A fé religiosa seria uma ilusão?
Como a fé é uma ilusão onde os argumentos apresentados pelos crentes são sempre, primitivos ou incompletos.
A fé não passaria de uma crença, na ocorrência de algum absurdo; onde não se tem qualquer compromisso com a veracidade dos fatos.
Acreditar em Jesus seria parte da ignorância, da irreflexão ou da criancice dos indivíduos que precisam se agarrar a algum tipo de apoio.
Pois apesar da fé dá sentido a existência humana, o crente seria alguém que tem um cérebro místico.
Alguém que tem dificuldade de controlar as suas emoções.
Um individuo que tem dificuldade de conciliar a razão com a emoção.
Ou alguém que acredita em entidades que supostamente poderiam realizar tudo.
É evidente que os argumentos religiosos seriam um monte de palavras ocas, inúteis ou impregnadas de fantasias.
Que motivariam os crentes interpretarem a vida, as doenças, as guerras, a morte e os acontecimentos aparentemente extraordinários como sendo manifestações da vontade divina.
Até porque, enquanto o crente não for capaz de entender que a vida por si mesmo já seria um acontecimento fantástico, a existência de tudo que existe lhe parecerá não ter nenhum sentido.
Mesmo que alguma “Sociedade ao serviço de Jesus” já estivesse preste a se esgotar, existiria o agravante de que os místicos capturados por esse tipo de armadilha, para evoluírem para a fase da verdade, do conhecimento ou descobrir que não há evidências da existência de um ser divino, precisariam primeiro enxergar que sua crença estaria sendo influenciada pelo medo, pela fé e pelas emoções.
Tendo compreendido o poder que as imagens, as histórias fascinantes e as formas de arte têm sobre a população.
Para parecerem modernas.
E esconder que estariam ultrapassadas, as religiões usariam algum tipo de “maquiagem” como, por exemplo: a pompa, a exuberância, a exaltação, as emoções, as artes.
E o estratagema de produzir inúmeros folhetos, músicas, imagens artísticas e fascinantes histórias, no sentido de convencer a parte crédula do povo, a acreditar nos seus ensinamentos.
Pois as religiões se aproveitariam do raciocínio humano ser limitado por nossas emoções e a maneira como sentimos as coisas.
2007-01-09 01:10:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
4⤋
.
O Brasil é um Estado Democrático.
A Constituição Federal de 1988 reza, em seu Artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias."
.
2007-01-09 01:16:08
·
answer #2
·
answered by Biggi 7
·
3⤊
2⤋
Do mesmo modo que é tão difícil aceitar que o mundo seja obra do acaso.
2007-01-09 15:37:29
·
answer #3
·
answered by -%Jujubinha%- 3
·
0⤊
0⤋
Pq as pessoas acreditam em tudo quanto é coisa de paranormal.
Veja bem, antigamente acreditávamos em magia e q ela era constantemente usada contra as pessoas, q plantas e animais parecidos possuíam propriedades semelhantes (unicórnio e copo-de-leite, touro e pimenta, etc). Acreditávamos em mau-olhado, quebrar espelho gera anos de azar, amuletos e familiares e fantasmas travessos, os poltergeists.
Hoje ainda tem gente q acredita nessas coisas. Patricinhas ficam comprando jornal e revistas de fofoca para verem o horoóscopo, compram cartas de tarô e pedras com supostas propriedades ocultas.
É fácil em acreditar em uma coisa inacreditável.
2007-01-09 01:36:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Vc acaba de definir o conceito de Fé.
Não sei se é mais fácil, mas as pessoas precisam disso, já pensou que para algumas pessoas a vida seria insuportável sem essa fé?
2007-01-09 01:01:24
·
answer #5
·
answered by Marcelo 4
·
2⤊
2⤋
É a tal da fé...
2007-01-09 01:01:16
·
answer #6
·
answered by Zug♪ 6
·
2⤊
2⤋
Deus realmente existe
As Escrituras não procuram, em nenhum ponto, provar a existência de Deus. Ela apenas o admite. Os profetas do Antigo e do Novo Testamento que falaram inspirados por Deus não diziam que acreditavam em sua existência, mas que o conheciam – o que depreende bem mais. Com certeza, o conhecimento de Deus, conforme a Bíblia, é algo diferente do conhecimento científico baseado nos sentidos.
Mas, então, para que tentar provar a realidade de Deus?
Em primeiro lugar, porque muitos são sinceros em suas dúvidas.
É verdade que alguns não querem crer e, por isso, procuram desculpas para sua atitude. Outros querem acreditar sim, mas, infelizmente, encontraram diversos motivos para não fazê-lo. É aí que entramos com a evidência.
Em segundo, porque tudo aquilo que fortalece a nossa fé é útil. É por isso que muitos buscam provas, não para crerem, mas porque já crêem.
E em terceiro, porque esta é uma maneira de estarmos conhecendo um pouco mais da natureza de Deus e, com certeza, isso é algo bom e recomendável.
2007-01-09 09:38:03
·
answer #7
·
answered by Servo 4
·
0⤊
1⤋
É bom acredita em Deus pq não custa nada mais é ruim pq nao vira nada
2007-01-09 01:52:34
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Caro Alfredo Bernacchi, o acreditar em Deus é uma condição quase que natural do ser humano. Podemos concluir assim quando vemos que por mais simples que seja uma civilização, como qualquer tribo indígena por exemplo,´têm a necessidade de explicar a origem de tudo e que algum ser superior o deva ter criado. Para nós, os ditos civilizados, apesar de não se ter evidências físicas de Deus, temos relatos históricos e arqueológicos de fatos ligados a um Ser de grande poder cujo os atos e feitos, poderíamos dizer, foram muito espetaculares e complexos para que pessoas tão simples e ingênuas como as da época pudessem ter inventado.
A Gênese é um relato da origem do Cosmo realmente difícil de aceitar, por parecer muito ingênuo mas, hoje os cientistas vêm com uma teoria de origem do universo que não é muito diferente daquilo, e nós temos uma forte tendência a acreditar nessa teoria. Não questionamos, como fazemos sobre a Bíblia,
quanto a origem daquela matéria que dizem ter estado super condensada as dimensões de uma bola de futebol, só aceitamos simplesmente.
Pensando bem, não é tão fácil acreditar em Deus. É uma necessidade que começa com o querer acreditar e cedo ou tarde vai se tornar algo mais importante que sua própria vida.
2007-01-09 01:45:27
·
answer #9
·
answered by jp 7
·
1⤊
2⤋
A ciência nunca conseguiu provar a existência de Deus, mas também nunca conseguiu definir a vida nem provar que ela realmente surgiu ao acaso. A nossa mente ainda não é capaz de compreender certos fatos que nos cercam, por que a gente existe? qual a nossa missão? de onde a gente veio? para onde a gente vai? Estas questões surgiram há muito tempo, e naquela época não havia fatos científicos que embasassem teorias de biogênese, portanto, se fez necessária uma explicação mística, o livro de Gênesis. O ser humano precisa acreditar em alguma coisa, ou suas perguntas serão mais númeras que as respostas. Mas basta uma teoria simples para poder acreditar em Deus: mesmo que a vida tenha surgido na Terra na forma de microorganismos, não deve ser obra do acaso esta evolução perfeita, e também esse bioma em equilíbrio e todos esses fatores que permitem a vida na Terra. Ao pensar por esta posição, pode-se então crer que há algo superior a nossa compreensão, algo que conduziu toda essa evolução, um deus, talvez.
2007-01-09 01:19:26
·
answer #10
·
answered by Dj JojO 2
·
1⤊
2⤋
Eh a Fé...
=*bjos.
2007-01-09 01:06:09
·
answer #11
·
answered by Nanynha 2
·
1⤊
2⤋