English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quero saber quais os simtomas dessa doenca

2007-01-11 05:28:43 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

8 respostas

A leucemia é um cancro do sangue ou da medula óssea de origem, na maioria das vezes, desconhecida. Ela tem como principal característica uma proliferação anormal de células sanguíneas, geralmente leucócitos. A medula óssea é o local de formação das células sanguíneas, e ocupa a cavidade dos ossos (principalmente esterno e bacia). Nela são encontradas as células mães ou precursoras (células estaminais), que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

Os principais sintomas da leucemia decorrem da acumulação dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.

Segundo as Estimativas de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, as leucemias atingirão 5.330 homens e 4.220 mulheres este ano.

O tipo de leucemia mais freqüente na criança é a leucemia linfóide aguda (ou linfoblástica). A leucemia mielóide aguda é mais comum no adulto.

2007-01-11 05:32:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

É uma doença caracterizada pelo aumento acentuado da quantidade de células brancas - leucócitos, do sangue. Pode ser aguda ou crônica e pertence à família das neoplasias.
É uma doença grave que exige tratamento médico especializado. As informações aqui apresentadas contribuem para uma melhor condição qualitativa do organismo, além de favorecerem a desintoxicação e um maior equilíbrio bioenergético. Médicos que aplicaram estes recursos em associação com os programas quimioterápicos contra a leucemia, obtiveram resultados muitas vezes superiores.
Causas : Diversos produtos alimentícios industrializados são capazes de promover alterações das células sangüíneas de pessoas predispostas: O açúcar branco refinado consumido em excesso produz perda constante de minerais e microminerais importantes, como o magnésio, o zinco, o cromo, o selênio ...Essa espécie de "anemia mineral", ou carência crônica de oligoelementos, associada à acidificação constante provocada pelas concentrações de açúcar - ácido carbônico, ácido lático etc, enfraquece as células sangüíneas precursoras, permitindo, por um complexo mecanismo, a perturbação funcional intrínsica dos elementos figurados do sangue.
Outros elementos capazes de provocar leucemia em cobaias e em seres humanos : os aditivos sintéticos - corantes, aromatizantes etc, a sacarina, os ciclamatos - estes presentes em praticamente todos os produtos "diet", o dietiletilbestrol - hormônio sintético feminino aplicado ao gado bovino para produzir mais peso, também presente na carne de aves e ovos de granja, o sulfito de sódio - usado para dar cor natural nas carnes do açougue e nas carnes industrializadas, como a salsicha, presunto, linguiça, salame, mortadela..., o nitrato de potássio - aplicado às carnes para maior conservação, os óleos industriais - presentes nos salgadinhos empacotados, o benzopireno - um dos maiores cancerígenos ambientais, presente nas gorduras escuras das frituras, na carne dos hambúrgueres industrializados, etc...


Sintomas

As manifestações clínicas da leucemia aguda são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas (blásticas) da medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amígdalas, linfonodos (ínguas), pele, baço, rins, sistema nervoso central (SNC) e outros.

A fadiga, palpitação e anemia aparecem pela redução da produção dos eritrócitos pela medula óssea. Infecções que podem levar ao óbito são causadas pela redução dos leucócitos normais (responsáveis pela defesa do organismo).

A tendência a sangramentos é causada pela diminuição na produção de plaquetas (trombocitopenia). Outras manifestações clínicas são dores nos ossos e nas articulações. Elas são causadas pela infiltração das células leucêmicas nos ossos. Dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação são causados pelo comprometimento do SNC.

A suspeita do diagnóstico é reforçada pelo exame físico. O paciente pode apresentar palidez, febre, aumento do baço (esplenomegalia) e sinais decorrentes da trombocitopenia, tais como epistaxe (sangramento nasal), hemorragias conjuntivais, sangramentos gengivais, petéquias (pontos violáceos na pele) e equimoses (manchas roxas na pele). Na análise laboratorial, o hemograma estará alterado, porém, o diagnóstico é confirmado no exame da medula óssea (mielograma).

2007-01-11 13:46:19 · answer #2 · answered by su -su 5 · 0 0

leucemia e cancer no sangue seus sintomas sono falta de apetite algumas infecçoes moleza e indisposisaopara tudo .

2007-01-11 13:42:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

e tipo cancer
vc nao assiste novela?
(mahaçao)

2007-01-11 13:42:51 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O que é leucemia

A palavra leucemia refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas:
1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.
2. Células brancas que combatem infecções.
3. Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Sintomas da leucemia

Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente.

As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.

Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas. Dor de cabeça e vômito podem indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central.

Em alguns tipos de leucemia pode os nódulos linfáticos podem ficar dilatados. Todos esses sintomas podem também ser atribuídos a outras doenças. Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.

Quatro principais tipos de leucemia

Leucemia é um termo amplo que cobre um espectro de doenças

Leucemia aguda x crônica

Leucemia é dividida clinicamente e patologicamente nas formas aguda e crônica.

* Leucemia aguda é caracterizada pele crescimento rápido de células sanguíneas imaturas. Esse apinhamento torna a medula óssea incapaz de produzir células sanguíneas saudáveis. A forma aguda de leucemia pode ocorrer em crianças e adultos jovens, O tratamento imediato é necessário na leucemia aguda devido à rápida progressão e acúmulo de células malignas, as quais entram na corrente sanguínea e se espalham para outras partes do corpo. Se não houver tratamento, o paciente morrerá em alguns meses ou até semanas.

* Leucemias crônicas são distinguidas pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras porém ainda assim anormais. Geralmente levando meses ou anos para progredir, as células brancas anormais são produzidas numa taxa bem maior que as normais. Leucemia crônica geralmente ocorre em pessoas idosas, mas pode afetar qualquer faixa etária. Enquanto a leucemia aguda deve ser tratada imediatamente, a forma crônica alguma vezes é monitorada por algum tempo antes do tratamento, para assegurar a eficiência máxima da terapia.

Leucemia linfóide x mielóide

Ainda, as doenças são classificadas de acordo com o tipo de células anormais mais encontradas no sangue. Quando a leucemia afeta as células linfócitas, é chamada de linfóide. Já quando as células mielóides são afetadas, a doença é chamada leucemia mielóide.

Prevalência dos quatro tipos de leucemia

* Leucemia linfóide aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, especialmente os de mais de 65 anos.

* Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças.

* Leucemia linfóide crônica afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes ocorre em adultos jovens, mas quase nunca em crianças.

* Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.

Causas da leucemia

A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações somáticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sido associados a algumas formas de leucemia. Anemia de Fanconi também é um fator de risco para o desenvolvimento de leucemia mielóide aguda.

Prognóstico e tratamento da leucemia

O prognóstico e tratamento diferem de acordo com o tipo de leucemia. O tratamento deve ser moldado de acordo com o tipo de leucemia e características do paciente.

2007-01-11 13:40:24 · answer #5 · answered by Melância 3 · 0 0

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (células de defesa), de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea que substituem as células sangüíneas normais.

Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Outras manifestações clínicas são dores nos ossos e nas articulações. Elas são causadas pela infiltração das células leucêmicas nos ossos. Dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação são causados pelo comprometimento do SNC.

O tipo de leucemia mais freqüente na criança é a leucemia linfóide aguda (ou linfoblástica). A leucemia mielóide aguda é mais freqüente no adulto.

A suspeita do diagnóstico é reforçada pelo exame físico. O paciente pode apresentar palidez, febre, aumento do baço e sinais de correntes da trombocitopenia, tais como epistaxe (sangramento nasal), hemorragias conjuntivais, sangramentos gengivais, petéquias (pontos violáceos na pele) e equimoses (manchas roxas na pele). Na análise laboratorial, o hemograma estará alterado, porém, o diagnóstico é confirmado no exame da medula óssea (mielograma).

Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais.

2007-01-11 13:40:14 · answer #6 · answered by Secret ! 2 · 0 0

Doença no sangue, nõ inicio não tem sintmoas pois quando aparece vc já está tomado pela doença.
Geralmente, ou seja amis comum é o sintoma parecido com o diabete, quando se machuca demora a sicatrizar. Aliaz a diabete e a neucemia em estado adiantdo e o cancer de sangue é neucemia adiantada.

2007-01-11 13:39:58 · answer #7 · answered by Falcão da Justiça 4 · 0 0

sintomas muito sono falta de apetite desmaios e leucemia é um câncer que da na medula que provoca a diminuição dos glóbulos vermelhos (ou brancos naum sei direito )no sangue

2007-01-11 13:35:48 · answer #8 · answered by Josi Love 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers