English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nao estou me referindo a ponto de vista,mas de uma resposta convincente,pois encontrei uma grande contradicao nessa palavra!Nao encontrei na "Biblia" tal palavra.Essa doutrina vai de contra a justica de Deus,que diz: "Ao homem esta ordenado morrer uma so vez, vindo depois disso o juizo"!E ainda se alguem rejeita categaricamente o unico meio de salvacao que Deus oferece,ai morre,vai para o purgatorio sofre la, ate pagar os pecados,e depois disso e salvo,porque entao "JESUS" morreu na cruz !!!Eu acho,que essa palavra ""Purgatorio""E uma grande afronta ao plano de salvacao de "Deus"! Existe um antagonismo entre Purgatorio e "JESUS"..Eu penso que "Purgatorio e o propio inferno"ao contrario do que dizem,niguem consegue sair!E Jesus e o unico meio de escape desse lugar !O que Eu tenho lido e entendido e isso !Por favor,se Voce puder,pode me ajudar a tirar essa duvida???

2007-01-09 15:16:43 · 12 respostas · perguntado por Rock 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Não posso porque você já se declarou contra e não com uma dúvida. Não se refere a ponto de vista, mas está firmando o seu.

A bíblia mesmo dá suas escorregadelas, pois lázaro morreu duas vezes como outros que foram resuscitados.

Purgatório é um dogma católico que foi divulgado e imposto em várias culturas pela Igreja Católica e teve sua divulgação maior por influência do livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri o qual faz uma descrição sobre inferno, purgatório e céu.

Penso que por já ter uma opinião formada, não possui dúvidas e difilmente alguém poderia dar-lhe uma explicação convincente.

Boa sorte!

Márcia

2007-01-09 19:00:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 5 0

A palavra "purgatório" é definida no Novo Dicionário Aurélio como "Lugar de purificação para as almas dos justos antes de admitidas na bem-aventurança; qualquer lugar onde se sofre por algum tempo." O que a Igreja Católica quer dizer quando usa a palavra "Purgatório"? Como o ensino dessa doutrina por Roma afeta a compreensão da Bíblia? Diante dessas questões, vamos considerar O Que Diz Roma.

"Todos que morrem na graça e comunhão com Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, têm a garantia da salvação eterna; mas após a morte passam por uma purificação, de forma a obter a santidade necessária para entrar no gozo dos céus. A Igreja dá o nome de Purgatório a essa purificação final..." [Catecismo pg 268, parágrafo #1030, 1031]

A crença geral é que existem poucos católicos que não precisarão passar algum tempo em um lugar chamado Purgatório. O Purgatório é basicamente um estado intermediário em que um indivíduo precisa ser "purificado" dos pecados que não foram resolvidos durante sua peregrinação na Terra. Não é um lugar agradável. O Catecismo de Baltimore na página 85, pergunta 173, descreve o Purgatório como um lugar de "sofrimento". A crença é que o Purgatório é um local temporário. Isto é, quem for ao Purgatório, depois de um certo tempo, será recebido nos céus, mas precisará pagar por alguns de seus pecados. Na teologia católica romana, a maioria das pessoas acabará entrando nos céus, será salva.

O Catecismo descreve aqueles que estão no Purgatório como sendo "... imperfeitamente purificados..." Também são descritos como "... não alcançaram a santidade necessária para entrar na bem-aventurança no céu."

2007-01-14 18:06:45 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

.
Significa: Lucro da igreja de Roma em cima de pessoas simples, que acreditam nas indulgências.
.

2007-01-10 07:01:19 · answer #3 · answered by Biggi 7 · 0 0

Bem, o purgatório existe para a Igreja Católica. No catecismo da igreja católica você entenderá o que se diz a respeito. Não sei ao certo, mas não nega a salvação, simplesmente afirma que se alguém não tem fé e obras precisa de algo mais, se não até o mais terrível e impiedoso ser humano teria a salvação garantida, pois Jesus não morreu por todos os pecadores? A salvação nos é dada por Cristo, mas muitos não a acolhem. Talvez sua fé seja outra, mas como perguntou segue um trecho do que se diz sobre o tema: Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu.
O pecado tem uma dupla conseqüência. O grave priva-nos da comunhão com Deus e nos torna incapazes da vida eterna; esta privação se chama "pena eterna" do pecado. Por outro lado, todo pecado, mesmo venial (que não é mortal), acarreta apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui ou depois da morte, no ESTADO chamado purgatório. Esta purificação liberta da pena temporal do pecado. Essas penas não devem ser concebidas como castigo de Deus, mas como conseqüência da própria natureza do pecado. Uma conversão que procede de ardente caridade pode chegar à total purificação, de modo que não haja nenhuma pena.

Só a título de curiosidade. Qualquer dúvida sobre essa doutrina procura o livro, mesmo que sua fé seja outra, pois devemos estar sempre bem informados, principalmente quando não concordamos.

2007-01-09 23:48:23 · answer #4 · answered by Mel 3 · 0 0

Cartório de Pulgas. Espero ter ajudado !

2007-01-09 23:44:27 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Purgatório:
S. m.
3. Teol. Lugar de purificação das almas dos justos antes de admitidas na bem-aventurança.
4. P. ext. Qualquer lugar onde se sofre por algum tempo.
5. Expiação, padecimento, sofrimento.
fonte: Dicionário Aurélio

2007-01-09 23:41:35 · answer #6 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Caro ROCK...
O Purgatório, segundo a Igreja Católica, não é um nível intermédio entre o Inferno e o Paraíso, mas um local de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça (isto é, já estão destinadas ao paraíso), mas ainda precisariam se preparar para ter capacidade de ver Deus face-a-face no Céu. A sua existência foi teorizada no pontificado do Papa Gregório I, em 593, com base no livro de 2º Macabeus 12.42-46 (que foi considerado apócrifo pelos líderes da Reforma Protestante, dez séculos depois). O Concílio de Florença, realizado em 1439, aprovou a doutrina, que foi confirmada depois no Concílio de Trento, em 1563.

Mas, concordo totalmente com você. O purgatório não existe, não é bíblico, pelo menos não está presente nas bíblias protestantes, e não passa de uma doutrina católica.
1 abraço...

2007-01-09 23:33:00 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Nos anos 1350, surgiu na Europa, norte da África, parte da Ásia e Índia, uma contaminação que dizimou muitas pessoas destas regiões do Planeta, é a tão falada PESTE NEGRA. Quem a contraísse, era morte certa.
Naqueles tempos, diante de tantas mortandade de pessoas, foi criado a figura da morte, que é um ser mitológico e que apresenta encapuzado e com uma foice em sua mão. Também, foi criado, diante de tal cena, a idéia de Purgatório, criado pelos religiosos da época para, psicológicamente, induzir as pessoas a praticarem o bem, se não, do contrário, iriam contrair a Peste e ir para o Purgatório. Já era o começo da inquisição. A criação de céu e inferno, surgiu por estas épocas também.

2007-01-09 23:31:31 · answer #8 · answered by ILACIR TUDO AZUL 5 · 0 0

o lugar onde vc vai pra "purgar" os seus pecados, assim como o Parlatório é onde se vai para falar (parlare).

Segundo o Houaiss, purgar é:
livrar-se de impurezas; depurar, purificar, limpar; livrar algo de pessoas ou coisas daninhas, remir culpa, expiar pecados; redimir(-se)

2007-01-09 23:31:22 · answer #9 · answered by Betinha 7 · 0 0

lugar de suplício em que as almas dos justos são purificadas antes de admitidas na bem-aventurança

2007-01-09 23:29:55 · answer #10 · answered by fabricio r 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers