Como se adquire a doença?
De quatro formas:
Por ingestão de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita. Mais comum no nosso meio.
Por ingestão de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada), mais comum na Ásia.
Por transmissão intra-uterina da gestante contaminada para o feto (vertical).
Uma quarta forma de transmissão pode ocorrer através de órgãos contaminados que, ao serem transplantados em pessoas que terão que utilizar medicações que diminuem a imunidade (para combater a rejeição ao órgão recebido), causam a doença.
2007-01-08 12:27:22
·
answer #1
·
answered by Rafael Gomes 2
·
0⤊
0⤋
idiosincr...,domina o assunto e respondeu bem,eu peguei pedalendo sem óculos de proteção,quando vemos um ciclista com aqueles óculos transados achamos que é frescura,mas não é no meu caso esse descuido causou a perda de90% da visão direita,olhando não se nota mas esse foi o preço que paguei,e tudo pode ter ocorrido por um pelo ou pena de animal ou ave.abraço.
2007-01-08 12:38:54
·
answer #2
·
answered by garça 2
·
1⤊
0⤋
como se infecta?
2017-03-31 13:18:36
·
answer #3
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Comendo carne crua ou mal cozida. Comendo frutas, verduras ou legumes crus sem lavar. Beber água sem filtrar ou sem ferver. ...
2007-01-12 12:20:33
·
answer #4
·
answered by รэµφเя∂๏я ล∂เяลφяลм 7
·
0⤊
0⤋
é uma doença infecciosa pode ser encontrada nas fezes do gato e outros animais contaminados, apenas o contato com o gato não transmite a doença e sim o solo por ele contaminadO.
sintomas.
são variados depende da imunidade do paciente o inicio varia em torno de30 dias após a contaminação.
-febre, manchas pelo corpo parecidas com sarampo e rubéola
-ínguas (linfadenite) mais localizadas no pescoço
-dificuldade para enxergar podendo terminar em cegueira
-infecção neonatal, transmissão da gestante para o feto
-em casos de cancer e aids a doença se apresenta de forma mais grave, causa lesões no sitema nervoso, pulmões, coração e retina.
2007-01-12 10:17:12
·
answer #5
·
answered by luna 3
·
0⤊
0⤋
Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gandii. É encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de animais e pássaros no mundo todo. Adquire-se pela ingestão de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos. Os sintomas variam em quem tem o sistema imunológico muito comprometido e os que os tem normal. Para aqueles com sistema imunológico normal os sintomas principais são os linfódonos ou gânglios linfáticos aumentados. São as chamadas ínguas que podem ocorrem em qualquer parte do corpo onde existam gânglios: inguinal, axilas, pescoço. Pode também ser acometido de febres, dores musculares e articulares, dores de cabeça e alterações visuais se houver comprometimento da retina. Os sintomas para aqueles cujo sistema imunológico esteja baixo, são bem mais graves. Afeta o cérebro, pulmões, olhos e coração.
2007-01-10 02:36:44
·
answer #6
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Ao se ingerir ovos presentes nas fezes dos animais contaminados, particularmente gatos.
Comendo de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada).
Por transmissão intra-uterina quando a mãe está contaminada.
Órgãos contaminados ao serem transplantados tb podem passar a doença...
2007-01-08 12:37:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Rafael definiu muito bem as formas de transmissão. Quanto aos sintomas, a maior parte das pessoas é assintomática, isto é, não sente absolutamente nada. Outras apresentam problemas de visão. O grande problema da toxoplasmose é durante a gravidez, pois pode provocar abortamento. Por isso o exame de toxoplasmose tem que constar da 1ª bateria de exames de pré-natal.
2007-01-08 12:31:28
·
answer #8
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋
TOXOPLASMOSE
A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.
O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e humidade do meio ambiente.
TRANSMISSÃO:
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados - em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
PROGRESSÃO / SINTOMAS
O Taquizóito é a forma activa no Homem e nos hospedeiros intermediários, com 5 micrómetros. Invade as células humanas e lá se reproduz por mitose, principalmente nos macrófagos, células musculares e cerebrais. Após ruptura da célula, os parasitas descendentes saiem para o exterior e invadem novas células. Na maioria dos casos o sistema imunitário entra em acção e destroi todos os parasitas livres, contudo não detecta aqueles poucos que enquistaram. Os individuos com sistemas imunitários saudáveis são geralmente assimptomáticos. Em individuos com SIDA/AIDS a infecção é grave, com toxoplasmose não controlada e cerebral. Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gravidezes), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a malformações em um terço dos casos, mas se a infecção tiver sido antes do inicio da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.
Os cistos são aqueles parasitas que aleatóriamente assumiram a forma de bradizoito, e em vez de se reproduzir rapidamente, formaram antes estruturas derivadas da célula que infectou, forte e resistente, cheia de liquido e onde o parasita se reproduz lentamente. Os cistos crescem e podem afectar negativamente as estruturas em que se situam, mais frequentemente músculos, o cérebro, no coração ou na retina, podendo levar a alterações neurológicas, problemas cardiacos ou cegueira, mas geralmente sem efeitos nefastos. Os cistos permanecem viáveis por muitos anos, mas não se disseminam devido à imunidade eficaz ganha pelo portador, inclusivé contra mais oocitos que possam ser ingeridos. Se o individuo desenvolver ou for medicado para imunodeficiência, como após transplantes de orgãos, doenças autoimunes ou na SIDA/AIDS, as formas activas podem ser reactivadas a partir dos cistos, dando origem a problemas sérios, com sintomas como exantemas (pele vermelha), pneumonia, meningoencefalite com danos no cérebro e miocardite, com mortalidade alta.
DIAGNÓSTICO / TRATAMENTO:
O diagnóstico é pela sorologia, ou seja, detecção dos anticorpos especificos contra o parasita (incluindo tipos de anticorpos, como IgM, que só existem nas fases agudas).
Na maioria dos casos não é necessário tratamento já que o sistema imunitário geralmente resolve o problema. Na gravidez ou em imunodeprimidos usa-se espiramicina, pirimetamina, sulfadiazina.
PREVENÇÃO:
As mulheres grávidas devem evitar o contato com animais e carnes cruas e mal cozidas durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água a ferver frequentemente, e nunca tocadas por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada e não lhes permitir caçar animais selvagens também reduz o risco.
2007-01-08 12:29:01
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pela urina dos ratos,febre ,prostaçao
2007-01-08 12:24:16
·
answer #10
·
answered by gilmor 3
·
0⤊
0⤋