English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-12 03:55:53 · 11 respostas · perguntado por KITO 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Analisando as diversas formas de se aplicar o dízimo, encontramos:

FORMA #1 – PARA SUSTENTO DA OBRA NO TEMPLO

Assim diz a Torah a respeito da herança da tribo de Levi: "Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.” (Bamidbar / Números 18.24).

Somente os da linhagem de Aharon (Aarão) atuavam como sacerdotes no Templo. Cabia, porém, aos levitas os serviços em geral que eram relacionados com o Templo. Normalmente, o dízimo era repartido entre eles. A décima parte do dízimo (portanto 1%) era entregue pelos levitas aos cohanim (sacerdotes), em oferta ao Eterno: “Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.” (Bamidbar / Números 18.26).

Este era o conceito original da parte dos dízimos que cabia aos levitas e sacerdotes. Contudo, na ausência do Beit Hamikdash (Templo), e praticamente todo o seu sistema religioso, não é alternativa viável neste momento.

FORMA #2 – PARA SUSTENTO DA OBRA NA CONGREGAÇÃO

E o que dizer da congregação? Será que os textos da Torah aplicados aos sacerdotes e levitas se aplicariam também a quem trabalha na congregação? Lembremo-nos de Malki-Tsedek (Melquisedeque). Ele também recebeu dízimos de Avraham. O próprio Shaul (Paulo) usa um conceito rabínico chamado Kal v’Chomer (Leve e Pesado) para argumentar que o sacerdócio de Malki-Tsedek é superior ao de Levi, e curiosamente acaba usando o dízimo como um de seus argumentos: “E, por assim dizer, por meio de Avraham, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos, porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Malki Tsedek saiu ao encontro deste.” (Hebreus 7. 9-10). Portanto, podemos concluir pelo menos Kal v’Chomer que se Levi é digno de receber dízimos, quanto mais digno ainda é Malki-Tsedek (Melquisedeque). Tanto no caso de Levi quanto no de Malki-Tsedek (Melquisedeque), o dízimo é dado COMO RETORNO POR TRABALHAR NO SERVIÇO DE D’US. Então podemos chegar a duas conclusões:

1) Sacerdotes da ordem de Aaron ou da ordem de Malki-Tsedek (Melquisedeque) podem
receber dízimos;

2) Eles servem como fonte de renda dos sacerdotes que agem no serviço de D’us. Ora, se o Espírito de D’us concede a algumas pessoas a autoridade para trabalhar no serviço de D’us, então estas pessoas também estão fazendo o trabalho de D’us. Pela Torah, estas pessoas podem receber dízimos. Os Evangelhos (Novo Testamento) apesar de ser contraditório e até mesmo ter a sua idoneidade questionada também dão indícios de apoiar este conceito. Pois diz que aqueles que trabalhavam na obra de D’us eram mantidos por dízimos e ofertas da comunidade primitiva. Assim diz o Shaul (Paulo): "Pequei por acaso, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei as Boas Novas de Elohim? Outras kehilot despojei, recebendo delas salário, para vos servir; e quando estava presente com vocês, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado; porque os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei, e ainda me guardarei, de vos ser pesado." (2 Coríntios 11. 7-9 - há passagens similares em 2 Coríntios 12:13, 1 Tessalonicenses 2.9, etc.). Observe que Shaul fala de um salário. Como pode haver salário se a kehilá (congregação) não der dízimos e ofertas?

Lembremo-nos ainda que segundo a narrativa evangélica, Jesus, ao dar aos seus discípulos a ordem de irem de casa em casa, determinou que eles deveriam ser mantidos por aqueles a quem estivessem pregando a Palavra: "Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.” (Lucas 10.7, semelhante a 1 Timóteo 5.18).

O único tipo de salário definido nas Escrituras para o serviço na obra de D’us é o dízimo. Alguns podem perguntar: mas se era tão óbvia assim a questão do dízimo, porque Shaul preferia evitar ser um fardo para as comunidades onde pregava? A resposta é simples: porque havia muitos crentes gentios. Eles conheciam pouco da palavra e conseqüentemente não estavam acostumados com os princípios do dízimo. Portanto, Shaul não poderia simplesmente dizer a eles é a lei, visto que o conselho de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 15) havia decidido que os gentios não poderiam ser forçados a viver de acordo com a Torah. 1 Coríntios 9.13-14 é ainda mais claro sobre os direitos daqueles que vivem para a ministração na obra do Eterno: "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do Beit Hamikdash? E que os que servem ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam as Boas Novas, que vivam das Boas Novas.”

Todavia, cabem agora alguns esclarecimentos: Assim como havia dízimos que não eram dados aos levitas, conforme nos diz a Torah e veremos mais adiante, não é lícito também a quem trabalha na obra impor ou mesmo pregar que o dízimo integral seja dado para sustento da congregação, pois o dízimo também tem outras finalidades. Pregar que o dízimo integral deve ser dado para sustento da congregação é não só ilícito, como se caracteriza como roubo aos necessitados (principalmente viúvas e órfãos), e a mão do Eterno pesará sobre quem fizer tal coisa, pois as Escrituras dizem que o Eterno abomina quem devora os necessitados (Mateus 23.14).
FORMA #3 – PARA O SUSTENTO DE NECESSITADOS

A Torah também menciona que o dízimo deve ser usado como auxílio para o sustento de necessitados. A Torah cita explicitamente viúvas, órfãos, e estrangeiros, que eram aqueles que normalmente passavam dificuldade na época. Contudo, aplicando a quarta lei de Hillel (Binyan Ab Mishene Ketivum – vide artigo sobre como interpretar as Escrituras como um judeu), podemos concluir que “viúva” e “órfão” referem-se a todos os necessitados.

Da mesma forma, aplicando a mesma lei de Hillel, podemos concluir que o “se alimentar” e o “se satisfazer” referem-se ao sustento.

Vejamos o que diz a Torah a respeito: “Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu D’us te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.” (Devarim / Deuteronômio 14. 28-29). Podem dizer o que quiserem os homens, mas a Bíblia é claríssima. O dízimo também é fonte de renda para os necessitados. Repare que NÃO BASTA dar à congregação e “lavar as mãos” por achar que a congregação fará algo pelos necessitados: a Torah está dando uma instrução específica para o povo aqui.

Portanto, pelo que foi exposto aqui, vemos que é nosso dever separar parte do dízimo para darmos a pessoas necessitadas, quer diretamente quer através de instituições de caridade. O importante aqui é o princípio: o dízimo é do Eterno, e Ele ordena que o usemos também para o sustento dos necessitados.

2007-01-12 04:45:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.

Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.

Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?

Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"

Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6

De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”

Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.

Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”

Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”

Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?

Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.

Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4

Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14

1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”

Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?

Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”

Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9

Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16

Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.

1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"

Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!

Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
Jesus Cristo pagou dízimos?

É claro que sim, pois como judeus ele estava debaixo da lei mosaica.
Gálatas.4:4 "Quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio A ESTAR DEBAIXO DA LEI"

Jesus era obediente a lei e não um transgressor da lei mosaica.Ele obedeceu toda a lei,incluindo de guardar o sábado,todas as festividades judaicas e pagou sim o dízimo!

Jesus Cristo apoiou o arranjo do dízimo enquanto o pacto da lei ainda estava em vigor. Lucas.11:42

Mas quando a lei foi cumprida por cristo, a lei foi então tirada do caminho.
Mateus.5:17
Foi por isso que ele disse em João.19:30 “Está consumado”
O que significava estas palavras?
Significava que estava feito, estava pago, estava cumprido.
O que isso quer nos dizer?

Sim!Jesus Cristo já cumpriu por você
Sim!Jesus Cristo Já pagou por você.
Sim!Jesus Cristo já CUMPRIU a lei por você
Você já parou para pensar o que o texto de Colossenses. 2:13,14 que dizer para você?

E os apóstolos entenderam que Cristo era o fim da lei,tanto é verdade que o dízimo não foi incluído entre “as coisas necessárias”ou obrigatórias aos cristãos no primeiro concílio dos apóstolos.
Atos.15:28,29

De modo que os cristãos ajudavam as boas novas do reino de Deus de forma VOLUNTÁRIA, sem quantias fixas ou especificadas,como é no caso do dízimo.
Era algo VOLUNTÁRIO e não mais COMPULSÓRIO.
Queira conferir isso em
1Coríntios.16:2,3 e 2Coríntios.9:7
É uma contribuição voluntária meus amados irmão e não um dízimo.Pois o dízimo era algo imposto para as pessoas.Mas a contribuição voluntária não é.
2Coríntios.8:12 e Lucas.11:29,30

Os cristãos cooperam por contribuírem segundo o que tinham condições de ajudar,e não segundo o que não tinham condições.
Filipenses.1:3-5
2Coríntios.8:11,12

Os apóstolos de maneira alguma usaram o evangelho de Cristo para ganharem remuneração.Eles entenderam muito bem o que nosso senhor Jesus quis dizer em Mateus10:8. "De graça recebestes, de graça dai"

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu a todos os cristãos de sua época em 1Tessalonicenses.4:11 “e que tomeis por vosso alvo viver sossegadamente, e que cuideis de vossos próprios negócios e TRABALHEIS com as vossas mãos, assim como vos ordenamos”

O apóstolo Paulo cumpria este requisito, veja Atos.18:1,2,3 "Depois destas coisas, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto.E achou certo judeu de nome Áquila, natural de Ponto, que viera recentemente da Itália, e Priscila, sua esposa, por causa do fato de que Cláudio tinha ordenado que todos os judeus se afastassem de Roma. De modo que foi ter com eles, e, em razão de serem da mesma profissão, ficou no lar deles, e TRABALHAVAM , pois eram fabricantes de tendas por profissão"

É interessante que em nenhum texto do Novo Testamento os apóstolos exigem ou pedem dízimos!

Mas muitos líderes religiosos citam textos bíblicos para tentar provar que o dízimo ainda está em vigor para os nosso dias.Mas qualquer pessoa que examinar com seriedade o Novo Testamento,verá que o dízimo é inválido para os cristãos e que não prossegue para os nossos dias atuais.

Mas vejamos um exemplo clássico de versículo bíblico usados por pastores da cristandade para poder arrancar até o último centavo de seu próprio rebanho.
Qual evangélico que não sabe citar Malaquias.3:8-10?
Assim é muito fácil criar uma doutrina baseando-se em interpretações fora do contexto.

Então vamos analisar o contexto claro de Malaquias.3:8-10.
Notem que a mensagem desde o começo é para os israelitas,para a nação de Israel e não para as outras nações. Veja o versículo 9 quando diz” Vós,a nação toda”Malquias.3:9

Estas palavras são dirigidas para os sacerdotes corruptos e também para a nação de Israel.Foi uma figura de linguagem onde o profeta Malaquias queria dizer em outras palavras que estava todo mundo roubando de Deus.
De modo que estava todo mundo roubando, tanto o sacerdotes, como também o povo.

Que lição aprendeu de Malaquias?
Que esta atitude de usar o dízimo para o uso próprio é sim roubar a Deus também.
Pois de fato muitos líderes religiosos são sustentados por dízimos .
Contrario dos apóstolos que nunca se fizeram de fado para as congregações.

Mesmo alguém hoje, ganhando um salário mínimo deve devolver a sua parte ao senhor?
Considere a seguinte informação:
Em primeiro lugar, antigamente as pessoas viviam do que plantavam.
E os dez por cento foram instituídos em uma época assim.

Mas hoje no momento em que vivemos 10% de um salário mínimo tem muito mais peso do que na época dos israelitas.
Por quê?
Porque antigamente, nos dias de Moisés, as pessoas não pagavam conta de luz, água, taxa de esgoto, telefone, gás, passagem de ônibus e IPTU.
E quem tem carro ou moto tá ainda pior, com o preço da gasolina e do IPVA.
Acho melhor eu parar por aqui porque senão a lista não vai parar de crescer.

Como já dito: Antigamente as pessoas viviam do que plantavam, elas não tinham as mesmas obrigações financeiras que temos hoje.
De modo que 10% para os nossos dias atuais é muito mais pesado para um pai de família.
2coríntios. 8:13

Assim a pessoa que passa necessidades por pagar rigorosamente o seu dízimo para a igreja,é como diz o ditado:“Descobriu um santo para cobrir o outro”
Ou seja, uma atitude, um esforço em vão!

Despertem!Acorda!
Deus não precisa do seu dinheiro, quem precisa dele é o seu pastor para poder pagar as contas dele.

Para muitos nas igrejas, “fiel” é todo aquele que paga rigorosamente em dia a sua mensalidade do dízimo.
Mas o que muitos evangélicos não sabem é que o dízimo fazia parte da lei cerimonial do templo.
Fazia parte por que Cristo a aboliu com seu sacrifício. Romanos. 10:4

Tal pessoa que faz isso se torna ínfimo aos olhos de Cristo.
Portanto você que é verdadeiramente um amante da verdade não permaneça num estado de inércia.

http://www.jw.org/pt/busca/?q=d%C3%ADzim...

2015-08-17 14:17:15 · answer #2 · answered by ? 7 · 1 0

Parece uma pergunta bem fundamentada mas não é.Abraão deu a Melquisedeque o dizimo e não existia qualquer tipo de templo.Como Abraão é o Pai da fé fico com ele (Gn 14)

2007-01-12 08:30:31 · answer #3 · answered by acrobat 5 · 0 0

Quando não havia papel dinheiro o dízimo era dado com "o fruto das mãos", em animais , verduras, etc. Você pode dar o dízimo do seu tempo(dia) 2.40min. trabalhando na igreja, ou evangelhizando, ou num trabalho voluntário.O dízimo foi ministrado para manter as igrejas, o templo, os missionários, os pastores etc. Deuteronômio 14 fala sobre fora do templo. Deus não mudou.

2007-01-12 04:51:44 · answer #4 · answered by jessica h 5 · 0 0

.
O dízimo era levado não ao Templo, mas à Casa do Tesouro do Tempo. Por que? A razão é simples:

A tribo de Levi foi separada para servir exclusivamente no templo. Portanto, devia se servir do próprio templo para sobreviver.

Hoje, os próprios pastores (com exceções, é claro) têm uma profissão secular (médico, dentista, advogado, etc.).

Por isso hoje não se leva mais dízimo ao templo, até para evitar de corromper determinadas pessoas.
.

2007-01-12 04:42:04 · answer #5 · answered by Biggi 7 · 0 0

O dinheiro é seu. Você dá onde quiser. O meu eles não levam.

2007-01-12 04:07:14 · answer #6 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

O dizimo, foi instituído quando as 12 tribos receberam herança (terras) e os Levitas não receberam pois eram administradores do templo, como não tinham terra e não podiam plantar, foi instituído que a décima parte do que os outros produziam seriam dados como mantimentos, veja mantimento para os administradores se alimentarem com suas familias, agora eu pergunto hoje existe Levitas? Jesus mandou que dessem esmolas às ocultas, não nas sacolinhas ou apregoadas em livros de dízimos.

2007-01-12 04:06:31 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 0

Claro que é. Podes ajudar a quem precisa de forma que não passes por palhaço doando para quem não vai dar a destinação correta ao valor. Embora haja muitas igrejas a relação do crente com Deus é pessoal. Não adianta igreja, templo e etc. se procederes erradamente.

2007-01-12 04:05:54 · answer #8 · answered by Zé Paulo 7 3 · 0 0

...

2007-01-12 04:04:19 · answer #9 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 0

Com certeza, não importa se é dentro ou fora o importante e contribuir, mesmo porque o dinheiro só vai para um lugar, o bolso do pasto (olha a renascer aí gente),padre,etc......

2007-01-12 04:05:09 · answer #10 · answered by M.A.S 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers