English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sabe diferenciar cristianismo puro e autentico das demais religiões?

2007-01-08 23:04:27 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Sou umbandista, provavelmente uma das religiões mais sincréticas do mundo.
A religião deve ser pura aos olhos de Deus, e não dos homens.
O purismo doutrinário é uma arma na mão da intolerância, do preconceito, do aparthaid.
O sincretismo aproxima, auxiliar na identificação e une crenças diversas mas com o mesmo fundo de verdade.
A Umbanda por ser sincrética permite-lhe entender e acolher o catolicismo, o espírita kardecista, os evangélicos, budistas, esotéricos, e demais credos.
Cristianismo Puro é fazer o que Cristo ordenou: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. e São Francisco de Assis ensinou Onde Houver ódio, que eu leve a Paz, onde houver ofensas, que eu leve o perdão.

2007-01-08 23:17:29 · answer #1 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 2 0

ETAPAS HISTÓRICAS E CAUSAS DO SINCRETISMO

1ª etapa: africana
Os cultos africanos, passo inicial da formação da Umbanda, foram extremamente influenciados pelos povos que dominaram a África desde 900 a.C.. Os egípcios, indianos, cartagineses, romanos, vândalos, bizantinos, árabes, turcos, etc., deixaram "marcas" de sua influência nos chamados "puros" cultos africanos. Podemos exemplificar citando o turbante (origem indiana), o pano da costa (origem árabe) e a figa (origem turca) como sinais lógicos da presença desses povos dominadores.

2ª etapa: escravatura no Brasil de 1530 a 1888
As bases da Umbanda no Brasil começam por volta de 1530 com a escravatura desordenada e em massa de diversos cultos, nações e línguas de negros africanos, ocasionando uma mistura de concepções religiosas.

3ª etapa: influência espírita de 1888 em diante
O espiritismo chegou ao Brasil por volta de 1873 e contribuiu, na formação da religião umbandista, com sua influência doutrinária e explicativa dos fenômenos mediúnicos, do karma, da reencarnação, do conceito de espírito-guia e da evangelização da religião através do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" de Kardec.

http://www.obara6a.ubbi.com.br/pagina2.html



4ª etapa: ocultismo e filosofia oriental. Origem da Umbanda no Brasil.


--------------------------------------------------------------------------------

A Umbanda é, portanto, o produto de uma evolução religiosa. Suas origens encontram-se nas filosofias orientais, fonte inicial de todos os cultos do mundo civilizado. E a sua implantação, em nossa terra, deu-se com a fusão das práticas, dos conceitos e das crenças dos negros, do branco e do índio. Toda essa complexa mistura, que o leigo chama de baixo espiritismo, "macumba" e magia negra, era a situação existente, quando surgiu um vigoroso movimento de luz, ordenado dos planos espirituais superiores, feito pelos espíritos que se apresentavam como caboclos, pretos-velhos e crianças. O termo Umbanda, que eles implantaram no meio para servir de bandeira a essa poderosa corrente, é um termo sagrado que significa, num sentido mais profundo, o conjunto das leis de Deus.

http://www.obara6a.ubbi.com.br/pagina2.html


--------------------------------------------------------------------------------

Nas atividades dos vários segmentos do Sincretismo Religioso são realizados trabalhos muito úteis, numa primeira fase dos problemas humanos e espirituais. Todavia, para uma aprendizagem libertadora a geratriz de cabedal de luz, o conhecimento espírita constitui o repositório de sabedoria que ampara o indivíduo e o impulsiona montanha acima, no rumo dos acumes.

De acordo com a respota que eu dei confunde muitas doutrinas, a bíblia entre outras coisas e sei sim diferenciar o verdadeiro cristianismo, porém infelizmente por causa desse sincretismo não há o verdadeiro cristianismo de fato!
Espero ter te ajudado!


http://www.guia.heu.nom.br/sincretismo_religioso.htm

2007-01-09 07:19:25 · answer #2 · answered by Isis Naura 3 · 2 0

Seja meu imitador como eu sou de Cristo.
Cristianismo é a "religião" que vai substituir o EVANGELISMO em breve. Esse negócio de rancar dinheiro dos irmãos vai acabar...

2007-01-16 16:44:10 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O sincretismo religioso é definido como a fusão de duas ou mais crenças religiosas. No Brasil, mais notadamente na Bahia, surgiu como refúgio dos negros que assim podiam exercer seu culto, proibido na época, de forma dissimulada, fingindo estar adorando os santos católicos enquanto, na verdade, veneravam suas próprias entidades.

2007-01-14 08:14:30 · answer #4 · answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7 · 0 0

Noronha
Você já se deu ao trabalho de contar a quantidade de religiões que existem no mundo? Eu não fiz isto, mas nós sabemos que são muitas, não é mesmo?
E todas elas são concordantes entre sí? Claro que não.
Umas acreditam em reencarnação, outras em ressurreição. Umas em Buda, outras em Cristo e ainda outras em espíritos.
E vai, por aí afora.
Se uma é a luz, as outras são as trevas.
No meu entendimento, só existe uma única religião correta, que realmente religa a criatura a Deus. Assim, se a minha religião é a minha luz, como posso compartilhar com as trevas?

A Bíblia confirma em 2ºCoríntios 6
14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;
18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

Diante de Deus, há apenas duas categorias de pessoas: as que estão em Cristo e as que não estão.
O crente, portanto, não deve ter comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque tais relacionamentos corrompem sua comunhão com Cristo.
Neste contexto estão as sociedades nos negócios, as ordens secretas (Maçonaria), namoro e casamento com incrédulos.
A associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o
mínimo necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao incrédulo o caminho da salvação

2007-01-09 20:49:49 · answer #5 · answered by BomStarAki 5 · 0 0

O cristianismo é em si um sincretismo, fruto da fusão de algusn ensinamentos de Cristo com as religiões judaicas, mitraicas, babilônica, zoroastrismo e do Sol Invicto...

2007-01-09 17:01:16 · answer #6 · answered by Advicer 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers