English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Talvez alguns católicos possam sugerir que não é correto adorar imagens mas é permitido orar aos próprios santos, que talvez sirvam de mediadores entre nós e Deus. Jesus, entretanto, afirma que ninguém pode chegar ao Pai senão através dele (João 14:6) e 1 Timóteo 2:5 é mais específica ainda, quando afirma: Pois há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos. Cristo é o nosso mediador porque é ele quem nos põe em contato com Deus. Ele pagou tudo que Deus exigiu pelos nossos pecados, a fim de que nós, pecadores, possamos orar assim: Pai Nosso que estás no céu...

Por que iria Deus nos dizer que Cristo é o único Mediador se fosse mentira e houvesse outros mediadores?
Um padre atreveu-se a discutir este verso comigo, numa entrevista na TV. Tentando fazer um grande sofisma neste verso, a fim de permitir aos Católicos orar aos santos, ele declarou: "Não é que estes santos possam responder imediatamente, mas eles pedem a Jesus, que por sua vez pede a Deus Pai, o qual responde a oração". Conhecendo, porém, a doutrina Católica, perguntei: "os santos são oniscientes e onipresentes, de modo a entender milhões de suplicantes no mundo inteiro, em todos os lugares e ao mesmo tempo?" Claro que ele teve de responder que só Deus é Onisciente e Onipresente e que os santos não podem ouvir nem entender todos aqueles suplicantes. Ao ver a implicação do que havia falado, tentou recuperar o dano, dizendo: "Deus Pai ouve as orações e dá aos santos o que eles pedem".

Lembre-se de que só Deus pode estar em toda parte, ao mesmo tempo, a fim de ouvir os milhares de orações vindas de todas as partes do mundo, ao mesmo tempo. Você pode encontrar uma razão melhor para não orar diretamente a Ele em primeiro lugar?
Deus nos ama e quer ser nosso amigo e nosso Pai. Ele quer que oremos diretamente a Ele, para termos comunhão com Ele, para honrá-lo e louvá-lo. Ele se sente menosprezado quando veneramos alguém ou alguma coisa que não seja Ele. A Bíblia nos diz que Ele é ciumento do nosso amor, e ajuda-nos a entender isso, ao dar-nos a ilustração de um marido que não quer que sua esposa saia com outros homens. O que estamos dizendo a Deus, quando voltamo-lhe nossas costas e oramos aos santos? É uma grande ofensa achar que Ele não é tão bondoso, atencioso e compassivo como os santos são.

Examinemos o exemplo, o qual literalmente centenas de italianos têm usado para mostrar-me porque deveria eu orar aos santos. Eles dizem: "Se você desejasse um emprego em certa fábrica, e seu tio fosse amigo do proprietário, você não iria diretamente à fábrica, mas pediria ao seu tio para falar com o proprietário em seu lugar". Nesta ilustração, o tio representa o santo e o proprietário da fábrica é Deus. A ilustração mostra que o santo, representado pelo tio, conhece e ama você, enquanto Deus, que é o dono da fábrica não o faz. A verdade é que Deus nos conhece e nos ama e pede que vamos diretamente a Ele em o Nome de Jesus, o único Mediador.
A Bíblia nunca afirma que santo algum, vivo ou morto, simpatize mais conosco do que Deus o faz, e nem sequer menciona a possibilidade de alguém orar para ou através dos santos. Ela contudo fala de Cristo: Com efeito, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas, pois ele mesmo foi ele provado em tudo como nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, então, com segurança, do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos graça como ajuda oportuna (Hebreus 4:15-16). Leia também Efésios 3:12. Ele sabe e se importa!
O próprio Cristo nos diz a quem devemos orar em Mateus 7:7-11, que começa assim Pedi e vos será dado... e termina assim Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem. A passagem de João 15:16 acrescenta que devemos sempre suplicar ao Pai em o Nome de Jesus: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu Nome, ele vos dê. Um estudo sobre orações na Bíblia lhe mostrará que tudo deve ser dirigido a Deus Pai, através de Jesus Cristo, e não aos santos que já morreram.

2007-01-08 23:47:01 · 13 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Podemos orar ao que quisermos.. Deus nos deu esse dom...

Eu me dirijo sempre a Deus... essa coisa de que não podemos falar com a Presidente da Republica, o Rei ou o Imperador, e temos que passar primeiro por ministros e bodegueiros do poder, é só aqui na Terra no dominio da politica e do poder...

Eu só me dirijo a DEUS... e como já li o que homens escrevem em livros sob a ameaça da espada ou pelos gordos salários do poder pagos para escrever, eu já nem volto a ler esses livros.

Para mim basta....

Um abraço

2007-01-08 23:56:53 · answer #1 · answered by Anonymous · 11 2

Eu rezo sim...mal não vai fazer...bjao

2007-01-09 07:53:24 · answer #2 · answered by Lica Louz 3 · 3 1

Algumas pessoas tem fé em santos, mas Deus é o único Salvador.

2007-01-14 09:49:05 · answer #3 · answered by Fatynha s. 2 · 1 0

1João 2
1 "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."

Vemos aqui que o cristão nascido de novo ainda pode pecar. Vemos também que o cristão não tem de pecar, pelo contrário, ele não deve viver pecando.
Para aqueles que caem no mesmo pecado, o remédio é confessar e abandonar esse pecado.
A garantia do perdão está no sangue de Jesus Cristo e no seu ministério celestial como nosso "advogado". Advogado (gr. parakletos) significa, nesse contexto, que Jesus intercede diante de Deus em nosso favor, à base da sua morte expiatória, do nosso arrependimento do pecado e da nossa fé nEle.

Assim, o único intercessor é Jesus Cristo. Na Bíblia não existe menção de que Jesus delegou aos "santos" alguma atividade intercessória. Isto é criação da Igreja Católica, ou seja, fez doutrina de homens.

2007-01-09 21:27:58 · answer #4 · answered by BomStarAki 5 · 2 1

Acho que cada um deve fazer a sua parte e com respeito, é isto que realmente Deus deseja para nós.
Independente da religião.

2007-01-09 07:53:49 · answer #5 · answered by Magoo_Merlim 3 · 2 1

Qualquer pessoa pode operar um milagre se for para o bem e tiver fé plena em Deus. Mas esta pessoa será apenas um instrumento na mão de Deus. É como atribuir à caneta a beleza das palavras escritas.
Acredito que santas são todas as pessoas que agem conforme o amor e os ensinamentos de Deus, só não acredito neste processo burocrático e humano, por isso falível de canonização do Vaticano.
Apenas Deus é capaz de decidir quem é santo (quem merece estar em sua presença para sempre) e quem não é.
Se Deus tivesse uma comunicação tão clara com os homens, não seria pra mandar adorar outros homens e sim para ajudar a aliviar o sofrimento dos inocentes que sofrem pelos erros dos próprios humanos.
Deus te ouve em todos os momentos, é seu Pai, está próximo de você. Pode falar com ele como você fala com um amigo ou com o seu pai mesmo.
Pedir ajuda a alguém (com o corpo material vivo ou morto) é sempre válido. É muito bonita a intercessão. Eu sempre oro pelos meus amigos e por minha família, mas por causa do amor que sentimos pelas pessoas e não porque temos mais poderes que ela.
Os mortos não estão mais próximos de Deus que nós.
No Céu, apenas Deus-Pai, Jesus e o Espírito Santo, assim como a virgem Maria que ascendeu aos Céus conduzida por seu Filho e a Milícia Celeste. Mas capaz de fazer com que os milagres aconteçam, só Deus em sua una e trina sabedoria suprema.
Um beijo e fique com Deus.

2007-01-15 13:25:06 · answer #6 · answered by Joyce 3 · 0 0

SE LER MELHORA A SAÚDE REZAR PODE FAZER MILAGRES

2007-01-14 21:51:04 · answer #7 · answered by Janáira 08. 7 · 0 0

Cara, devagar com o andor que o santo é de barro. Na descida todos os santos ajudam. Não adianta cobrir um santo e deixar outro descoberto. E os santinhos do pau ôco? Nem vem que não tem, "santa". O "santo" José, "pai" do JC: primeiro cornudo oficial da história. Descontente com a exploração do primeiro mundo, com um governo incompetente e corrupto, com a polícia bandida, com os bandidos engravatados? Vá se queixar ao "santo padre" que ele vai dar um jeito... um jeito de ficar ainda mais gordo e rico.

2007-01-14 09:50:08 · answer #8 · answered by zeca do trombone 5 · 0 0

Eu sou mais direta, oro ao Pai., mas não condeno quem usa intimidarios.

2007-01-14 08:22:26 · answer #9 · answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7 · 0 0

Jé perdi a conta de quantas vezes essa pergunta preconceituosa foi feita !

2007-01-09 09:34:37 · answer #10 · answered by Morgause 4 · 2 2

fedest.com, questions and answers