English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Durante aquele verão escaldante, a equipe arqueológica estivera trabalhando na escavação das ruínas da antiga cidade israelita de Dan, na alta Galiléia. Com cuidado, Gila Cook, o topógrafo do grupo, desenhava a planta das muralhas e da praça calçada de pedras, diante do que fora a entrada principal da cidade.

Nesse momento, quando os raios do sol vespertino batiam oblíquos sobre uma das muralhas de pedra recém-escavadas, Cook notou algo estranho. Na ponta exposta de uma das pedras de basalto, viam-se letras gravadas. Cook chamou logo o chefe da equipe, Avraham Biran, do Hebrew Union College de Jerusalém. Quando o arqueólogo veterano se ajoelhou para examinar a pedra, seus olhos se arregalaram. "Meu Deus!", exclamou. "Uma inscrição!"

A pedra foi identificada como parte de um monumento, ou estrela, datada do século 9º a.C. Aparentemente, comemorava a vitória do rei de Damasco sobre dois inimigos: o rei de Israel e a Casa de Davi.

A referência histórica a Davi caiu como uma bomba. O nome tão conhecido do antigo rei guerreiro de Israel, figura central do Velho Testamento e antepassado de Jesus segundo o Novo, nunca fora encontrado em nenhum documento antigo além da Bíblia. Ele era considerado um personagem lendário pelos mais céticos. Agora, por fim, ali estava uma inscrição feita não por um escriba hebreu, mas por um inimigo dos israelitas, pouco mais de um século após a suposta época em que Davi vivera. Essa descoberta, feita em 1993, parecia corroborar a existência da dinastia do rei e, por extensão, a dele próprio.

A descoberta de uma inscrição ou de um artefato pode comprovar, ou desmenti, determinada passagem das escrituras. Ainda que de formas extraordinárias, a arqueologia moderna vem confirmando o núcleo histórico do Velho e do Novo Testamento, sustentando partes centrais de histórias bíblicas importantes.

A ERA DOS PATRIARCAS

O livro do Gênesis traça a linhagem de Israel até Abraão, o nômade monoteísta que, conforme Deus prometeu, seria "o pai de uma multidão de povos" cujos filhos herdariam a Terra de Canaã. A promessa divina e a identidade étnica de Israel foram transmitidas de geração a geração - de Abraão a Isaac e a Jacó. Tangidos pela fome, Jacó e seus filhos - progenitores das 12 antigas tribos de Israel - foram forçados a abandonar Canaã e a migrar para o Egito.

A arqueologia moderna não encontrou nenhuma prova direta que confirmasse o relato bíblico. Mas isso não causa surpresa a estudiosos como Barry J. Beitzel, professor de línguas semíticas e do Velho Testamento na Trinity Evangelical Divinity School, no estado americano de Illionois. Essas são apenas "histórias familiares" de um nômade desconhecido e seus descendentes, diz Beitzel, e não história geopolítica do tipo que costuma ser preservada nos anais de um reino.

Kenneth A Kitchen, egiptólogo e orientalista agora aposentado pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, sustenta que a arqueologia e a Bíblia "se harmonizam" quando descrevem o contexto histórico das narrativas dos patriarcas. Na passagem do Gênesis 37:28, por exemplo, José um dos filhos de Jacó, é vendido como escravo por 20 moedas de prata. Kitchen assinala que esse era o exato preço de escravo naquela região, no período compreendido entre os séculos 19 e 17 a.C., como ficou comprovado por documentos recuperados na região que é hoje a Síria e o Iraque.

Outros documentos revelam que o preço de escravos subiu de forma contínua nos séculos seguintes. Se a história de José foi inventada por um escriba judeu do século 6º, como sugerido por alguns céticos, por que o valor citado não corresponde ao preço da época? "É mais razoável supor que a informação da Bíblia reflita a realidade", diz Kitchen.

2007-01-07 21:55:42 · 20 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

20 respostas

A Biblia tem razão em muitas coisas .. noutras aponta para a razão.. noutras falha completamente...

È um livro escrito com base em tradição oral do passado numa forma adaptada...

Um abraço

2007-01-07 22:05:08 · answer #1 · answered by Anonymous · 12 2

A Bíblia é sempre a mesma......Aqui no Brasil ou em qualquer canto do mundo...Não há acrescimento de nenhuma palavra!!!!Com certeza diz toda a verdade!!!!É triste ver que ainda existem dúvidas....

2007-01-08 07:42:11 · answer #2 · answered by Angel 2 · 1 0

Há uma intensa preocupação entre os adeptos de algumas religiões em querer que a Biblia seja provada cientificamente. A ciencai é uma linguaggem como as outras, nos ajuda a desvendar o mundo,mas não é melhor do que as outras. A preocupação emquerer que a Biblia seja provada cientificamente, ao meu ver, demonstra um desconhecimento sobre a ciencia.
As repsostas não podem ser vistas de forma absoluta.

2007-01-08 06:33:19 · answer #3 · answered by antonio p 1 · 1 0

Deus nunca se preocupou em provar que a Biblia é a verdade
A Biblia é a verdade para quem cre nela. Se uma pessoa não crê, não fará diferença alguma, pois ela continuará sendo a verdadeira Palavra de Deus

2007-01-08 06:08:18 · answer #4 · answered by FRANÇA - mais que vencedor 4 · 1 0

A intenção de escrever em um livro, as passagens de Jesus pela terra, foi boa, mas foi escrita por simples mortais.

Esse foi o erro, e depois disso, foi traduzida em milhares de línguas, onde existem palavras introduzíeis. Ai outro erro. O tradutor, coloca no lugar daquela palavra, alguma coisa que vem na cabeça dele.

E sabemos que para um bom entendedor, um "pingo" é letra.

Ai muda tudo. E assim foi com o passar do tempo, cada um entendendo de um jeito, cada um traduzindo de um jeito, e hoje vemos as diversas religiões se degladiando e tentando ganhar público, como fazem os anúncios publicitários.

2007-01-15 08:49:14 · answer #5 · answered by Seletivo 4 · 0 0

VGFRANCA2....estou contigo nessa!!!

2007-01-15 08:22:13 · answer #6 · answered by Lalinha 1 · 0 0

sempre

2007-01-15 01:44:20 · answer #7 · answered by gata2010 4 · 0 0

O DIA QUE A HUMANIDADE DESCOBRIR A VERDADE SEREMOS MELHOR, A BÍBLIA E UM CAMINHO EM BUSCA DA VERDADE
A MAIOR VERDADE E A VIDA E NÃO SABEMOS CONHECER ESTA VERDADE

2007-01-14 21:28:39 · answer #8 · answered by Janáira 08. 7 · 0 0

Olá! Sim, a Bíblia só relata a verdade. Até os cientistas a estão consultando para aprenderem com e através dela. Ela está servindo de guia para que os arqueólogos descubram a real localização de cidades antigas inclusive de eventos antigos. No museu do Cairo estão inscrições em pedra que relatam a perseguição de Faraó contra Moisés e seu povo através do Mar Vermelho e outra pedra mostra os egipcios sendo submersos pelas águas do Mar ... e ainda tem alguns que pensam que a Bíblia é estorinha prá bobo!!!! Que coisa. Deus não precisa provar nada, ELE já fez tudo por nós. Mas, seu imenso amor preservou evidências que permanecem inalteradas e estão sendo encontradas para nos ajudar a crer. Bjs, Koritcha

2007-01-14 00:27:21 · answer #9 · answered by Koritcha 3 · 0 0

A verdade carece de comprovações a luz da razão. A bíblia é a reunião de vários escritos de variadas épocas, escritos por pessoas de boa e de má índole, esses escritos foram reunidos também por pessoas de boa e má índole, contudo há fatos verídicos e fatos falsos, que não se sustentaram no decorrer dos séculos. Acho que devemos separar o joio do trigo, a luz da ciência e da razão.

2007-01-13 15:02:05 · answer #10 · answered by Elias 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers