English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como acontece no relacionamento entre a mente e o corpo, assim também não pode haver mundo fenomenal separado do mundo essencial, nem pode haver mundo essencial separado do mundo fenomenal. Do mesmo modo, não pode haver um mundo espiritual separado do mundo físico, nem pode haver felicidade espiritual separada da felicidade física. A religião até agora tem colocado pouca ênfase no valor da realidade diária;
tem negado o valor da felicidade física a fim de enfatizar a consecução da alegria espiritual. Mesmo fazendo extremos esforços, o homem não pode cortar-se da realidade, nem aniquilar o desejo de ter a felicidade física que, como uma sombra, sempre o segue. Na realidade, o desejo de ter felicidade física, persistentemente se apodera dos homens de religião, conduzindo-os aos vales da agonia. Tais contradições existem mesmo na vida dos líderes espirituais. Muitos líderes espirituais tiveram um triste fim, dilacerados por tais contradições. Aqui está a principal causa da fraqueza e inatividade da religião de hoje: a fraqueza se encontra na contradição, que ainda não foi superada.

Também outro motivo tem conduzido a religião ao declínio fatal; o homem moderno, cuja inteligência está muito desenvolvida, exige provas científicas para todas as coisas. A doutrina religiosa, porém, que permanece inalterada, não interpreta as coisas cientificamente, isto é, a interpretação da verdade interna pelo homem (religião) e sua interpretação da verdade externa (ciência) não estão em acordo entre si.

2007-01-10 21:34:07 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Você tem razão: o ser humano é dual.
Outra verdade sua é o fato de ambas as codições - espiritual e material - necessitarem de equilíbrio.
O ser humano vive em um mundo material, é composto de matéria, e esta atua conforme a sua organização e programação pela natureza. Com isso nascem os desejos, as alegrias, os prazeres, as frustrações.
O lado espiritual do ser humano é a esfera maior dele, poque é mais duradoura. Aqui na terra vive-se menos ou pouco mais de cem anos, mas no plano espiritual não temos noção.
O contenção da felicidade física, mencionada por você, deve haver sim, mas com equilíbrio, não como se o mundo não prestasse e toda forma de prazer fosse pecado. Por não entenderem o limite, os líderes e seus liderados, muitas vezes, exageram, e sofrem. Você tem razão.
Apesar de ter razão, o ser humano precisa controlar certos condicionamentos, por exemplo: o desejo de promiscuidade, muito comum; o narcisismo, capaz de aniquilar a beleza espiritual da pessoa; o apego às coisas materiais, capaz de levar a pessoa a fazer loucuras; o desejo de controlar os outros, comum em ditadores ou autoritários, entre outros.
Trabalha-se muito o silêncio, ou seja: silenciar o exterior e o interior. O ser humano precisa se libertar de desejos tiranos, mas não pode libertar-se da felicidade física, nem deve, e neste caso, quem tem religião e a usa para criticar a felicidade terrena, não entendeu a mensagem maior de Jesus ou de líderes positivos: o Amor.

2007-01-10 22:58:23 · answer #1 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 0 0

Vc disse que sabe o caminho da salvação é verdade?
Qual é?
Pode me escrever?
mjorge4@yahoo.com.br

2007-01-12 12:48:10 · answer #2 · answered by Marcelo 4 · 0 0

Comentário criacionista na Ciência Hoje
A revista Ciência Hoje de dezembro de 2006 publicou carta do professor Roberto C. de Azevedo sobre os fósseis dos Neandertais, mostrando como o evolucionismo deturpou e desfigurou os seres humanos. Ciência Hoje é uma das mais prestigiosas revistas de divulgação científica do Brasil. A seguir, o texto publicado:

Estamos comemorando neste ano os 150 anos da descoberta do Neandertal, e lemos com atenção o artigo “A trajetória de uma espécie”, referente ao tema, no último exemplar de Ciência Hoje.

O Neandertal foi propositalmente tornado um ser simiesco, abrutalhado e pouco inteligente, de corpo recurvado como um antropóide. Marcellin Boule, ajudado por Teillard Chardin, graças às idéias evolucionistas de Darwin, transformaram um ser humano num monstro. Isso porque a teoria assim preconizava. Desprezaram a evidência. E o grotesco ser tornou-se o possível elo de ligação tão necessário à teoria evolucionista.

Carl Zimmer, em seu recente livro Smithsonian Intimate Guide to Human Origins, editado em 2005 pelo Smithsonian Books, produzido pela Madison Press Books, exibe em suas primeiras páginas, e repete na página 125, uma foto comparando os esqueletos do Neandertal e do homem moderno. Essa mesma foto apareceu no Brasil neste ano. Veja o artigo de Nicholas Wade (NYT) no jornal O Estado de S. Paulo, sob o título “Cientistas vão seqüenciar DNA dos Neandertais”, de 23/1/2006, A28, informando que a equipe de Svante Paabo seqüenciará o DNA dos Neandertais. Logo em seguida, o jornal Folha de S. Paulo (4/8/2006, A16), sob o título “Humanidade pode ter 5% do Neandertal, sugere DNA”, exibe a mesma foto.

O Neandertal, mais atarracado e de capacidade craniana superior, mostra o que a cegueira evolucionista não conseguiu perceber durante 150 anos: os Neandertais eram mais fortes e vigorosos, e com capacidade craniana superior que a dos humanos atuais. Nada de simiesco, abrutalhado e pouco inteligente.

Mas durante 150 anos o ensino enganoso da evolução humana deturpada foi ensinado como verdade.
Um abraço !!!

2007-01-11 09:25:53 · answer #3 · answered by Mark2 3 · 0 0

ciência e religião às vezes se contradizem, mas nem sempre. Há muitos pontos em comum.

2007-01-11 09:01:19 · answer #4 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

obs: o pessoal tem um pouco de preguica de ler por aqui..

Realmente sem a felicidade fisica uma pessoa dificilmente podera ter um felicidade completa seja qual o caminho que ela tome pois somos seres fisicos, materiais. Por isso sou totalmente contra o celibato.. hoje em dia nao conseguem mais esconder o que acontece por detras da batina como o faziam antigamente e voce pode ver o que sempre aconteceu..

quanto a realidade espiritual creio que a pessoas nao precisam de se apegar a nenhum dogma ou religiao que as aprisione na realidade fisica pra serem felizes(creio que vc quiz dizer isso tbm) como acontece e quase te obrigam a fazer no cristianismo.

mas a pessoa pode sim procurar sabedoria em meditações, pensar antes de tomar atitudes ou cultivar o pensamento como uma forma de espiritualidade, pegue duas horas da sua vida por semana e pense no que nao anda bem na sua familia por exemplo, resolveria bem mais..
nao precisaria perder tempo e dias dentro de uma igreja rezando a um deus e pedindo piedade por ser um ser estupido e pecador..

a propria oracao acaba por se tornar um crime contra um suposto Deus e contra a si mesmo (considero impossivel uma pessoa que se humilha tanto ter uma auto-estima boa, mas nao vem ao caso isso), pois se somos a imagem e semelhanca de um Deus e nos dizemos pecadores, fracassados, estupidos, idiotas.. ele tambem o é! mas nao vem ao caso colocar em questao todos pontos que fazem ter uma certa repulsao a religioes...

o problema é que quando as pessoas falam em espiritualidade quase sempre estao falando de religiao, mas nao deveria ser assim..
considero os orientais bem mais espirituais que o homem do ocidente (que pregam uma 'espiritualidade' de homens pré-historicos com suas religioes) pois eles cultivam o pensamento e a sabedoria mesmo sem religioes.

2007-01-11 06:27:25 · answer #5 · answered by Mega 5 · 0 0

A duas juntas, uma explica e comprova a outra.

2007-01-11 06:13:15 · answer #6 · answered by ? 5 · 0 0

De onde você copiou esse texto? De sua cabecinha mediocre com certeza é que não foi.
Aliás, esse texto fala, fala e não diz nada. Ou melhor: está totalmente fora da realidade. Vide os conflitos religiosos pelo mundo a fora.
Declinio fatal? A religiosidade nunca esteve tão presente na vida do homem. A procura por Deus nunca foi tão intensa como nos últimos tempos.
Em que planeta você vive? Lê jornal? Assiste TV?
Fala sério!

2007-01-11 05:59:36 · answer #7 · answered by Jorge C 3 · 0 0

Somente existe uma solução.

Quando os seres humanos começarem a utilizar a razão na religião, porque hoje em dia essas contradições, são maquiado pelo emocional.

O profeta Muhammad(wasa) diz no seu ultimo sermão antes de sua morte:
" Buscai o conhecimento a ciência e a sabedoria, por que aqui deixo nesse mundo estabelecido a religião de Allah(Deus) para vós".

2007-01-11 05:52:00 · answer #8 · answered by Zakarias 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers