English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-09 11:04:35 · 2 respostas · perguntado por guma 1 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

2 respostas

Galopante eu já vi junto a pneumonia mas a leucemia sinceramente nunca ouvi .

2007-01-09 11:22:41 · answer #1 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

LEUCEMIA s.f. Tipo de câncer em que certosleucócitos proliferam de maneira descontrolada.
-Os leucócitos defendem o organismo contra germes, vírus e corpos estranhos de toda espécie.
A multiplicação descontrolada dos leucócitos é prejudicial ao organismo em muitos sentidos. Os leucócitos inúteis invadem o sangue e outros tecidos. A medula óssea(que se encontra na parte central dos ossos) perde a capacidade de produzirhemácias e a própria produção de sangue se mostra afetada, o que resulta em anemia. Os que sofrem de leucemia podem apresentar aumento de volume do baço e dos gânglios linfáticos. Também podem sangrar com facilidade.
Existem pelo menos três espécies de leucócitos no organismo: granulócitos, linfócitos e monócitos. A leucemia pode afetar qualquer das três. Os médicos classificam a leucemia de acordo com o tipo de leucócito afetado. Todos os tipos de leucemia podem seragudosou crônicos. Sem tratamento, a leucemia aguda progride rapidamente e o paciente pode morrer em poucos meses. A leucemia crônica evolve mais lentamente e pode manter-se durante anos.
Os cientistas não conhecem a causa exata da leucemia no homem. Acreditam que certas substâncias químicas, grandes doses de radiação e distúrbios genéticos possam contribuir para o desenvolvimento da doença. Certos vírus podem causar leucemia em animais de laboratório e muitos pesquisadores suspeitam que a leucemia no ser humano também possa ser devida a um vírus. Contudo, a pesquisa médica ainda não demonstrou que a leucemia no homem é causada por vírus.
Tratamentos modernos, com utilização de substâncias químicas, transfusões de sangue e radioterapia podem aliviar os sintomas de leucemia e, em certos casos, chegam a curar a doença. Em muitos casos, entretanto, a produção anormal de leucócitos volta a apresentar-se depois do tratamento e causa a morte do paciente.
GALOPANTE adj. Que galopa. // Tuberculose galopante, diz-se quando a doença pulmonar é aguda e de rápida evolução.

2007-01-13 12:10:28 · answer #2 · answered by irenemaria 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers