Permitam-me discordar de todos. Todas as datas religiosas da Igreja Católica são baseadas em festas Pagãs pré-Cristãs. Como foi impossível suprimir do imaginário coletivo e, por que não dizer, do coração das pessoas os dias festivos em homenagem aos Deuses Pagãos e às mudanças sazonais, festividades essas consideradas adoração ao diabo, a Igreja decidiu por incorporá-los e modificá-los.
Portanto, Dayanne, a ICAR não adora a natureza. Ela zela por si mesma, tentando manter seus fiéis. Se a ICAR adorasse a natureza, o mundo não estaria do jeito que está hoje.
2007-01-09 07:37:03
·
answer #4
·
answered by LunAthena 3
·
1⤊
1⤋
As refeências para estar datas são as festas de datas fixas e os eventos da natureza (sim, isto mesmo, meu caro! a igreja se guia pela natureza!). Coisas assim: "é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (equinócio de outono no hemisfério sul)."
Outras datas, como por exemplo a quaresma, utilizam datas pré-existentes. A quaresma são os quarentas dias que antecedem a semana santa. O carnaval, a semana anterior ao início da quaresma...
Corpus Christi é a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade...
Coisas assim. Percebeu uma coisinha? Então me passa um e-mail.
Paz da Deusa!
2007-01-09 07:11:13
·
answer #5
·
answered by Dara Le Fay 6
·
0⤊
0⤋
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, com a Missa vespertina. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades
Vem desde os primeiros séculos cristãos o costume de celebrar de modo especial a semana anterior à Festa da Páscoa, se bem que inicialmente as solenidades reduziam-se à sexta-feira e ao sábado.
Semana Santa
No século IV, essa semana especial chamava-se Hebdomada paschalis (semana pascal), e no século seguinte passou a chamar-se Semana Autêntica. Isso em Roma. No Oriente, chamava-se Semana Maior. Por esse mesmo tempo surgiu o nome Semana Santa.
Duração:inicialmente, talvez já nos tempos dos apóstolos, a Semana Santa era celebrada só a partir da sexta-feira. Eram dois dias (sexta-feira e sábado) de jejum rigoroso, em preparação para o domingo, em que se celebrava a ressurreição de Cristo. Depois, foi incluída também a quarta-feira, para lembrar o dia em que os chefes judeus decidiram prender o Salvador.
Lá pelo ano de 247, parece que já tínhamos toda uma Semana Santa. Um escritor desse tempo diz que muitos passavam todos esses dias sem provar nenhuma alimento. Em algumas igrejas, esses dias eram também de descanso para todos os servos e escravos. Algumas Igrejas celebravam todas as noites vigílias solenes de orações e leituras, com a celebração da eucaristia.
Onde Surgiu: Ao que parece, as cerimônias próprias da Semana Santa surgiram principalmente em Jerusalém onde, de certo modo, permaneciam mais vivas as lembranças dos últimos dias de Jesus. Essas solenidades foram imitadas pelas Igrejas do Oriente, depois pelas Igrejas européias. Só lá pelo século IX é que chegaram até Roma. É interessante notar que, já nesses primeiros tempos, na sexta-feira e no sábado jamais se celebrava a eucaristia.
A Semana Santa começa com a celebração do domingo de Ramos, revidendo a entrada do Senhor em Jerusalém.
Tem seu ponto máximo na QUinta Feira, quando comemoramos a instituição da Eucaristia por Jesus, naUltima Ceia.
Na Sexta Feira da Paixão celebramos a morte do Senhor na Cruz, moemnto da nossa redenção pelos Sacrificio Dele.
No Sábado santo, fazemos a celebraçãod avigilia da Ressureição.
No DOmingo de Pascoa, o Dies Domine por excelência, celebramos a nossa maior festa, a Resusriação. Cristo ressuscitou dos mortos, primícias do mundo que há de vir.
Corpus Christi
Eucaristia: Presença Real do Senhor
Sendo o pão uma comida que nos serve de alimento e se conserva sendo guardado, Jesus Cristo quis ficar na terra sob as espécies de pão, não só para servir de alimento às almas que o recebem na sagrada Comunhão, mas também para ser conservado no Sacrário e fazer-se presente a nós, manifestando-nos por este eficaz meio, o amor que nos tem.
Historia: O Papa Urbano IV, morava em Orvieto, um pouco ao norte de Roma. Muito perto desta localidade está Bolsena, onde em 1263 ou 1264 aconteceu o Milagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas de que a Consagração fosse algo real., no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi se empapando em seguida o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. Hoje se conservam os corporais -onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa- em Orvieto, e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.
O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de vários bispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que asistirem a Santa Missa e o ofício.
As outras festas são
O pentecostes, quando se celebra a descida do Espirito Santo sobre os Apóstolos e Maria, no Cenáculo.
Ela é celebrada 50 dias apos a páscoa e deriva da festa judaica.
Os judeus tinham uma festa de Pentecostes, que se celebrava 50 dias após a páscoa. Nesta festa, recordavam o dia em que Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu as tábuas da Lei, contendo os ensinamentos dirigidos ao povo de Israel. Celebravam assim, a aliança do Antigo testamento que o povo estabeleceu com Deus: Eles se comprometeram a viver segundo seus mandamentos e Deus se comprometeu a estar sempre com eles.
E o Natal, que vc deve saber do que se trata, a comemoração do nascimento de Jesus, na data do Natlis Solis Invictus, festa pagã, cristianizada pela associação do nascimento de Jesus (Sol nascente que nos veio visitar, como proclama Zacarias no Benedictus), e o sol, fonte de vida e de luz.
Paz e Bem
2007-01-09 06:47:47
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋