa, sem se ater a essa igreja ou aquela, pois tiram suas proprias conclusões quanto ao mundo e ao que consideram divino.
Afinal, tudo é relativo, e a Religião é DOGMA puro, imutável e irrefutável.
2007-01-12 18:52:37
·
answer #2
·
answered by Sandy Y 2
·
3⤊
0⤋
se começar a questionar demais corre o risco de encontrar as respostas e isso é um perigo para os manipuladores.
2007-01-13 10:10:12
·
answer #3
·
answered by Satori 6
·
2⤊
0⤋
Muitos líderes religiosos condenam a liberdade de pensamento porque sabem muito bem que, assim que os fiéis começarem a pensar, perceberão a grande estupidez que é seguir as determinações desse líder. Por exemplo, ter a obrigação de ceder uma parte do salário à igreja! Por acaso Deus está vendendo lotes no céu??
Podem reparar muito bem: as religiões que realmente têm fundamento, e cujas leis são sérias, não têm nada a esconder, portanto não tentam proibir nada.
2007-01-12 19:01:54
·
answer #4
·
answered by nadeshiko_yue 3
·
2⤊
0⤋
Medo da verdade com explicacoes logicas?
mais quem sou eu pra dizer o que é a verdade?
por favor nao me venha falar que a igreja ama o pensamento livre..
a religiao catolica é baseada em dogmas...
Pobre Galileu Galilei e tantas outras mentes brilhantes que foram condenados pela igreja por seus pensamentos.
Por Deus ! ( sim estou sendo ironico)
Quantos morreram nas cruzadas?
Ah é....Jesus ja perdoou a todos
abraços
2007-01-12 18:55:05
·
answer #5
·
answered by Albert Hofmann 2
·
2⤊
0⤋
apartir do momento que se é livre para escolher,avaliar e estudar vc se torna perigoso pq perde os antolhos postos pelos lideres religiosos e passa a tirar suas próprias conclusões
2007-01-12 18:53:16
·
answer #6
·
answered by carmen lucia 3
·
2⤊
0⤋
ainda bem que você não generalizou, pois meu grande prazer está em minha liberdade de pensamento dada por Deus; como disse alguém "Crer também é pensar".
2007-01-12 18:52:27
·
answer #7
·
answered by O Bom Pastor 3
·
2⤊
0⤋
A questão muitas vezes , é a conveniência. A religião, e a política, andam, quase sempre a par. Tudo que favoreça o desenvolvimento intelectual do cidadão, pode causar problemas. Por isso, cada pessoa deveria ser instruída, com opinião formada. para isso o grau de instrução tinha que ser bem maior. não a nada melhor, que ler, diversificando os horizontes da sabedoria. Assim ninguém faz de nós carneiros.
2007-01-12 19:36:08
·
answer #8
·
answered by kika 2
·
1⤊
0⤋
complicado....quando o pacional supera o racional....o ecolástico torna-se unico caminho....é fod......
2007-01-12 18:50:13
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não apenas religiosos,mas também os ditadores.Eles fazem isso porque querem controlar meramente o poder,a mente das pessoas,não fazendo você questionar porque deve fazer isso e aquilo,criando um sentimento em comum de eu faço porque o outro faz.Se cada um tivesse sua liberdade para pensar a respeito de algo,haveria um caos dentro da religião que era o medo dos ditadores inclusive o que nós tivemos,porque vamos questionar muitas coisas que a religião não saberia responder.
2007-01-12 20:57:43
·
answer #10
·
answered by Lilith 2
·
0⤊
0⤋
Os religiosos são "livres de pensamento"... você não acha ?
2007-01-12 19:34:42
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋