Veja Várias Dicas sobre consumidor:
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicas.aspx?ass_Id=19
Veja nesse link a reportagem abaixo:
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=177
Definição: Consumo X Consumismo
Lá no verso do pacote de cigarros, há sempre um grave alerta: “O Ministério da Saúde adverte: fumar pode causar vários males à sua saúde.” Pois olha, eu vou lhe dizer que, em minha modesta opinião, qualquer embalagem, de qualquer produto, deveria trazer o seguinte aviso: “O Ministério da Fazenda adverte: o consumismo pode causar vários males à saúde do seu bolso.”
Veja, eu particularmente não sou contra o consumo em si. Como economista, eu tenho inclusive a obrigação profissional de estimular o consumo e, através dele, o crescimento da economia. Mas consumo é uma coisa, já consumismo é bem outra. E o pior (ou melhor...) é que na maior parte das vezes a gente sabe direitinho a diferença entre uma coisa e a outra.
Consumo é quando você compra uma blusa nova, para combinar com aquela calça diferente que você acabou de ganhar. Consumismo é quando você compra aquelas cinco blusas novas, sabendo que já não tem mais lugar para guardar, e depois acaba descobrindo, já em casa, que você tem outras muito parecidas mofando lá no fundo do armário.
Consumo é comprar um carro novo pelo prazer de dirigi-lo, e para substituir o antigo que já estava ficando velhinho. Consumismo é comprar um carro só porque saiu o modelo novo e o “antipático” do seu vizinho já tem um estacionado na garagem.
Consumo é quando você compra uma trufa de chocolate porque bateu aquela vontadezinha; consumismo é quando você “detona” uma caixa inteira de bombons porque brigou com o namorado e ficou deprimida.
Bem, se você se identificou com qualquer uma dessas situações, provavelmente você está infectado pelo vírus do consumismo. E qual o remédio? Antes de comprar e consumir qualquer coisa, faça-se a pergunta: “Isso aqui realmente vai aumentar minha qualidade de vida hoje, amanhã, ou depois?”
Se a resposta for não, tesoura nesse gasto! Seria puro consumismo, e quanto antes ele for extirpado, melhor.
Espero ter ajudado .
Site de referências financeiras e finanças pessoais: http://www.igf.com.br
2007-01-10 13:00:48
·
answer #1
·
answered by Alexandre L 6
·
0⤊
0⤋
algumas pessoas que tem depressão bipolar, sofrem desta compulsão!
2007-01-10 22:09:28
·
answer #2
·
answered by ♡Nany♡ 5
·
0⤊
0⤋
Eu conheco.Esse problema custou o casamento dessa pessoa,o marido nao aguentou o desequilibrio,cansou de cobrir cartao de credito estourado e acabou pedindo a separacao,acho que tinham outros problemas,mas essa foi a maior causa.Agora ela esta vivendo sozinha,apesar de ganhar bem,continua comprando tudo o que ve e nem precisa.Cansei de aconselhar que procure ajuda,mas nao adianta.Acho que a pessoa sozinha nao consegue sair disso.Parece que qto mais triste ,mais compra.Realmente uma pena...
2007-01-10 20:03:59
·
answer #3
·
answered by brasileira fiel 5
·
0⤊
0⤋
Cara colega, não vou entrar em muitos detalhes, mas minha irmã adora comprar todo mês mesmo sem ter o dinheiro...rsrsrs acontece....
2007-01-10 19:55:15
·
answer #4
·
answered by Alucard 3
·
0⤊
0⤋
Bem eu axo q tenho este problema!!
Compro muito nao posso ver uma loja!!
E sou do tipo q vou atrás até consegui!!!
2007-01-10 19:46:42
·
answer #5
·
answered by adriana s 1
·
0⤊
0⤋