O Tetragrama YHVH (também conhecido simplesmente por tetragrama), latinizado para JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes - sozinho ou em conjunção com outro "nome" - no Texto Massorético do Antigo Testamento.
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), YeHVah ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas
mportância de usar o Nome Divino
Muitos peritos e tradutores actuais da Bíblia advogam que se siga a tradição de eliminar o nome distintivo de Deus. Não só alegam que a incerteza a respeito da pronúncia do Tetragrama YHWH justifica tal proceder, mas também sustentam que a supremacia e a existência ímpar do Verdadeiro Deus tornam desnecessário que Ele tenha um nome específico para se identificar dos "demais deuses". Tal conceito não encontra apoio na Bíblia, quer seja no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento.
O Tetragrama YHWH ocorre 6 828 vezes no texto hebraico da Biblia Hebraica de Kittel (BHK) e da Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A própria frequência do aparecimento do Tetragrama já atesta a sua importância. Seu uso em todas as Escrituras ultrapassa em muito o de quaisquer nomes-títulos, tais como "Soberano Senhor (em hebr. Adhonaí)", "o [Verdadeiro] Senhor" (em hebr. Ha Adhóhn), Altíssimo (em hebr. Elyóln) "o [Verdadeiro] Deus" (em hebr. Ha Elohím) e "Deus" (em hebr. Elohím).
É digno de nota a importância atribuída aos próprios nomes no Novo Testamento entre os povos semíticos. O Prof. G. T. Manley indica: "O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem pertence. ... Quando uma pessoa coloca seu nome numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar sob sua influência e proteção." (Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas, 1985, pág. 430. Veja alguns exemplos disso em Génesis 27:36; I Samuel 25:25; Salmos 20:1 e Provérbios 22:1.) Para a denominação religiosa Testemunhas de Jeová, conhecer e divulgar o nome pessoal de Deus é considerado muito importante.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeova
Na língua hebraica, o nome de Deus é escrito הוהי. Estas quatro letras, lidas da direita para a esquerda, são comumente chamadas de Tetragrama. Muitos nomes de pessoas e de lugares mencionados na Bíblia contêm uma forma abreviada do nome divino. Será que é possível que esses nomes próprios nos possam fornecer alguma indicação de como se pronunciava o nome de Deus?
De acordo com George Buchanan, professor emérito no Seminário Teológico de Wesley, Washington, DC, EUA, a resposta é sim. O Professor Buchanan explica: “Na antiguidade, os pais muitas vezes davam aos filhos o nome de suas deidades. Isto significa que pronunciavam os nomes dos filhos assim como se pronunciava o nome da deidade. O Tetragrama foi incluído em nomes de pessoas, e eles sempre usavam a vogal do meio.”
Considere alguns exemplos de nomes próprios encontrados na Bíblia, que incluem uma forma abreviada do nome de Deus. Jonatã, que aparece como Yoh·na·thán ou Yehoh·na·thán na Bíblia hebraica, significa “Yaho ou Yahowah deu”, diz o Professor Buchanan. O nome do profeta Elias é ’E·li·yáh ou ’E·li·yá·hu no hebraico. Segundo o Professor Buchanan, o nome significa: “Meu Deus é Yahoo ou Yahoo-wah.” De modo similar, o nome hebraico para Jeosafá é Yehoh-sha·phát, significando “Yaho julgou”.
A pronúncia do Tetragrama com duas sílabas, como “Javé” (ou “Yahweh”), não permitiria a existência do som da vogal o como parte do nome de Deus. Mas, nas dezenas de nomes bíblicos que incorporam o nome divino, o som desta vogal do meio aparece tanto nas formas originais como nas abreviadas, como em Jeonatã e em Jonatã. De modo que o Professor Buchanan diz a respeito do nome divino: “Em nenhum caso se omite a vogal oo ou oh. A palavra era às vezes abreviada como ‘Ya’, mas nunca como ‘Ya-weh’. . . . Quando o Tetragrama era pronunciado com uma só sílaba, era ‘Yah’ ou ‘Yo’. Quando era pronunciado com três sílabas, era ‘Yahowah’ ou ‘Yahoowah’. Se fosse alguma vez abreviado a duas sílabas, teria sido como ‘Yaho’.” — Biblical Archaeology Review.
Esses comentários nos ajudam a entender a declaração feita pelo hebraísta Gesenius, no seu Dicionário Hebraico e Caldaico das Escrituras do Velho Testamento (em alemão): “Os que acham que הוהי [Ye-ho-wah] era a pronúncia real [do nome de Deus] não estão totalmente sem base para defender sua opinião. Assim se podem explicar mais satisfatoriamente as sílabas abreviadas והי [Ye-ho] e וי [Yo], com que começam muitos nomes próprios.”
2007-01-08 00:37:20
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
Marcos, Deus não tem vários nomes, como mutios dizem. O nome dele é um só: Jeová. Esse nome vem do tetragrama YHVH. O nome de Deus, Jeová, quer dizer: "Ele causa com que venha a ser". Ou seja, ele torna possível que toda a sua Palavra se cumpra, se torne real. Na maioria das Biblias o nome de Deus aparece em Salmo 83:18. Contudo, nos idiomas originais ele aparecia cerca de 7.000 vezes. Uma superstição fez com que se removesse o nome de Deus da Biblia e o substituísse por SENHOR (Adonai em hebraico). Essa troca de nome pessoal por título não tem o apoio das Escrituras. Jeová, o Deus de Jesus Cristo quer que o conheçamos por NOME e não meramente por títulos, como Deus e Senhor.
Abraços!
2007-01-07 20:34:53
·
answer #2
·
answered by Hélio 3
·
2⤊
0⤋
Deus se identificou através de um tetragrama "YHWH", por tratar-se do idioma Hebraico e não haver vogais, ao traduzí-lo assumiu-se várias formas: Iavé, Jehowa, Jeová e assim por diante. A forma mais comum em nossa língua Jeová. Mas, mais improtante do que a pronúncia é o significado desse nome, que significa "ele causa o que venha a ser" dando a idéia de que para Deus nada seja impossível. Se ele quer algo ele causa, nada o impede.
2007-01-07 22:35:53
·
answer #3
·
answered by ? 5
·
1⤊
0⤋
"EU SOU"
2007-01-08 01:12:43
·
answer #4
·
answered by elizamprado 2
·
0⤊
0⤋
Você mexeu em um vespeiro, pois para os judeus e cristão o nome que está na Bíblia é JAVÉ ou JEOVÁ, e significa aquele que é.
Para os indus existem muitos deuses e deusas como crishna, e Ramesh,.
Para os muçulmanos é ALLÁ, e significa o mestre.
Para os budistas, a força espiritural que move o mundo é um ser sem nome específico.
2007-01-07 20:13:20
·
answer #5
·
answered by Procuro saber muito 2
·
0⤊
0⤋
O verdadeiro nome de deus, são os mesmos nossos.
Os deuses aqui na Terra, somos nós
2007-01-07 19:37:55
·
answer #6
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
DEPENDE...
SENHOR, PAI NOSSO,
O Nome de Deus - Jeová, Javé ou Yahweh para muitos
para os budista= A NATUREZA
El = Deu en hebraico ou (Yehoshua) - "Josué", que significa "Iavé é salvação". dentre vários outros em hebraico... imnpossível escrever tudo aqui.
EL SHADAI Deus Todo.Poderoso
NIKADISKIM Que nos santifica
ALLAH, WAHHAB, FATTAH, SAMAD... para o mundo Islamico.
há quem diga que o certo seria: O tetragrama " hvhy"
*pode ser Soberano...
Não importa o nome! é só chamá-lo pelo que você acredita... ele irá te escutar! Amém!
2007-01-07 19:37:40
·
answer #7
·
answered by Renata 6
·
0⤊
0⤋
Consciência.
2007-01-07 21:33:54
·
answer #8
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
1⤋
O ANTIGO NOME JAVE
OU JEOVA OU QUALQUER NOME DO VELHO TESTAMENTO.
FOI DADO PARA OS JUDEUS.
NÓS CRISTÃOS NÃO TEMOS OUTRO NOME ALÉM DE CRISTO.
2007-01-07 21:01:03
·
answer #9
·
answered by RELIGIÃO MATA E CEGA 2
·
0⤊
1⤋
Podemos encontrar vários siginificados na Biblia para o Nome de Deus, podemos encontrar como o Deus provedor, o Deus que cura, o Deus que é a nossa bandeira, o Deus que sara.
Deus é o Ser supremo, onipotente , onisciente e onipresente e Seu nome é O GRANDE EU SOU, como ele disse para Moisés.
2007-01-07 20:37:03
·
answer #10
·
answered by FRANÇA - mais que vencedor 4
·
0⤊
1⤋