Segundo alguns filósofos existencialistas contemporâneos, o suicídio é o maior problema filosófico. A vida é absurda, uma bolha vazia no mar do nada, e é uma questão séria quanto à sua continuação ou não. Cebes perguntou a Sócrates por que, se a morte era tão bem?aventurada, o homem não poderia ser seu benfeitor. 0 materialista romano, Lucrécio, argumentava que a morte era nada, e, seguindo ele, alguns concluíram que o suicídio é uma opção viável para a levar a efeito a felicidade desta condição de nada.
Outros filósofos notáveis, tais como Schopenhauer soaram notas pessimistas, que mais do que flertam com o suicídio. E a julgar pelo número crescente de suicídios e tentativas de suicídios pelos homens contemporâneos, o suicídio é uma opção viva para um número considerável de pessoas.
Naturalmente, a questão ética não é aquilo que os homens estão fazendo, mas, sim, o que devem estar fazendo. Daí, a pergunta aqui não é porque os homens se suicidam, mas se devem fazê?lo, a quando.
A. O Suicídio para Si mesmo
Há duas razões dominantes para o suicídio, ou tirar a própria vida: pode ser feito para si mesmo, ou pode ser feito em prol dos outros. 0 primeiro será chamado suicídio egoísta. Em qualquer ocasião, é moralmente certo tirar a própria vida nos seus próprios interesses? Ou, ainda mais basicamente, tirar a própria vida é, em qualquer tempo, realmente do interesse da pessoa?
2007-01-07
22:35:41
·
20 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Para certas pessoas a vida se torna um fardo... infelizmente algumas não conseguem sair do problema, resolver as suas divergências com a vida. São pessoas que necessiatam de tratamento psicológico.
Outras estão doentes e não têm perspectivas de cura para doenças terminais... necessitam de apoio e produtos que lhes aliviem as dores...
Mas há casos extremos de desengano médico comprovado em que não elimino por completo a hipótese de ser viável eticamente a interrupção da vida própria de forma consciente.
Um abraço
2007-01-07 23:01:45
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
12⤊
0⤋
Você já ouviu falar em livre arbítrio? Eu acredito que a partir do momento em que a pessoa sente que sua vida não faz nenhum sentido e depois de longa meditação chega a conclusão que nada mais lhe resta, que não existe um amanhã e ai nesse caso é claro, vem o fator coragem, determinação, pois no meu entender a pessoa que tira a própria vida não é um covarde, muito pelo contrário, é muito corajoso. Dai a opção é dela, a vida é dela, porque não? Se você não tiver direito a tirar sua própria vida, que direito você acha que tem? O de viver? Será que a pessoa quando chega a esse ponto esta vivendo?
2007-01-08 06:59:29
·
answer #2
·
answered by mora1238 2
·
3⤊
0⤋
Suicídio tem que sem pra si mesmo. Não tem outro meio.
Esse ato é de pura insanidade, falta de opção e de insegurança e ainda, depressão profundíssima.
A pessoa não pensa, tudo que ela vê, são trevas, caminhos tortuosos, um mundo cheio de lágrimas, desesperos e crueldades. A cabeça não reage, o corpo fica inerte, as pessoas ficam imcompreensíveis o mundo fica insuportável.
Covardia?
Pode ser, mas, o que mais me chama a atenção é a insegurança em si próprio e nas suas atitudes diante do mundo.
É fácil rotular de covarde uma pessoa que tenta contra a própria vida, mas o que não sabemos é o que essa pessoa está passando, não sabemos como ajudar, pois essa pessoa se fecha para as outras pessoas por medo, incapacidade de compreensão e confiança.
É complexo e muito doloroso.
Que Deus abençoe essas pessoas.
Beijinhos de CSI...................
2007-01-08 06:47:46
·
answer #3
·
answered by Lucy Lee 6
·
2⤊
0⤋
quando você chega a um ponto em que vê que a vida não tem sentido,em que não consegue se realizar,vivendo por viver,o suicídio começa a se tornar uma idéia permanente
2007-01-09 15:22:33
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
1-Como o Estado, as religiões e ninguém têm o direito de legislar sobre a minha vida.
2-Já que eu prefiro morrer a ter que virar uma múmia.
3-E quando eu não tiver mais qualidade de vida... Nada será mais natural do que eu buscar uma qualidade de morte.
4-Para que fique provada que o meu suicídio não será uma loucura... Ou alguma influencia do personagem mitológico rotulado de Diabo... Estou informando a quem possa se interessar que, vou me suicidar assim que terminar o prazo de validade do meu corpo...
2007-01-08 08:02:00
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Para mim,suicídio,não é nem covardia,ou imoral,ilegal,questão de livre arbítrio,ou crime;e sim um ato de desespero quando se está com uma depressão muito profunda,e tardiamente tratada.
Quem pode julgar ou condenar alguém que se encontra fora de seu juízo perfeito,doente,desequilibrado,sem esperança.Por conta dessas coisas,não tenho uma fé cega,ou me filio a nenhuma religião,enquanto esse mito do pecado e suicídio não for desfeito.Acredito,num "ser" superior a nós,mas as religiões,toleram muito pouco os atos humanos,como o próprio suicídio, e o pecado.Outras coisas,que não admito,é a existência de um inferno,um juízo final,condenações diversas,que me desiludem.O ser humano é falível,comete erros,transgride,porque é humano,e potanto imperfeito ainda. Não sou materialista,mas mas não posso aceitar pré julgamentos.nada sabemos de realmente concreto.Estudo,e procuro respostas,mas ainda não estou convicta de nada.O suicídio é ,enfim, questão para a psiquiatria.
2007-01-15 12:20:06
·
answer #6
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
Falta de amor proprio, pois vivre é bom, ou puro desespero.
2007-01-15 09:21:19
·
answer #7
·
answered by maluco 2
·
0⤊
0⤋
Acho que covarde por que não conseguiu enfrentar seus dilemas aqui no planeta ....e corajoso no ato em si...pois é preciso ter coragem para conseguir tal feito. Mas fico pensando em quantos não conseguem na tentativa , por serem socorrridos , e acabam aleijados , ou presos em cadeiras de rodas , ou dependentes de drogas pelo resto da vida??
Por outro lado vejo doentes terminais , e fico tentada a achar que seria viável que tentassem morrer sim....pois a gama de sofrimento é ultrajante. Logo a seguir penso na frase que ouvi minha vida toda : " Deus não dá mais do que possa suportar ..." e penso ...então ele ( esse doente) ainda é capaz de ir levando.
E vem então a minha religião , sou kardecista e segundo o que acredito não se deve tomar a vida , seja nossa ou de ninguém. Deus nos deu a oportunidade de encarnar e poder evoluir e pedirá contas do corpo que a nós foi emprestado para que se cumprisse a missão de vir e aprender . Acredito em reencarnação , só assim acho respostas para tantas dúvidas e segundo o que leio , quem se suicida paga muito caro por seu ato , fica por muito tempo preso num lugar de sofrimento maior até do que supunha ter aqui , encarnado....Portanto não acho que seja uma boa idéia cometer suicídio. Se cuide
2007-01-15 09:14:48
·
answer #8
·
answered by Estrelinha 6
·
0⤊
0⤋
No Brasil, o suicídio, considerado assassinato é contra a lei e um suicida frustrado se vê às voltas com processos judiciais. Não acredito que o suicídio seja um exterminador de problemas, mas não concordo com não termos à ele o direito legal.
O aumento do suicídio se deve ao período de desenvolvimento científico-tecnológico que vivemos, em contraste com o materialismo e imediatismo gerado por essas conquistas (em rítmo acelerado comparando-se com a história do homem na terra), fazendo com que haja uma retroacão no plano moral e espiritual (ou, para os que preferirem, valores internos, tais quais amor, felicidade, aceitacão).
Assim, o homem menos precavido, menos preparado, pode-se ver oprimido por essa evolucão desequilibrada. Ele vê conquistas, mas tudo o que de material havera conquistado, não lhe dá o devido bem-estar que dele esperava, ou ainda, não encontra o que procura por não haver o homem evoluído no quesito espiritual e moral, e ao procurar no material, aí também se encontra incapaz de o conseguir. É isso o que leva ao suicídio, em sua base.
Como já afirmei, para mim o suicídio não o livra desses problemas, apenas o leva a retomar toda uma esfera, passar pelas mesmas agonias, tantas vezes se faca necessário para que se aprenda o caminho da superacão. Então, para mim o suicídio, jamais seria válido, mas não condeno quem o pratica, pois cada um tem seu rítmo de aprendizagem, a cada um cabe o arbítrio de o fazer, e acima de tudo, acho um absurdo ser considerado crime punível pela lei.
Curiosidade: Em países como por exemplo, a Suécia, é legítimo praticar-se o aborto em qualquer idade e por qualquer motivo. A mulher ou mesmo a menor em questão faz o pedido, o médico executa o assassínio e manda a conta para o governo. Tudo bem! Mas lá é também crime, se esse assassínio for cometido contra si mesmo...
2007-01-13 18:29:23
·
answer #9
·
answered by Dominich 4
·
0⤊
0⤋
segundo o codigo civil a nossa vida não pertece a nos mas sim a sociedade se nos a tirarmos comentemos sim um crime
2007-01-08 07:20:39
·
answer #10
·
answered by Gustavo 3
·
0⤊
0⤋