English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Assisti a um comercial lançado nos anos 60 em que a Volks tira maior onda dos carros com motor refrigerado a água, onde o modelo fusca teria essa grande vantagem de não precisar colocar água por não ter radiador. A impressão que se dava éra que os motores refrigerados a ar seriam a conquista do futuro por serem mais práticos. Todas as pessoas que possuem o fusquinha adoram esse tipo de motor.
Na sua opinião, pq esse tipo de motor saiu de linha? Ele não seria a solução de carros populares mais baratos? Já ouvi dizer que esse motor é mais poluente, mas esse problema não poderia ser resolvido?

2007-01-10 14:49:12 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Carros e Transportes Outros - Carros e Transportes

7 respostas

Os motores boxer também foram utilizados nos porsche 4 e 6 cilindros em caminhões deutz 8 cilindros ,até em tanques de guerra o motor a ar foi utilizado, eu acho que as melhoras consideráveis que os motores a água conquistaram, deixaram o motor boxer esquecido ,mas acho que um dia ainda podem voltar com mais tecnologia e voltar a rir dos motores a água como naquele comercial do regador no youtube...........abraços!!

2007-01-10 15:09:58 · answer #1 · answered by Lugano 7 · 2 0

Porque é um contrasenso gastar combustível para a refrigeração do motor. A ventoinha do Fusca consome mais de 10% da potência do motor.

2007-01-13 13:01:21 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 1 0

Acho que um motor que esteve na liderança durante tantos anos cumpriu seu papel dignamente. Porém, com o passar dos anos as exigencias mudaram: níves de emissão, ruídos, e os refrigerados a água passaram a ser mais valorizados.

2007-01-12 06:10:58 · answer #3 · answered by Alexandre Rodrigues 3 · 1 0

A porche mudou a refrigeração dos seus motores de ar p/ agua, por causa da emissão de gases. Isso ocorreu no fim dos anos 80, começo de 90. A kombi foi a última a sair da fabrica com motor a ar, em 2006. Hj todas as kombis já saem com motor 1.4 a agua. A resposta correta p/ sua pergunta é: A emissão de gases acabou com o motor a AR.

2007-01-11 13:46:52 · answer #4 · answered by casanova.pg 2 · 1 0

O motor Boxer deu certo sim! Porsche e Subaru o utilizam até hoje e não devem abandonar essa disposição dos cilindros tão cedo!
O "Xis" da questão foi a refrigeração, por questões técnicas e legislativas os motores refrigerados a ar cederam lugar ao refrigerados a água.

Talvez no futuro possamos retornar ao arrefecimento a ar, mas para isso precisaremos atender ao requisitos e leis que regem o setor, além é claro de obtermos os mesmos rendimentos termo-dinâmicos dos que usam água.

Abraço.

2007-01-11 08:46:01 · answer #5 · answered by Tuti1708 7 · 1 0

O problema desse motor não está em ser boxer.
Ele deu certo, sim, deu tão certo que foi utilizado durante mais de 60 longos anos, se não fosse bom teria sido aposentado muito antes.
Ocorre que ele não passou no teste de emissões sonoras e de gases necessário para aprovação de motores a partir de 2007, conforme resolução do CONAMA - Conselho Nacional do meio Ambiente. Por isso, foi substituído por um motor mais silencioso, econômico e menos poluidor. Abraços.

2007-01-11 07:43:45 · answer #6 · answered by CSS™ 7 · 1 0

Lex.
O que acontece é que o motor a ar não se adequou mais aos recentes níveis de emissões regulamentados pelo PROCONVE(programa de controle da poluição do ar por veículos automotores) e CONAMA(conselho nacional do meio ambiente).
Estes órgãos estipulam um calendário de emissões com bastante antecedência,no qual as montadoras têm tempo suficiente p/adequar e desenvolver seus produtos.
Só p/vc ter uma idéia eu estou rodando um teste de emissões que só entrará em vigor no início de 2009,sendo que as montadoras já possuem os níveis que serão praticados pelos próximos dez anos.
Voltando a análise do motor em sí,a sua concepção não permite que seja feito mais nada p/reduzir as emissões.
Tudo o que poderia ser feito a engenharia da volks fez,mas chegou a hora que nem os catalizadores mais potentes conseguiram adequar os poluentes, e para dar mais uma sobrevida ao velho boxer veio a injeção eletrônica que foi a última coisa a ser feita. Vale mais uma vez ressaltar que isso não é feito no atropelo,há bastante tempo p/desenvolver e testar o produto.
Essa metodologia já existia há muito tempo,só que as montadoras conseguiam burlar porque os orgãos fiscalizadores não tinham o equipamento para conferir,e acreditavam na palavra das montadoras.Aqui mesmo no meu trabalho já aconteceu vários fatos interessantes,porque todos os testes que eu realizo são em cima de normas e resoluções técnicas,quase todas americanas que desconhecem os carros 1.0.O INMETRO e a ABNT na maioria dos casos só as copia.
Acontece que um carro p/ser lançado no mercado prescisa ser homologado nestes orgãos que atestam se ele está em conformidade com a legislação brasileira,só aí o modelo é aprovado p/comercialização.
Vou te falar um segredinho,tem testes baseados em normas que são umas rampas de aceleração feitas em dinamômetro que simplesmente os carros 1.0 não conseguem fazer,e foram homologados,ou seja ,temos que parar de copiar normas dos outros e criar as nossas,dentro da nossa realidade.

2007-01-11 08:24:15 · answer #7 · answered by Gilsone 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers