English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me informe tdo sobre esta cirurgia,seu procedimento e de q é feito este aparelho de nome step que é colocado no coração para desobistruir as coronárias.Obrigada.Heloisa.

2007-01-12 09:59:32 · 5 respostas · perguntado por Heloisa Sousa 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Cardíacas

5 respostas

Heloísa,

O dispositivo que é introduzido durante a angioplastia chama-se "stent" (palavra de origem na língua inglesa). Leia o texto abaixo:

- Angioplastia Coronariana

As razões pelas quais pacientes com angina são submetidos à angioplastia são similares às da realização da cirurgia de revascularização do miocárdio. Nem todas as obstruções da artéria coronária podem ser submetidas à angioplastia devido à sua localização, à sua extensão, ao seu grau de calcificação ou a outras condições. Por isso, antes da realização do procedimento, é necessária uma análise minuciosa das condições do paciente. A angioplastia é iniciada com uma punção de uma grande artéria periférica, em geral a artéria femoral (localizada no membro inferior), através de uma agulha grande. Em seguida, um fio guia longo de metal é inserido através da agulha e introduzido no sistema arterial, até atingir a aorta e, finalmente, a artéria coronária obstruída. Um cateter com um balão na extremidade é passado sobre o fio-guia até atingir a artéria coronária afetada.
O cateter é posicionado de modo que o balão permaneça no nível da obstrução. Em seguida, o balão é insuflado por alguns segundos. A insuflação e a deflação podem ser repetidas várias vezes. O paciente deve ser cuidadosamente monitorizado durante o procedimento, pois a insuflação do balão provoca uma obstrução momentânea do fluxo sangüíneo através da artéria coronária. Em alguns indivíduos, essa obstrução pode causar alterações eletrocardiográficas e sintomas isquêmicos.
O balão insuflado comprime o ateroma que está obstruindo o vaso, dilata e descola parcialmente as camadas internas da parede arterial. Quando a angioplastia é bem sucedida, a obstrução é reduzida de forma notável. Das artérias obstruídas que o cateter consegue atingir, 80 a 90% são desobstruídas. Cerca de 1 a 2% das pessoas morrem durante a realização de uma angioplastia e 3 a 5% sofrem infarto do miocárdio não fatal. Em 2 a 4% dos pacientes, é necessária a realização da cirurgia de revascularização do miocárdio imediatamente após a angioplastia.
Em cerca de 20 a 30%, a artéria coronária é novamente obstruída em um período de seis meses, geralmente nas primeiras semanas após o procedimento. Com freqüência, a angioplastia é repetida, controlando com êxito a doença arterial coronariana a longo prazo. Para manter a artéria desobstruída após a angioplastia, o médico pode utilizar uma técnica mais recente na qual um dispositivo produzido com malha de fio metálico (stent) é inserido na artéria. Esse procedimento parece reduzir à metade o risco de uma obstrução arterial subseqüente. Poucos estudos compararam os resultados da angioplastia com os da terapia medicamentosa.
Acredita-se que os índices de êxito da angioplastia sejam semelhantes ao da cirurgia de revascularização do miocárdio. Em um estudo que comparou a cirurgia de revascularização do miocárdio com a angioplastia, o tempo de recuperação da angioplastia foi menor e os riscos de morte e de infarto do miocárdio permaneceram os mesmos ao longo do estudo, o qual durou 2,5 anos.
Técnicas modernas de remoção de ateromas, muitas das quais estão ainda em fase de avaliação, incluem o uso de dispositivos para reduzir as obstruções que são espessas, fibrosas e calcificadas. Entretanto, essas técnicas, a cirurgia de revascularização do miocádio e a angioplastia são apenas procedimentos mecânicos que visam corrigir o problema de imediato. Elas não curam a doença subjacente. Para melhorar o prognóstico de modo global, é necessário reduzir os fatores de risco.

Entendendo a Angioplastia

Após realizar a punção de uma artéria de grande calibre (comumente a artéria femoral), o médico introduz através do sistema arterial, um cateter com um balão na extremidade e o direciona até a artéria coronária obstruída. Em seguida, o médico insufla o balão para comprimir a placa contra a parede arterial e, conseqüentemente, desobstruir a artéria.

(Extraído do "Manual Merck de Saúde para a Família").

2007-01-16 02:35:17 · answer #1 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 0

Quem pode lhe dar a melhor informação é uma médico. Más, pelo que sei trata-se de uma angioplastia, que é uma cirurgia onde é introduzido um cateter através de uma artéria geralmente da virilha que vai até as coronárias do paciente e se for o caso introduz um stant e não step, no local onde a coronária está obstruída, dilatando-a neste ponto, e evitando a cirurgia de ponte de safena. Nos dias atuais a angioplastia é bastante segura. O meu cunhado fez três e está bem.

2007-01-12 10:10:53 · answer #2 · answered by Cesar D 2 · 1 0

o q é ponte de safena?

2015-04-24 14:34:23 · answer #3 · answered by Paulo 1 · 0 0

O cateterismo ou angiografia consiste em inserir um fino tubo plástico nas veias, a partir da virilha, atingindo o coração ou outros pontos do corpo para investigação via imagem na tela do computador. Só a picada inicial para inserção do tubo e a picada para injeção de medicamento e contraste são dolorosos, porém rápidos. O caminhar do tubo nas artérias nem é sentido pelo paciente. Após o exame deve-se manter imóvel a perna por várias horas. Com esta técnica insere-se também stents (não steps) que são molas para desentupir artérias, caso necessário.

2007-01-13 21:44:54 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O cateterismo é um exame que é feito através de uma artéria em geral do braço onde se introduz um catéter que vai seguindo a artéria até o coração. O médico observa em uma câmera e identifica se há alguma obstrução, algum ateroma que esteja estreitando a artéria e impedindo o fluxo de sangue para o coração. Se houver ele pode optar por colocar um Stent que é como uma mola que dilata a artéria devolvendo a circulação regular. Ou se for uma obstrução mais grave pode decidir por colocar pontes de safena e mamárias.

2007-01-13 12:46:15 · answer #5 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers