English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguem poderia me explicar?

2007-01-12 00:48:50 · 13 respostas · perguntado por Silvana D 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Umbanda é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do Espiritismo de Alan Kardec, do Catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos africanos, ela é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias); Doutrinários (linhas de atuação), reencarnação, lei do karma, atuação e direcionamento dos médiuns, assistenciados e guias; é composta de princípios (amor, caridade, respeito ao próximo, fé, ...); têm rituais (abertura e encerramento das sessões, pontos cantados, feituras, etc.).
A Umbanda é dirigida por um homem ("Pai de Santo") ou por uma mulher ("Mãe de Santo"), também chamados de "Chefe de Terreiro". De acordo com a crença, eles poderiam incorporar espíritos de pessoas mortas, chamadas "Entidades". Estes espíritos podem ser Caboclos (índios), figuras religiosas, doutores, negros africanos ou brasileiros ("Pretos Velhos", "Pai Joaquim", "Pai Arruda", "Tia Joana", etc) .
Estas incorporações acontecem durante as sessões no "terreiro", "centro" ou "tenda", um aposento grande com um altar, onde os membros cantam "pontos", dançam ou apenas pedem conselhos à entidade. Durante a sessão, o chefe-de-terreiro é ajudado por homens e mulheres chamados "Filhos de Santo" ou "Cambonos." Umbanda não tem nada haver com "macumba" que é outra religião afro-brasileira denominada "Quimbanda" ou "magia negra", considerada por especialistas de Umbanda como uma distorção, porque é baseada na prática do mal, destinada a prejudicar inimigos presumidos, evocando espíritos atrasados. Devemos distinguir muito bem a diferença entre Umbanda e Macumba. Os rituais de magia branca verdadeira - a Umbanda - são feitos apenas para melhorar a vida de uma pessoa, para praticar um bem. Nunca para prejudicar quem quer que seja

2007-01-12 02:48:44 · answer #1 · answered by Andrea 7 · 3 0

Umbanda é uma religião cristã por pautar-se na caridade ensinada por Cristo. Porem ela não se enquadra ao catolicismo, protestantismo e neo pentecostais.
Originou-se no Brasil em 16 de novembro de 1908, pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, com a incorporação do caboclo & Encruzilhas.
A Umbanda é altamente Eclética e Sincrética, ou seja, para Verdades já conhecidas ela não inventa palavras novas.
Existem fundamentos na Umbanda que baseia-se no Catoliscimo, como os sacramentos, batismo, casamento, eucaristia, por isto muitos umbandistas batizam seus filhos na igreja católica, se casam nela e muitos vão a missa, se bem que ocorre também batizados e casamentos na umbanda.
Utiliza-se da codificação de Kardec para explicar o mundo espiritual.
Trabalha-se com mediunidade gratuitamente, ajudando a curar, expulsando espíritos sem luz e encaminhando-os para a doutrina.
A Umbanda respeita e tolera todas as religiões e muitas são reverenciadas pela bem que proporcionam a Humanidade.
Não temos Papa, ou lider central, quem dirige as casas de umbanda são os guias espirituais a mando de Jesus.
Vc poderá coisa algo diferente, que usa o nome de Umbanda indevidamente, que fazem feitiços, maldades, matança de animais, mas mesmo que les digam que fazem Umbanda isto é falso.
Umbanda é Amor de Deus entre os Homens, não há sacrifício de animais, não há feitiços, não se cobra para caridade.
Porem feitceiros das trevas que diziam seguir a Umbanda tem suas cobranças pois aqui se faz, aqui se paga.
Por medo e receio da cobrança estes eiticeiros tornam se evangélicos da boca para fora e testemunham horrores que na realidade foram eles que praticaram.

2007-01-12 01:57:19 · answer #2 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 3 0

é uma linhagem do espiritismo......

2007-01-12 01:37:30 · answer #3 · answered by Scully 4 · 3 0

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante);

O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar.

Macumba também pode ser a designação genérica dos cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades de povos bantos, influenciadas pelo candomblé e com elementos ameríndios, africanos, do catolicismo, do espiritismo, do ocultismo, etc. Veja a Definição de João do Rio:

No Rio de Janeiro, as nações do candomblé se fundiram umas nas outras, deixando-se também penetrar profundamente por influências exteriores, ameríndias, católicas, espíritas, dando nascimento a uma religião essencialmente sincrética, a Macumba. João do Rio, As Religiões do Rio, 13-52

O mesmo que candomblé, correspondente ao xangô pernambucano.
Diz-se mais comumente macumba que candomblé, no Rio de Janeiro, e mais candomblé do que macumba, na Bahia.
Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, coisa-feita, mironga, mandinga, muamba, mais reunião de bruxaria que ato religioso como candomblé.
Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé do Rio de Janeiro
palavra usada para definir a mistura de umbanda, kimbanda, vodu, candomblé, feitiçaria e bruxaria.
palavra utilizada para se referir aos despachos depositados em encruzilhadas.
Macumba, como a palavra é conhecida no Rio de Janeiro, é o mesmo que "Ebó", como é conhecida na Bahia (Candomblé).
Denominação atribuída à quimbanda pelos seguidores da umbanda da chamada linha branca.

2007-01-12 01:03:18 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

A Umbanda é uma religião espírita baseada no cadomblé porém nascida no Brasil.

Na verdade algumas pessoas viam como a evoluçao do cadomblé, pois este trabalhava com magia branca e negra e a umbanda, apenas com a branca.

Hoje em dia, existe a quimbanda, que é a parte da umbanda destinada a magia negra, porém não para fazer o mal. São apenas energias mais fortes canalizadas para alguma situação difícil de ser resolvida.


A umbanda, originalmente tem o lema de fé e caridade, apesar de algumas pessoas a usarem para ganhar dinheiro. Essas coisas acabam debegrindo a imagem de uma filosofia tão bonita.

Num bom centro de umbanda, encontramos Exus, Preto - velhos, Caboclos, e Erês, basicamente, que são as principais entidades de trabalho da umbanda. Além disso, existem os Orixás, que são os equivalentes aos santos católicos, como Ogum, Oxum, Yemanjá, etc que você já deve ter ouvido falar.


Enfim, eu poderia escrever horas e horas, mas acho que já deu para ter uma idéia. Se quiser saber mais, é só falar comigo...


Beijos

2007-01-12 01:00:15 · answer #5 · answered by Mandy 2 · 3 0

umbanda é um culto religioso afro brasileiro descendente do candomblé.

o candomblé é dividido em três partes: umbanda, que é chamada de linha branca; quimbanda, que é a linha de exús e pomba-giras, e nação, que é a linha do condomblé africano

a umbanda surgiu no tempo dos escravos, como forma de manter sua cultura. eles usaram as imagens da igreja cristã para definir seus guias ( como são chamdos os santos na umbanda ) sem despertar o ódio dos senhores de terra.

desde então, a umbanda vem sendo praticada em grande parte do país, mas principalmente na bahia.

a umbanda é uma religião onde pessoas com poderes mediúnicos ( assim como os Espiritas ) recebe fluídos de uma determinada entidade ( guia ) para que ele possa passar a sua mensagem para os que estão na terra. Os rituais de umbanda são muitos, e poucas vezes utilizam-se de matança de animais.

é uma religiao difundida hoje em dia de norte a sul do pais, sendo aceita até mesmo pela igreja católica como segunda opção entre os católicos não praticantes. basicamente, é isso!

2007-01-12 01:14:00 · answer #6 · answered by tone 2 · 3 1

É uma religião de origem africana, onde são cultuadas as forças da natureza. No Brasil (e também em Cuba, onde é chamada de Senteria) houve um sincretismo, misturando os santos da Igreja Católica com os Orixás.

2007-01-12 01:02:53 · answer #7 · answered by Antonio Luiz F 5 · 2 0

Uma religião afro-brasileira.

http://www.google.com.br/search?q=umbanda

2007-01-12 01:00:53 · answer #8 · answered by Ensjo 6 · 2 0

Designação dada á rituais que tem origem africana,chegando ao Brasil foram proibidos de seus cultos, habilidosa mente trocaram o nomes de seus deuses por deuses do catolicismo ,atitude essa que permitiu suas adorações ritualísticas.à isso se dá o nome de "sincretismo religioso"

2007-01-12 01:00:50 · answer #9 · answered by Anonymous · 3 1

O que é a Umbanda?
A Umbanda é uma religião inserida na religiosidade cultural brasileira.

A Umbanda é estruturada, moralmente, em 3 princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo.

Admite um deus gerador chamado (Olorun), que é o criador de tudo e todos. Seus adeptos (chamados também de "umbandistas" ou "filhos de fé") cultual divindades denominadas Orixás e reverenciam espíritos chamados Guias.


Preto-VelhoSua orientação espiritual ou doutrinária é feita elos Guias - espíritos que atuam na Umbanda sob uma determinada linha de trabalho que, por sua vez, está ligada diretamente a um determidado Orixá. Os guias têm sapiência e consciência da natureza humana e os atributos para que essa humanidade possa evoluir e seguir por um caminho melhor.

Os guias se manifestam através da mediunidade dos médiuns, sendo a prática da incorporação a matriz do trabalho deles - ato pelo qual uma pessoa médium, incosciente, consciente ou semi-consciente, permite que espíritos falem através de seu corpo físico e mental.

Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam através da incorporação. Cada arquétipo está ligado a uma determinada Linha Espiritual. Como exemplos desses arquétipos podemos citar: - os Pretos Velhos; - os Caboclos; - os Baianos; - os Boiadeiros; - os Erês ou Ibejis (Crianças); - os Exus e Pombo-giras, entre outros.

Os arquétipos são roupagens utilizadas pelos guias para se apresentarem nos terreiros e não espíritos que, necessariamente, tenham sido escravos, índios ou crianças, embora existam aqueles que realmente o foram.

Cada terreiro ou conglomerado de terreiros têm a sua forma de interpretar e manifestar a Religião de Umbanda. São diversos ritos que diferem de casa para casa. Alguns utilizam atabaques, já outros, não utilizam tais instrumentos, preferindo somente o ritmo das palmas e o cântico dos pontos cantados.

De maneira geral, toda gira de Umbanda inicia-se como o processo de defumação - elemento característico de quase todas as giras - que consiste na queima de ervas e essenciais, com a finalidade de limpeza da matéria e do espírito, e do ambiente do terreiro antes do início da sessão e do trabalho das entidades que ali estarão. Normalmente as giras se iniciam com os pontos cantados, defumação e a incorporação.

As giras variam de casa para casa e podem ser de atendimento e/ou de desenvolvimento, específicas para cada grupamento de entidades, ou seja, gira de pretos-velhos, de caboclos, de crianças etc.

Nas giras de atendimento os médiuns incorporados pelos seus guias (pretos-velhos, caboclos, crianças etc), procedem ao atendimento espiritual ao público, em que todos são convidados a se consultarem com um guia e/ou a tomar um "passe".

Nas giras desenvolvimento, os médiuns da casa são desenvolvidos pelos guia chefe da casa ou por outros guias mais experientes, para o trabalho espiritual. O desenvolvimento (que também varia de casa para casa) consiste em "chamar" o guia do médium e "firmálo" nesse médium até que ele, o guia, possa incorporar sem a necessidade da ajuda de um guia mais experiente. Durante o processo de desenvolvimento, os médiuns passam por diversos rituais, como: amacis, boris, deitadas etc. Os quais são fundamentados e variantes para cada forma de Umbanda existente.

2007-01-12 00:55:29 · answer #10 · answered by Ìsis Gonçalves 2 · 3 1

fedest.com, questions and answers