English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Porque sequências de números 6 dão azar...

;-)

2007-01-09 07:37:49 · answer #1 · answered by Jeanioz 5 · 0 4

Porque os outros livros não foram considerados de inspiracao divina mas tem seu valor histórico. O livro de Judith por exemplo, dava incentivo ao suicídio. E assim outros livros tiveram seus motivos para não serem considerados canônicos.

Para Santo Agostinho o livro de Ester não deveria ter sido considerado canônico pois o nome de Deus não aparece no livro. Exatamente isso é que faz o livro ser maravilhoso, a mão de Deus estava na historia de Ester do inicio ao fim.

2007-01-09 15:44:26 · answer #2 · answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7 · 2 0

Os livros do antigo testamento são a união da Torá (texto sagrado judaico), os livros do Profeta Nev'im e os escritos ou Ketuvim. Essa parte faz parte de uma tradição mais antiga que a Católica, embora tenham sido reorganizados em Lei, História, Poesia (Sabedoria) e Profecias.

Quantos aos livros que integram o Novo Testamento, há inicialmente os Evangelhos, cuja admissão dos quatro hoje aceitos se deu no século IV, no ano de 325 d.C., por ocasião do Concílio de Nicéia e depois referenciado em 363 d.C., no de Laodicéia. O critério para a escolha é um pouco nebuloso, mas há quem diga que o critério se inpira em Irineu (ano 200), que proclamava que os evangelhos deveriam ser quatro pois eram quatro: as regiões do mundo, os pontos cardeais e as formas dos querubins.
A Igreja justifica que esses quatro Evangelhos são os que possuiem maior afinidade histórica entre si, e por isso deveriam prevalecer.

Alguns textos apócrifos, como por exemplo o Apocalipse, acabaram integrando o Novo testamento posteriormente, após muita discussão.
E não podemos enquecer que toda a tradição Mariana da Igreja provém de evangelhos apócrifos (exemplo: o nome dos pais de Maria). Aliás, a teologia atual contempla muitos textos apócrifos e há sempre muita discussão sobre o que seria legítimo ou não.
O fato é que todos são documentos, todos contam uma história, mas chega um momento que a Igreja, enquanto instituição, teve que traçar uma linha mestra para manter a coerência. Se isso é correto ou mesmo se seria necessário (pq não adotar uma interpretação mais ampla, por exemplo?) é uma discussão longa.

2007-01-09 15:53:17 · answer #3 · answered by renata1978 5 · 0 0

A coleção, ou lista, de livros aceitos como Escritura genuína e inspirada é com freqüência chamada de cânon da Bíblia.

Originalmente, a cana (hebraico, qa·néh) servia como vara de medir se não houvesse um pedaço de madeira disponível.

O apóstolo Paulo aplicou a palavra grega ka·nón a uma “regra de conduta”, bem como ao “território” estipulado como sua designação. (Gál. 6:16, nota; 2 Cor. 10:13)

Portanto, livros canônicos são aqueles que são verídicos, inspirados e dignos de serem usados como régua ao se determinar a correta fé, doutrina e conduta.

Se usarmos livros que não são “retos” como prumo, nosso “edifício” não sairá bem alinhado e seremos reprovados no teste do Inspetor Principal.

Quais são algumas das indicações divinas que determinaram a canonicidade dos 66 livros da Bíblia?

Em primeiro lugar, os documentos devem tratar dos assuntos de Jeová na terra, direcionando os homens para a Sua adoração e estimulando profundo respeito por Seu nome e Sua obra e propósitos na terra. Devem dar evidência de inspiração, isto é, de que são produtos do espírito santo. (2 Ped. 1:21)

Não deve incentivar a superstição ou a adoração de criaturas, mas, antes, incentivar o amor e o serviço a Deus.

Não haveria nada, em nenhum escrito individual, que entrasse em conflito com a harmonia interna do todo, mas, em vez disto, cada livro deve, por sua unidade com os outros, apoiar a autoria única, a de Jeová Deus.

Esperaríamos também que os escritos dessem evidência de exatidão até nos mínimos pormenores.

Além desses aspectos essenciais básicos, há outras indicações específicas de inspiração e, por conseguinte, de canonicidade, segundo a natureza do conteúdo de cada livro, e estas foram abordadas junto com a matéria introdutória de cada um dos livros da Bíblia.

Tem mais coisa a ser considerada, mas é muita matéria pra se colocar aqui.

Em resumo, seria isso!

Abraço

2007-01-09 15:43:14 · answer #4 · answered by xx 4 · 0 0

O livros que não foram incluídos na Bíblia padrão foram considerados apócrifos, ou seja, não tem procedência divina.

2007-01-09 15:39:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Porque escolheram os mais convenientes para a Igreja na época.

2007-01-09 15:47:50 · answer #6 · answered by Finocana 5 · 0 1

Canonizado, quer dizer que eles entraram pelo cano?

2007-01-09 15:42:37 · answer #7 · answered by Blabla U 6 · 0 1

Pq o resto das respostas poderiam ofender ou comprometer a igreja católica... ai eles escolheram os mais "bunitinhus" reescreveram ele e é a biblia q temos hj!!!
Bjinhus

2007-01-09 15:40:27 · answer #8 · answered by Carol 1 · 0 2

fedest.com, questions and answers