English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

“E ao anjo da congregação em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.." Apoc. 3:14

"e da parte de Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel” Apoc.1:5

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; " Colossenses 1:15

" porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. "João 6:38
"Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas"
1 Cor. 15:27
"Jesus disse-lhe: “Pára de agarrar-te a mim. Porque ainda não ascendi para junto do Pai. Mas, vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’” João 20:17

"...vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. " João 14;28
"Há outro que dá testemunho de mim.. o próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim. 5:32

2007-01-10 04:46:22 · 9 respostas · perguntado por Rubens D 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

*** w86 1/7 p. 31 Perguntas dos Leitores ***

Perguntas dos Leitores

· Como poderia Jesus ser "um deus" criado por Jeová, se em Isaías 43:10 Jeová diz: "Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum"?

É bem conhecido que as Testemunhas de Jeová ensinam, à base da Bíblia, que Jesus é o Filho criado de Deus e está subordinado a seu Pai. (João 14:28; 1 Coríntios 11:3) Ainda assim, como Poderoso que serve qual Porta-voz de Deus, ou Logos, ele pode muito bem ser chamado de "um deus". Várias versões da Bíblia traduzem João 1:1 como dizendo que o Logos era "um deus". Por exemplo, Das Evangelium nach Johannes (1979), de Jürgen Becker, reza: ". . . und der Logos war bei dem Gott, und ein Gott war der Logos." (Tradução: ". . .e o Logos estava com o Deus, e o Logos era um deus.")

Mas, como indica o interrogante, isto talvez pareça contradizer Isaías 43:10, 11, que diz. "'Vós sois as minhas testemunhas', é a pronunciação de Jeová, sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.'"

O estudante sincero da Bíblia se beneficia por observar cuidadosamente o contexto dessas palavras. O Deus Todo-poderoso Jeová contrastava a si mesmo com os ídolos de fabricação humana das nações em volta de Israel. Jeová pergunta. "E a quem é que podeis assemelhar Deus e que semelhança podeis comparar com ele?" Certamente não a uma imagem feita por um trabalhador em metal ou esculpida duma árvore. (Isaías 40:18-20; 41:7) Tais "deuses" não poderiam 'estender os céus como uma gaze fina', como Jeová fez. (Isaías 40:21-26) Ademais, Jeová pode prever o futuro; os ídolos das nações certamente não podem 'contar as coisas que hão de vir posteriormente, para que saibamos que são deuses'. (Isaías 41:23) Esta idéia é repetida em Isaías 43:9, onde Jeová diz: "Sejam ajuntados os grupos nacionais. Quem dentre eles pode contar isso? Ou podem fazer-nos ouvir mesmo as primeiras coisas? Forneçam as suas testemunhas." Corretamente, o Todo-poderoso diz: "Eu sou Jeová. Este é meu nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas." - Isaías 42:8.

Portanto, o contexto estabelece que o Todo-poderoso lança um desafio aos chamados deuses das nações. Sendo meros ídolos sem poder divino, certamente não são deuses que mereçam ser adorados; são realmente nulidades. Jeová continua: "Acaso existe outro Deus além de mim? Não, não há nenhuma Rocha. Não reconheci nenhuma. Os formadores da imagem esculpida são todos uma irrealidade, e seus próprios queridinhos [feitos de metal fundido ou esculpidos na madeira] não serão de proveito algum." (Isaías 44:8-17) Assim, o contexto de Isaías 43:10 torna claro que ali não se está falando de Jesus; os "deuses" dos quais se fala são os impotentes ídolos das nações.

A palavra "Deus" ou "deus" é comumente usada com relação a um objeto de veneração sobre-humano. Assim, na mente de muitos, "deus" significa quer (1) o Ser Supremo, o Todo-poderoso, quer (2) um deus falso, como um ídolo. Contudo, a Bíblia permite outros usos. Podemos deduzir isso do Salmo 82:1, 2. Ali o Divino (Jeová Deus) é diferençado de juízes humanos, a quem o salmista chama de "deuses". O próprio Jesus mais tarde referiu-se a essa passagem. Visto que ele se referira a Jeová Deus como sendo seu Pai, alguns judeus queriam apedrejá-lo. Respondendo à acusação deles de que 'fazia de si mesmo um deus', Jesus disse: "Não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: "Vós sois deuses"'? Se ele chamou (de] 'deuses' [aqueles juízes humanos]. . . dizeis a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: 'Blasfemas', porque eu disse: Sou Filho de Deus?" - João 10:31-36.

Inquestionavelmente, existe um só Deus Todo-poderoso, como escreveu o apóstolo Paulo: "Pois, embora haja os que se chamem 'deuses' quer no céu, quer na terra, assim como há muitos 'deuses' e muitos 'senhores', para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, . . . e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele." (1 Coríntios 8:5, 6) O Senhor Jesus Cristo não é deus falso, não é deus demoníaco, não é mero ídolo. Ele 'é o reflexo da glória de Jeová Deus'. (Hebreus 1:3) Assim, é apropriado que João 1:1 reconheça Jesus como sendo "um deus" ou "divino" (Johannes Schneider).

[Nota(s) de rodapé]

"O título ho theos [o Deus, ou Deus], que agora designa o Pai como realidade pessoal, não se aplica no N[ovo] T[estamento] ao Próprio Jesus; Jesus é o Filho de Deus (de ho theos). . . . João 1:1 deve ser traduzido rigorosamente: 'A palavra estava com o Deus [=o Pai], e a palavra era um ser divino.' " - Dicionário da Bíblia (1965, em inglês), de John L. McKenzie, S.J.

2007-01-10 06:45:02 · answer #1 · answered by Marcelo Pinto 4 · 1 1

Na Terra, um organismo unicelular primitivo, cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.

2007-01-10 12:51:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 2

.
O livro da Bíblia que trata do princípio das coisas é Gênesis (Bereshit). Não entendi porque você cita Apocalipse, então.
.

2007-01-10 13:32:55 · answer #3 · answered by Biggi 7 · 0 1

Já que você (Rubens) se baseou em texto bíblicos para fazer sua pergunta considero uma atitude no mínimo ética que eu me baseie em trechos do mesmo livro para tentar responder segundo tal ângulo de visão, pois sabemos que existem outros, porém cada um tem o seu e isso deve ser respeitado por todos nós.

Apresentarei minha resposta de forma que pelo menos acrescente algo a sua dúvida (nem que seja mais dúvidas :-P), visto que sou apenas um "curioso" em assuntos religiosos, provavelmente não conseguirei responder de forma completa e satisfatória.

Eu separo a existência espiritual da existência natural. Espiritualmente falando o SENHOR dos senhores sempre existiu.
O primeiro ser (inanimado) criado no âmbito natural foi a luz, segundo Moiséis em Gênesis 1:3:
"Então Deus disse:
– Que haja luz!
E a luz começou a existir."

Os primeiros seres vivos criados na terra (no âmbito natural) foram os vegetais, também segundo Moiséis em Gênesis 1:11:
"Em seguida ele disse:
– Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas!
E assim aconteceu."


Acredito que Jesus não é nada menos do que o próprio DEUS em carne, sendo limitado pela mesma por isso humilhando-se perante toda a criação, e sendo ainda menor do que o PAI, e NELE nem mesmo havia GLÓRIA antes que o CRIADOR O entregasse. Pois só o "PRINCÍPIO e o FIM" é DIGNO de GLÓRIA.


Veja que interessante:

"AQUELE que estava sentado no trono disse:
– Agora faço novas todas as coisas!
E também me disse:
– Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.
E continuou:
– Tudo está feito! EU SOU o ALFA e o ÔMEGA, o PRINCÍPIO e o FIM. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. "
(Apocalipse 21:5 e 6)

"– Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. EU SOU o ALFA e o ÔMEGA, o PRIMEIRO e o ÚLTIMO, o PRINCÍPIO e o FIM."
(Apocalipse 22:12 e 13)

Ainda há esses trechos interessantes:
"EU e o PAI somos UM" (João 10:30)

"– EU afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, “EU SOU”! – respondeu Jesus." (João 8:58)

"DEUS disse:
– EU SOU QUEM SOU.
E disse ainda:
– Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês. O SENHOR, o DEUS dos seus antepassados, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaque e o DEUS de Jacó, me enviou a vocês. Este é o SEU nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos." (Êxodo 3:14,15)

Existem muitos outros versículos que apontam para esse tipo de crença.

P.S: Apesar de muitos outros estudiosos e pesquisadores "acreditarem" em um outro tipo de surgimento da vida (todos têm seus próprios motivos para acreditar em algo, é ético que cada um respeite o que é do outro), ainda não há provas concretas, nem mesmo um absoluto consenso, sobre a origem da vida na terra, sob o ponto de vista "científico".

2007-01-10 15:01:03 · answer #4 · answered by true_tawrj 2 · 0 2

O ovo

2007-01-10 13:14:25 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 2

o primeiro a ser humano criado por Deus foi Adão, mas em espiríto foram os anjos celestiais que ficam a direita de Deus.

2007-01-10 13:12:15 · answer #6 · answered by jziu 1 · 0 2

Lendo todo o contexto poodemos ver que Jesus estava com Deus desde a criação, e era Deus. O ser chamado de Filho de Deus em várias passagens se refere a sua condição humana, quando se fez homem e habitou entre nós, assim como nós somos filho de Deus, ele se fez homem para morrer na cruz por nós.
João 1:1 a 10.
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.
8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.
10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.

2007-01-10 13:07:04 · answer #7 · answered by Gilberto 5 · 0 2

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus"

Jesus cristo existe desde toda a eternidade.

2007-01-10 13:02:19 · answer #8 · answered by Nunes 2 · 0 2

Acredito que Jesus ja existia assim como Deus, pois um está no outro, tanto que Jesus disse que " acreditai ao menos por causa das mesmas obras". Sendo assim, Deus e Jesus seres que já existiam num tempo atrás infinito como o que acontece com os números negativos (...,-10,-9,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1, 0), acredito que A primeira criaçao foi os céus e a terra.

2007-01-10 12:59:36 · answer #9 · answered by Manu 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers