As pessoas que te responderam dessa forma certamente se basearam na "teoria" de Platão, onde temos nosso mundo real e o mundo das idéias, e uma vez que a idéia existe e Deus pode ser essa idéia, então ele existe.
Porém, desde que o mundo é mundo, o homem tem se elevado espiritualmente à algo superior a ele, algo que o criou e também às outras coisas da natureza. E esse "algo superior" chamamos de Deus".
Se é fato comprovável que tudo isso está feito, existe, é, nos envolve e convive conosco, e até hoje não conseguimos dar uma explicação científica prá isso (pois somos humanos e não conseguimos transcender às nossas capacidades intelectuais, infelizmente), acho muito mais difícil aceitar que "Deus não existe"!
Então, até mesmo pela lógica humana, creio que Deus existe!
Um abraço
2007-01-10 03:35:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Realmente, apenas pensar em Deus não mostra que Ele exista. Também, Deus não é alguém que vive dentro de nós, mas é uma pessoa real que se importa conosco. Se você se questiona se Deus existe ou não, abaixo trago uma parte de uma brochura das Testemunhas de Jeová intitulada: "Importa-se Deus Realmente Conosco?" Espero que analise com mente aberta e tire bastante proveito.
Como podemos saber que Deus existe
UMA das maneiras de se saber se Deus existe ou não é aplicar o bem confirmado princÃpio: Toda coisa criada requer um criador. Quanto mais complicada a coisa criada, mais capacitado tem de ser o criador.
Por exemplo, olhe ao seu redor, em sua casa. Mesas, cadeiras, escrivaninhas, camas, panelas, pratos e outros utensÃlios de cozinha, tudo isso requer alguém que os tenha feito, como se dá também com as paredes, os pisos e os tetos. Contudo, essas coisas são relativamente simples de fazer. Visto que as coisas simples exigem alguém que as tenha feito, não é lógico que as coisas complexas exijam um criador muito mais inteligente?
Nosso Assombroso Universo
Um relógio requer um fabricante de relógios. Que dizer de nosso infinitamente mais complexo sistema solar, com o Sol e seus planetas que giram em torno dele com uma precisão de fração de segundo, século após século? Que dizer da assombrosa galáxia em que vivemos, chamada Via-Láctea, com seus mais de 100 bilhões de estrelas? Já parou alguma vez à noite para observar a Via-Láctea? Ficou impressionado? Pense então no incrivelmente vasto Universo que contém incontáveis bilhões de galáxias como a nossa Via-Láctea! Ademais, os corpos celestes são tão exatos nos seus movimentos, século após século, que têm sido comparados a cronômetros de alta precisão.
Se um relógio, que é relativamente simples, implica a existência de um fabricante de relógio, certamente o Universo, infinitamente mais complexo e mais assombroso, implica a existência de um projetista e criador. à por isso que a BÃblia nos convida a ‘levantar ao alto os nossos olhos e ver’, e daà pergunta: “Quem criou estas coisas?” A resposta: “Foi Aquele [Deus] que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (IsaÃas 40:26) Assim, o Universo deve a sua existência a um poder invisÃvel, controlador, inteligente — Deus.
A Terra Foi Projetada de Modo Ãmpar
Quanto mais os cientistas estudam a Terra, mais se dão conta de que ela foi projetada de modo Ãmpar para a habitação humana. Fica a uma distância exata do Sol para receber a quantidade certa de luz e calor. Uma vez por ano, gira em torno do Sol, numa exata inclinação de ângulo para tornar possÃveis as estações em muitas partes da Terra. A Terra gira também em torno de seu próprio eixo a cada 24 horas, ocasionando perÃodos regulares de luz e de escuridão. Possui uma atmosfera com uma mistura exata de gases, de modo que podemos respirar e ser protegidos da radiação nociva vinda do espaço. Possui também água e solo vitais, necessários para a produção de alimentos.
Sem todos esses fatores e outros, que agem entre si, a vida seria impossÃvel. Deu-se tudo isso por mero acaso? A revista Science News diz: “Parece que tais condições determinadas e precisas dificilmente poderiam ter surgido por acaso.” Não, não poderiam. Envolvem projeto dirigido da parte de um superlativo Projetista.
Se você entrasse numa bela casa e constatasse que ela estava generosamente abastecida de alimentos, que tinha excelente sistema de aquecimento e refrigeração, e bom encanamento de água, a que conclusão chegaria? Que tudo isso apareceu por si só? Não, certamente concluiria que uma pessoa inteligente projetou e executou isso com grande cuidado. A Terra também foi projetada e feita com grande cuidado para prover às necessidades de seus habitantes, e ela é muito mais complexa e bem abastecida do que qualquer casa.
Considere também o grande número de coisas que dão prazer à vida. Veja a vasta variedade de flores, belamente coloridas, com seus agradáveis aromas que os humanos tanto apreciam. Há também a grande variedade de alimentos, tão deliciosos ao nosso paladar. Há florestas, montanhas, lagos e outras criações agradáveis de contemplar. Também, que dizer dos lindos crepúsculos que aumentam o nosso prazer na vida? E no reino animal, não ficamos encantados com as cambalhotas e a natureza cativante de cachorrinhos, gatinhos e outros filhotes de animais? Portanto, a Terra provê muitas surpresas agradáveis, não absolutamente necessárias para sustentar a vida. Isto mostra que a Terra foi projetada com amor, visando a humanos, para que não só existÃssemos, mas vivêssemos com prazer.
Por conseguinte, a conclusão razoável é reconhecer o Dador de tudo isso, como fez o escritor bÃblico, que disse a respeito de Jeová Deus: “Ãs tu quem fizeste os céus e a terra.” Com que objetivo? Ele dá a resposta descrevendo Deus como “o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada”. — IsaÃas 37:16; 45:18.
Nosso IncrÃvel Cérebro
Diz a seguir este cientista: “Em termos de complexidade, uma célula individual não é nada em comparação com um sistema como o do cérebro dos mamÃferos. O cérebro humano é constituÃdo de cerca de dez bilhões de células nervosas. Cada célula nervosa produz cerca de dez mil a cem mil fibras de conexão, por meio das quais faz contato com outras células nervosas no cérebro. Ao todo, o número de conexões no cérebro humano aproxima-se . . . de um quatrilhão.”
Denton continua: “Mesmo se apenas um centésimo das conexões no cérebro fosse especificamente organizado, isto ainda representaria um sistema que contém um número muito maior de conexões especÃficas do que na inteira rede de comunicações da Terra.” DaÃ, pergunta: “Poderia algum tipo de processo puramente casual ter montado esses sistemas?” Obviamente, a resposta tem de ser não. O cérebro obrigatoriamente teve um Projetista e Criador que se importa conosco.
O cérebro humano faz com que até mesmo os mais avançados computadores pareçam rudimentares. O escritor sobre temas cientÃficos Morton Hunt disse: “Nossas memórias ativas retêm vários bilhões de vezes mais informações do que um grande computador contemporâneo de pesquisas.” Assim, o Dr. Robert J. White, um neurocirurgião, concluiu: “Não tenho outra escolha senão reconhecer a existência dum Intelecto Superior, responsável pelo projeto e pelo desenvolvimento da incrÃvel relação entre o cérebro e a mente — algo muito além da capacidade de compreensão do homem. . . . Tenho de crer que tudo isto teve um começo inteligente, que Alguém fez que acontecesse.” Tinha também de ser Alguém que se importou conosco.
O Construtor Supremo
A BÃblia declara: “Toda casa é construÃda por alguém; mas Deus é que construiu todas as coisas.” (Hebreus 3:4, BÃblia Mensagem de Deus) Se qualquer casa, por mais simples que seja, tem de ter um construtor, o muito mais complexo Universo, com as vastas variedades de vida na Terra, também deve ter tido um construtor. E, assim como reconhecemos a existência de humanos que inventaram aparelhos como aviões, televisores e computadores, não deverÃamos também reconhecer a existência Daquele que deu aos humanos o cérebro para fazerem tais coisas?
A BÃblia faz isso, chamando-o de “verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus e o Grandioso que os estendeu; Aquele que estirou a terra e seu produto, Aquele que dá respiração ao povo sobre ela”. (IsaÃas 42:5) A BÃblia declara com boa razão: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” — Revelação (Apocalipse) 4:11.
Realmente, podemos saber que Deus existe à base das coisas que ele fez. “Pois as . . . qualidades invisÃveis [de Deus] são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas [por Deus].” — Romanos 1:20.
2007-01-10 02:31:01
·
answer #8
·
answered by Estudante da Bíblia 4
·
0⤊
0⤋