English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na Bíblia lemos que a serpente tentou Eva a pecar (Gn 3.4-5). O que significa esta serpente? Encontra-se a resposta pelo estudo do verdadeiro caráter da serpente, de acordo com o Capítulo 3 do Gênesis.

A serpente descrita na Bíblia podia conversar com o homem. Mais do que isto, ela causou a queda do homem, que é um ser espiritual. Portanto, a serpente deve também ter sido um ser espiritual. Ela conhecia a intenção de Deus de proibir o homem de comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Isto nos diz que a serpente era, sem dúvida alguma, espiritual.

Em Apocalipse 12.9 lemos ainda que “foi lançado o grande dragão, a antiga serpente’’, que por uns é chamada de Diabo e por outros, de Satanás. Esta “antiga serpente’’ era a mesma que tentou Adão e Eva no Jardim do Éden. Esta serpente é chamada de Diabo ou Satanás, que, como sabemos, constantemente tem dirigido a mente humana para o mal. Por isto, Satanás também deve ser um ser espiritual. Se o Diabo é espiritual, a serpente, que simboliza o Diabo, deve também ser espiritual. Assim, fica esclarecido que a serpente que tentou o primeiro homem e a primeira mulher não era um animal, mas um ser espiritual.

Uma questão que devemos resolver é, então, se a serpente existia antes do tempo da criação ou se ela foi formada na criação. Se esta serpente fosse um ser que existia antes da criação, com uma finalidade contrária à de Deus, a luta entre o bem e o mal no mundo seria inevitável e eterna. A providência da restauração de Deus, desta forma, daria em nada e o monismo, a crença de que todas as coisas foram criadas por um só Deus, seria refutada. Não podemos evitar a conclusão, portanto, que o ser espiritual, comparado a uma serpente, era um ser originalmente criado para a finalidade do bem, que depois caiu e foi rebaixado para se tornar Satanás.

Que tipo de ser espiritual poderia ter conversado com o homem, conhecido a vontade de Deus, vivido no céu (o mundo do espírito), e ter dominado a alma humana, transcendendo tempo e espaço, mesmo depois da Queda e degradação deste ser? Não existe nenhum ser dotado de tais características a não ser um anjo. A serpente, pois, deve ter sido um termo figurado para um anjo. Lemos em II Pedro 2.4, que Deus não poupou aos anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno. Portanto, devemos concluir que o verdadeiro caráter da serpente, que tentou o homem a pecar, era o de um anjo.

A língua da serpente é dividida em duas. Isto simboliza um homem ou um ser que profere duas coisas diferentes com uma só língua, um ser que vive uma dupla vida com um só coração. A serpente é também o símbolo daquele que induz outros a sacrificarem-se em benefício de si mesmo. A serpente enrola seu corpo em volta de sua presa e depois a devora. Por isso a Bíblia comparou o anjo que tentou o homem a uma serpente.

2007-01-09 09:58:51 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

TENTOU!!! teclado burro!

2007-01-09 10:08:40 · update #1

21 respostas

tô de boca aberta.

2007-01-09 10:08:02 · answer #1 · answered by Maira Cristina M 2 · 0 0

Gostaria de saber, nesse caso, por que o pobre animal cobra, senpentis rastejandus, foi castigado, visto que era apenas uma simbologia de Satanas?
A cobra ainda é Satanás hoje?

14 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Pobrezinha da cobra!...

2007-01-09 18:31:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

usando a lógica com algo inlógico!

2007-01-09 18:13:31 · answer #3 · answered by Atanásio 6 · 1 0

Sua teoria aparentemente tem fundamento, mais uma coisa é certa.... Deus escreve certo por linhas tortas e não estamos e talvés nunca estaremos prontos para entender o que se passou ou o que se passa na mente Dele, não concorda?
O anjo decaido é um anjo e qualquer denominação que quizerem dar para ele é só nome, assim como Deus também tem vários nomes em vários países e em diferentes épocas.
E de qualquer forma essa histía de serpente foi para testar a fé e o livre arbitrio de Adão e Eva, tanto é que Deus castigou o homem a mulher e a serpente também e Ele sempre tesou e testa o ser humano para ver como estamos lembra da história de Jó, foi testado em tudo e foi fiel em tudo e bendizeu a Deus. Assim nós também devemos ser para não trairmos a confiança Dele a cada dia.
Bjos.

2007-01-09 18:12:59 · answer #4 · answered by Florinha... 3 · 1 0

To impressionado! (não li nada)

2007-01-09 18:09:04 · answer #5 · answered by Veadinho­­­­­­­ 6 · 1 0

Viu o que deu de ter assistido ao BBB7 ?

2007-01-09 20:24:27 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Oi! NAVE MÃE.
Para reforçar a sua tese, o versículo 14. "Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida".
Evidência que ela andava de pé, quer dizer possuía pernas.
Porém tenho comigo, que tal tratá-se de uma alegoria, onde o conhecimento do bem e do mal, é a iniciação da ciência, mas com todo respeito a quem nela crê, tanto aos irmãos Evangélicos e aos irmãos Católicos, isto na minha opinião, jamais discordando pareceres dos irmãos acima descriminados, principalmente de sua colocação extraordinária, de um trabalho muito bem feito por sinal admirável, mas concordo plenamente contigo, e perdoe-me, mas de-lhe um copy e salvei no Word, coisa boa é para se guardar e estudar.
Um forte abraço.

2007-01-09 19:13:05 · answer #7 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 0

Conhecimento do bem e do mal é o mesmo que morrer, pois só o ser racional sabe que morre...a serpente é o falo, representa a sociedade patriarcal, materialista, o materialista morre em vida pois teme a morte...passamos do matriarcado para o patriarcado, o futuro..uma socidedade em que os gêneros terão igual poder, a soeicedade do caminho do meio...a volta do equilíbrio do yin-yang da humanidade...

2007-01-09 18:30:17 · answer #8 · answered by Advicer 7 · 0 0

POXA! vOCÊ GOSTA LER E DE ESCREVER HEIN! PODERIA SER UMA DETETIVE BIBLICA OU UMA NOVA AGATA CHRISTIE!! HEHE!

2007-01-09 18:22:41 · answer #9 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

dismistificando a "dismistificação" : penso que esse MITO de serpente nada mais é que um mito sobre a ASTÚCIA do próprio homem ; que poderia ser como uma INOCENTE CRIANÇA vivendo como num PLAY - GROUND(ÉDEN OU PLANETA TERRA ; COMO QUISER) . sua própria astúcia o motivou a comer da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL(CONHECIMENTO) . por isso é que lhe caí a RESPONSABILIDADE de lidar com esse CONHECIMENTO ; ao inves de relegar isso à alguma ENTIDADE SOBRENATURAL IMAGINÁRIA(deus) . esse conhecimento adquirido pode ser usado tanto para o BEM ; quanto para o MAL . a mesma mão que criou o ARADO ; tambem serve para criar a ESPADA .

2007-01-09 18:22:39 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Você acabou de desserpentizar algo que nem existiu. Tudo o que você disse é bonito e "lógico". Mas Adão, Eva e a malfadada cobrinha são apenas simbólicos.
Toda a Humanidade pagar pelo erro de um homem (ou mulher), não tem sentido. Que Deus é esse que não perdoou o deslize daquele ser tão solitário?

2007-01-09 18:18:36 · answer #11 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers