A ARTROSE pode atingir qualquer articulação sendo mais comum nos:
a) JOELHOS- São as mais freqüentes nas mulheres geralmente provocadas pela obesidade e defeitos articulares. A dor aparece nos primeiros passos da caminhada, ao esticar ou dobrar além de 90o dificultando subir ou descer escadas, pela limitação da mobilidade articular e intensa crepitação. O aumento da quantidade do líquido sinovial e a pressão forçam a penetração através de fissuras, com formação na face posterior do joelho, de cisto palpável chamado de Baker, que dificulta a locomoção e quando se rompe produz infiltração do líquido sinovial entre os músculos e aponevrose das pantorrilhas simulando tromboflebite. Intensos sinais inflamatórios com aumento do volume articular e da temperatura, dor constante pode levar à deformidades- Genovalgo ou Genovarun.
b) CERVICAL- São comuns os processos degenerativos devido a desproporção entre o peso da cabeça e o tamanho pequeno dos discos e articulações intervertebrais, freqüente em C-5, C-6 e C-7. Apresentam vários sintomas dependendo da localização da lesão, como: dor na região temporal ou mandibular, ruídos auditivos, rigidez do pescoço, dores de cabeça com vômitos e distúrbios visuais. De acordo com a lesão da raiz do nervo há irradiação das dores para os ombros e as sensações nas mãos, mais acentuadas pela manhã ou durante o sono, de cãibra, dormência, formigamento, prurido, sudorese, atrofia muscular das mãos . Os osteófitos do corpo vertebral podem fazer compressão no esôfago e traquéia com rouquidão e tosse.
c) LOMBAR - São freqüentes provocando dor lombar crônica, que aumenta com os movimentos e alivia com o repouso.Localizam-se nas últimas vértebras lombares e nos discos que sofrem pressões quando estão mal sentados ou pelo excesso de peso corporal, principalmente pela proeminência abdominal (barriga). A dor se irradia para a virilha, nádega, pelo ciático até o pé.
d) MÃOS - Mais comuns nas mulheres chamados nódulos de HEBERDEN nas articulações interfalangianas distais (articulações próximas as unhas), geralmente nos dedos mínimo e indicador. Representam uma preocupação estética até inflamar com dores intensas.
e) COXOFEMURAL (quadris) - Freqüente nos homens sendo no início pouco intensa, insidiosa tornando-se muito dolorosa e incapacitante, constante, dificultando o andar, sentar, cruzar as pernas, calçar sapatos e deitar sobre o lado doente. A dor pode se irradiar para as nádegas, virilhas, parte interna das coxas e joelhos simulando a ciática. A marcha é característica, o tronco fica pendido para o lado da lesão e a bacia para o outro lado, precisam do auxílio da bengala e a outra mão fica apoiada no quadril. É importante avaliar se o atrito não desgastou e a cabeça do fêmur penetrando com encurtamento da perna passando a mancar necessitando de corrigir a diferença com palmilha.
f) TÊMPORO MANDIBULAR - Dificuldade para abrir a boca e mastigar, às vezes com zumbido, surdez e dores na face.
TRATAMENTO:
O principal sintoma - a dor precisa ser eliminada. No período agudo ou de exacerbação o paciente deve permanecer em repouso absoluto passando logo após para o relativo durante 1 a 2 horas para evitar as atrofias musculares e a rigidez.
Com a regressão da inflamação, movimentar as articulações lenta e suavemente, sem causar dores. Procurar aumentar a amplitude dos movimentos distendendo a cápsula articular e intensificar a irrigação sangüínea para estimular a recomposição da cartilagem articular e fortalecer os músculos e ligamentos que sustentam a articulação.
É necessário corrigir os fatores que interferem ou que possam intensificar a artrose, modificando hábitos de vida (suprimindo álcool, fumo); normalizar o diabetes, gota, distúrbios hormonais, defeitos de postura (desvio da coluna); igualar as diferenças dos membros inferiores com palmilhas; usar dieta hipocalórica na obesidade para diminuir a sobrecarga articular e melhorar a sua estabilidade beneficiando a saúde, principalmente se for diabético; usar bengala para maior firmeza na locomoção evitando as quedas.
Os portadores de artrose nos joelhos e coxofemurais NÃO DEVEM FAZER CAMINHADAS. A membrana articular que envolve e protege as extremidades ósseas que se articulam torna-se áspera e deficiente e os ossos se atritam provocando desgaste. Nas caminhadas as articulações lesadas suportam o peso do corpo, aumentando o atrito e o desgaste ósseo, levando geralmente à prótese. E necessário movimentar as articulações e músculos para intensificar a circulação sangüínea, melhorar a mobilidade muscular, distender a cápsula articular.
É indicada a natação em piscina aquecida, para relaxar a musculatura sem a sobrecarga do peso corporal nas articulações. Quando a artrose inflama, além do aumento da temperatura local, também aumenta a quantidade de líquido sinovial (derrame) e principalmente a dor. Geralmente retiram o líquido pela punção articular aproveitando para injetar cortisona que alivia imediatamente durando algum tempo, porém, lesa os componentes da articulação intensificando o processo degenerativo. Para evitar a punção é aconselhável colocar sal de cozinha na bolsa de gelo aumentando o frio que deverá ser colocado no joelho durante 15 minutos, movimentando suavemente durante 5 minutos, e mais 15 de gelo.
O TRATAMENTO COM A IMUNOESTIMULAÇÃO DA VACINA ANTIBRUCÉLICA ELIMINA A INFLAMAÇÃO, SUPRIME A DOR E RECUPERA A CARTILAGEM ARTICULAR.
2007-01-11 00:13:00
·
answer #1
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
1⤋