English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nas laterais internas e externas do dente seria colocar a escova a 45º, vibrando com movimentos curtos na cavidade entre a gengiva e dente, depois movimentando a escova no sentido da ponta (parte de cima) do dente? A idéia desta técnica é limpar a gengiva, retirando o tártaro, pois dizem que só o movimento de vai-e-vem não limpa bem, chegando até a comprimir restos pequenos de comida na gengiva, acumulando. Só seria indicado o movimento de vai-e-vem para parte de cima do dente, em vez da técnica de 45ª (inviável para parte de cima). Gostaria que alguém com conhecimento profissional (dentista) ou boa leitura profunda sobre higiene bucal pudesse fazer comentários sólidos. Obrigado!

2007-01-08 09:21:54 · 8 respostas · perguntado por Fayol 2 em Saúde Odontologia

8 respostas

Bom, uma boa higiene bucal, começa com o uso do fio dental, q deve ser usado TODOS OS DIAS.
Após o fio, deve-se colocar pouca pasta na escova, incliná-la a 45 graus e fazer movimentos de círculos de 2 em 2 dentes, sem força. O mesmo deve ser feito na parte interna (de trás) dos dentes. Na parte em que mastigamos, ou seja a Oclusal, pode-se fazer o movimento de vai e vem. Termine escovando a língua, segure a ponta dela com a ponta dos dedos, aperte firme e não terá ânsia de vomito. Coloque a escova na parte de trás da língua e venha "varrendo" sempre neste sentido. Depois enxague bem, e use um bom Enxaguatório bucal (bochecho).

2007-01-08 12:02:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Escovar todos os dias
de manha, de tarde e de noite
apos as refeiçoes
nao comer doces e mastigar bem devagar

2007-01-11 13:46:02 · answer #2 · answered by cristal9deluz5 6 · 0 0

Dicas de Higiene Bucal II
A escovação

A escova dental é o mais eficaz e o mais utilizado intrumento para a higiene bucal. Com a orientação do profissional, vocês devem escolher a escova ideal e a técnica à ser indicada.

O fundamental é que a escova não traumatize os músculos da bochecha e da língua, e que atinja os dentes do fundo da boca. É importante que ela possua cerdas da mesma altura, arredondadas e macias. O cabo reto é recomendado, porque oferece um bom apoio e bom sentido direcional no momento da escovação.

OS OBJETIVOS DA HIGIENE BUCAL:

Remover a placa que se acumula sobre o complexo dentoperiodontal;
Previnir a formação de tártaro;
Reduzir a flora microbiana estagnada;
Estimular a irrigação sangüínea;
Aumentar a massagem gengival.

A escova deve ser lavada após cada uso em água corrente e guardada em local limpo. Em geral deve ser trocada a cada 2 ou 3 meses de uso; devemos sempre estar atentos com relação as cerdas, pois quando estão amassadas e tortas, não alcançam seu objetivo, limpar.

Com relação ao uso da pasta, é importante que durante o treinamento da técnica de escovação, procure não usar pasta para poder analisar melhor os movimentos.

Quando vamos escovar os dentes, não é necessário colocar uma grande quantia de pasta, não é a pasta que limpa os dentes, e sim a escova, a pasta apenas deixa na boca o seu sabor e uma pequena liberação de flúor.

O ideal é você escovar seus dentes, sempre após as refeições. Caso isto não seja possível, o mínimo que você pode fazer para tentar manter uma boa higiene bucal, é limpar os dentes antes de dormir da maneira correta. Assim as placas não se aproveitarão do seu sono para ficar atacando seus dentes durante a noite toda.

Lembre-se que o fundamental não é o número de vezes que se escova os dentes, mas sim a sua eficiência em remover as placas.

Uma higiene bucal bem feita só será conseguida quando dedicarmos cerca de 5 minutos para a escovação. Mas enquanto estiver aprendendo, você precisará de no mínimo7 à 10 minutos.


Para que todos os dentes sejam escovados, é necessário seguir uma trajetória contínua e padronizada. Comece sempre escovando pela arcada superior, no seu lado direito, a partir do último dente junto a bochecha, percorrendo todos os dentes tanto nas suas faces externas como internas.

Não se esqueça da superfície de cima dos dentes- região que corta e tritura os alimentos. Por último escove também a língua, isto também é muito importante e faz parte de uma boa higiene bucal.

Procure escovar num local com boa iluminação e sempre na frente do espelho, para ir verificando a posição da escova e a freueência dos movimentos.

Veja o site que é muito bem ilustrado!
http://www.saudevidaonline.com.br/odontonline/prev6.htm

2007-01-10 21:38:45 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

A melhor técnica de escovação dos dentes é aquela que atinge todas as faces dos dentes, independente da inclinação da escova pois as bocas têm diferentes conformações e tamanhos. Às vezes o que é possível fazer em uma boca não o é em outra. Então das 5 faces que o dente possui, 2 que são as proximais você não consegue atingir totalmente com a escova portanto o fio dental é indispensável para a higienização desse espaço. Outra observação é de que a escovação tem que atingir também as gengivas para estimulá-las e prevenir doenças periodontais e o sentido deve ser sempre da gengiva para o dente e nunca o contrário ou na horizontal.

2007-01-09 09:52:05 · answer #4 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Não há uma técnica específica realmente efetiva para a escovação. Diria que o mais eficiente seria a combinação das técnicas de "Hirschfeld' e de "Bass" (descrita na pergunta).

Conforme a posição das estrias do esmalte dental (verticais ou horizontais), será mais efetiva uma ou outra técnica. Entretanto, no caso da técnica de Bass, sempre evite compressão excessiva das gengivas, pois isso pode causar a retração delas.

Escovas macias são mais recomendadas e, seja qual for a escova, descarte-as quando as cerdas tornarem-se muito curvas, pois nesse caso as cerdas não tocarão adequadamente a superfície a ser higienizada.

O fio dental é tão importante quanto a escova e deve ser utilizado todos os dias. Lembre-se, a escova não alcança o espaço interdental (entre dentes).

Evite pastas muito abrasivas (por exemplo, aquelas que contenham bicarbonato de cálcio) e evite também aquelas que clareiem os dentes pela ação de peróxidos. Esses tipos de pasta podem ser usados apenas por curto período.

Consulte um dentista para saber se você necessita uma "limpeza" para a remoção de cálculo dental (tártaro).

2007-01-08 21:29:31 · answer #5 · answered by Sergio Bonilha 2 · 0 0

Póe um pouquinho de creme dental (não muito), na ponta do dedo indicador direito (se não for sinistronomo). Esfregue a ponta do dedo indicador nos dentes, em movimentos circulares. Naõ esqueçe os dentes do fundão. Enxague bem a boca com água (limpa de preferencia). E pronto!

2007-01-08 17:41:28 · answer #6 · answered by Cesar_Ctba 3 · 0 0

escove nas laterais em cima e atrás obs(passe a escova pelo meno umas 7 veses no mesmo lugar)

2007-01-08 17:37:29 · answer #7 · answered by GT-3000 4 · 0 0

Não detenho conhecimento profissional. Entrementes, considero suas colocações verdadeira aula de escovação.
Sinto-me mais esclarecido após esta leitura.

Só tenho a agradecer.

2007-01-08 17:30:57 · answer #8 · answered by Cláudio 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers