English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os protestantes quando percebem que os outros argumentos de pauta que utilizam, começam a fazer água, apelam para o argumento dourado, ou seja, os tão falados tesouros da igreja.
Esse pensamento evoca duas vertentes de explicação:
1 – estão de olho nos famosos tesouros, visto que a sanha financistas das seitas e sobejamente conhecida.
2- Desconhecem o real sentido do patrimônio da Igreja, visto a avidez de liquidez de bens que possuem.

A Igreja é detentora sim de um tesouro inestimável, são 2 mil anos de acúmulo de objetos artísticos, de pinturas esculturas um acervo inigualável no ocidente. [Além da riqueza arquitetônica de suas igrejas e da maravilhosa musica sacra que produziu tantos grandes mestres da musica como Haydn, Mozart, Scarlatti, etc.

A situação financeira da Igreja hoje em dia é precária, ela vive de doações dos católicos da Europa e dos EUA, principalmente, visto que entre seus objetivos não está o de extorquir dinheiro de pobres e famintos.

Continua...

2007-01-12 03:38:29 · 13 respostas · perguntado por εїзdragonflyεїз 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

As obras de arte da Igreja alem de não terem liquidez alguma, são patrimônios da humanidade e como tais invendáveis...

As terras que a Igreja possuía na Idade Media, acabaram-se com a unificação da Itália em 1870, feita por Garibaldi, onde todos os Estados Papais, que realmente ocupavam todo centro da península itálica, foram reduzidos aos 0,46 Km² do Estado do vaticano atual.

As terras da Igreja na Alemanha foram surrupiadas pelos príncipes alemães que, convenientemente, aderiram a Lutero e tomaram para si as propriedades da Igreja, herança dos Imperadores do Sacro Império dos primeiros tempos.
Assim também fez o rei Henrique VIII e sua protestante filha Elizabeth, que destruíram as belas abadias inglesas, mataram os monges e se apropriaram das suas terras.

Continua...

2007-01-12 03:38:55 · update #1

Mas os protestantes neo-pentecostais ainda se batem contra tudo isto, primeiro porque o conhecimento histórico deles é vulgar, segundo porque, só pensando em dinheiro, julgam os outros a partir do que eles têm. Não do que eles são, na verdade.

2007-01-12 03:39:14 · update #2

13 respostas

Multi-olhos dragonfly, que bom que seus tantos olhos possam ver em todas as direções e não somente em uma, como os "cavalos com viseiras".

A Igreja recebeu sim e produziu, durante toda sua historia tesouros de arte e de fé.

A Ana disse uma coisa brilhante, o nosso verdadeiro tesouro é o espiritual.
Mas concordo com ela e com vc , tem gente que não liga pra tesouros espirituais, eles não podem ser escondidos dentro de biblias....

A maior parte dos tesouros artisticos da Igreja são do periodo da Renascensa, do barroco, e do neo classisismo.
Do seculo 16 para cá.

São obras dos grandes mestres que os papas contratavam para produzirem obras como a Basilica Vaticana, a capela Sistina, etc.
Michelangelo, Bernini, Rafalelo, Da Vinci, Veronese, e tantos outros que , engrandecerma a fé e enriqueceram os o nossos olhos, foram pagos par afazerem obras pra humanidade inteira, e não para alguns espertalhões.
Esta é a diferença.
Este patrimonio todo, como vc disse é invendável, não tem liquidez alguma, e não pode ser descartado , nem se o Papa quizesse.
Mas de que adianta dizer isto para quem NÃO quer ouvir?

Afora a bobagem de dizerem que a Igreja roubou de Hitler, qdo foi justmente o contrário.
Os Nazistas , sim, saquearam e pilharam quadros, esculturas de todas as igrejas das cidades por onde passaram par aconstruiram o patrimonio do III Reich.

Vai ver os neo querem fazer o mesmo que o mestre deles.....

2007-01-12 04:06:51 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 4 0

Dragonfly,

Veja o argumento que foi apresentado aqui: "as tais obras de arte são frutos na maioria de saques dos cruzados, apropriações da ¨¨santa¨inquisição".

Isso demonstra tanta falta de conhecimento histórico quanto mostram os santos neopentecostais... Que eu saiba, a Capela Sistina foi encomendada (e paga) a Michelangelo, que não teve nada a ver com a Inquisição.

Nem as Igrejas de Ouro Preto, de Mariana, de Sabará... Nem a Catedral da Sé...

Nem as músicas sacras escritas por Haydn, por Mozart, por Monteverdi, por Vivaldi...

Nada disso teve qualquer coisa a ver com a Inquisição ou com as Cruzadas.

E, quanto aos saques das Cruzadas, se você procurar ler mais a respeito desse assunto (recomendo o livro "Os Templários", de Piers Paul Read), verá que os saqueadores levaram os frutos dos saques para seus lugares de origem, e não para a Igreja.

Dragonfly, faço coro às suas palavras e pensamentos, sem tirar nem por! As pessoas esquecem que todo esse "patrimônio" é, na verdade, PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE...

2007-01-12 11:59:58 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 6 0

Texto fabuloso! Amei!

O mais importante do texto é deixar claro que a igreja católica , diferente do que dizem, não está ai para extorquir o dinheiro dos outros... diferente de muitos pastores safados que só fazem tirar dinheiro dos outros...

A resposta de Menessis tbm é ótima não tem nem o que argumentar!

Concordo com vcs duas!

2007-01-12 12:00:54 · answer #3 · answered by Dan@ 6 · 5 0

Na verdade, o patrimônio da Igreja é àquele deixado pelos Apóstolos, é o patrimônio espiritual, que pode ligar ou desligar algo no céu, este é o patrimônio que me interessa.
PAZ E BEM

2007-01-12 11:47:49 · answer #4 · answered by Flor de Liz 4 · 5 0

Amei continue pesquisando para que nós católicos ficarmos informado e ter como debater com os nossos irmãos protestantes que sempre nos atacam.
Beijos e fique com Deus e que o Sim de Maria venha um dia ser dito pelos nossos irmãos Protestantes Pq o Sim de Maria nada mais é o seu Amor pela Humanidade pq foi através do sim que ela deu a Deus e sabendo de tudo o que aconteceria com seu filho aceitou com todo o seu amor para nos salvar

2007-01-12 12:10:18 · answer #5 · answered by Vani 3 · 3 0

Dragonfly, os evangélicos realmente padecem de graves problemas:
1) Eles por terem argumentos frágeis realmente, os quais não resistem a uma análise lógica, ao perceberem que estão sem ter como defenderem seu ponto de vista partem para o ataque às outras doutrinas tais como a espírita e a católica (esta última, principalmente a que mais sofre ataques por parte deles);
2) Eles tem uma cultura histórico, social e científica muito precária, mas se julgam conhecedores absolutos de tudo. Desconhecem inclusive os pontos colocados por você, sobre os chamados tesouros da igreja. Aliás, desconhecem a própria Bíblia a qual eles dizem "conhecer muito bem".
3) Nos ataques que eles fazem a ICAR, sempre citam os tesouros, as terras conquistadas pela ICAR, a Inquisição e as Cruzadas. Mas se eles pararem para pensar que isso ocorreu há séculos e que hoje a situação é bem diferente e, que são as igrejas evangélicas, em suas diversas denominações que fazem uma inquisição e cruzadas contra outros religiosos, são os pastores dessas mesmas igrejas que estão acumulando tesouros (dinheiro, patrimônios, terras, imóveis) bem maiores do que a ICAR possa ter tido, eles SE tivessem um pouco mais de conhecimento, de cultura, de inteligência e de sabedoria, veriam que a acusação que fazem é antes de mais nada aplicável a eles mesmos, mas para eles entenderem isso, teriam que secar a mente, tão lavada e doutrinada pelos pastores, que lhes dizem o que pensar.

2007-01-12 16:41:56 · answer #6 · answered by Jorge Murta 6 · 2 0

Calma, as pessoas não sabem o que fazem, nem o que dizem. Apegados à matéria eles encontrarão o Reino do Homem, que julgam ser o reino de Cristo, aqui na Terra. O meu reino não é deste mundo.
Nosso mundo tem muitas injustiças, tenho às vezes a impressão que o homem busca a destruição de tudo e de todos para a configuração do Apocalipse tal qual está escrito na Bíblia. Não é nada disso. Temos que construir o reino de paz e fraternidade na terra unidos nas mais diversas igrejas, respeitado o próximo, pregando a palavra daqueles que souberam doutrinar os nossos ancestrais, sejam eles hindus, muçulmanos ou cristãos.
Católico ou evangélico, não importa. Os homens erram. Erram talvez até demais, aguardando a redenção em Cristo, agarrados em seus trajes, jamais sairemos desta condição de adolescentes rebeldes, todos nós. Parece que jamais fomos batizados. Não pela água, mas pelo fogo espiritual do Deus que habita em cada um de nós.

2007-01-12 12:01:46 · answer #7 · answered by ? 6 · 2 1

É uma defesa magnífica, só faltou dizer que as tais obras de arte são frutos na maioria de saques dos cruzados, apropriações da ¨¨santa¨inquisição, que tomava todos os bens e matou mais que o Hitler, eu acho que igrejas são todas iguais, e este fanatismo que se vê em todas, é muito ruim, guarde sua fé no coração não tente justificar o injustificável. Religião é igual casamento, cada um tem um gosto, eu não creio no Edir do sal e nem neste papa que lutou ao lado dos nazistas.

2007-01-12 11:51:11 · answer #8 · answered by ? 6 · 3 2

Concordo!
Agora pergunto!
Com os dogmas da Igreja católica, indo por água abaixo!
Como vão ficar os evangélicos, que são fruto de uma discidência mal planejada de Lutero?
Se o Evangelho foi (e foi) adulterado pelo Vaticano por interresses de Roma!
Onde vão se embasar os evangélicos?
Partindo de uma possível mentira chamada evangelho?
Aliás quantas Igrejas evangélicas existem?

2007-01-12 11:44:49 · answer #9 · answered by João José da Silva 4 · 3 3

Há algo que parece ter esquecido...

A Igreja transformou todo o dinheiro que podia em bens com a máxima liquidez.. é o caso de prédios inteiros, terrenos ... bairros até... o centro da cidade do Rio de Janeiro pertence à IC...

Em Portugal existe uma instituição, a Santa Casa da Misericórida, que tem até uma equipe que acompanha pessoas religiosas... quando estão para morrer, uma senhora muito simpática começa a frequentar o ambiente... fortunas são assim deixadas para a Santa Casa, que não gasta nem um por cento do que arrecada em obras beneficentes... já saiu até reportagem na TV portuguesa sobre essa "urubú" da morte catando fortunas....

Se não acreditar... vá ver e e pesquise...

E já estive no Vaticano... um nojo!!!!!!!

E há um aspecto ainda mais execrável.. a maior parte de todo esse dinheiro e fortunas foram roubadas de pessoas que a Igreja Católica mandou para a fogueira... de cruzadas contra os que ela chamava de infiéis... e cujo rescaldo se vê hoje em disputas entre árabes e cristãos e de arrasto, judeus....

Um abraço e me perdoe se decepcionei!

2007-01-12 11:54:09 · answer #10 · answered by Anonymous · 2 3

fedest.com, questions and answers