English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Entre documentos romanos, judeus, e os originais dos evangelhos. Alguem sabe se existe informacao na net sobre isso?

2007-01-07 13:08:54 · 10 respostas · perguntado por Daniel 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Eu encontrei a resposta a sua pergunta na revista A sentinela de 15/02/1992, páginas 8-13, publicada pelas Testemunhas de Jeová. Perceba que o raciocínio nosso pode nos garantir que Jesus Cristo existiu, e veja também que há provas seculares de sua época. Segue-se conforme está na revista:


Será Que Jesus Realmente Existiu?

5 Mas que diria se alguém lhe dissesse que Jesus realmente nunca existiu, que ele foi, na verdade, um mito, uma invenção de homens do primeiro século? Como refutaria essa acusação? Embora Wells reconheça que “nós não sabemos tanto sobre [Jesus] quanto gostaríamos de saber”, ele, não obstante, comenta: “Os quatro Evangelhos . . . estão de acordo no que diz respeito a fornecer-nos um quadro duma personalidade bem definida; eles transmitem uma convicção da realidade. Presumir que ele nunca existiu, que os relatos sobre sua vida são invenção, é mais difícil e suscita muito mais problemas para o historiador do que aceitar como fatos os elementos essenciais das narrativas evangélicas.”

6 O respeitado historiador Will Durant argumentou de maneira similar, explicando: “Seria um milagre ainda mais incrível que apenas em uma geração uns tantos homens simples e rudes [que se chamavam de cristãos] inventassem uma personalidade tão poderosa e atraente como a de Jesus, uma moral tão elevada e uma tão inspiradora idéia da fraternidade humana.”

7 Assim, pode-se arrazoar da seguinte maneira com alguém que duvida: Poderia um personagem mítico — alguém que realmente nunca existiu — ter influenciado a história humana de modo tão notável? A obra de referência The Historians’ History of the World (A História do Mundo Segundo os Historiadores) comentou: “O resultado histórico das atividades [de Jesus] foi mais momentoso, mesmo dum ponto de vista estritamente profano, do que os feitos de qualquer outro personagem da história. Uma nova era, reconhecida pelas principais civilizações do mundo, tem o nascimento dele como ponto de partida.” Pense nisto. Até mesmo alguns calendários hoje baseiam-se no ano em que supostamente Jesus nasceu. “As datas anteriores a este ano são seguidas das iniciais a.C., isto é, antes de Cristo”, explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia World Book). “As datas posteriores a este ano são seguidas das iniciais a.D., isto é, anno Domini (no ano do nosso Senhor).”

8 Por meio de seus dinâmicos ensinamentos e pela maneira que viveu em harmonia com eles, Jesus tem influenciado intensamente a vida de incontáveis multidões de pessoas já por quase dois mil anos. Conforme certo escritor expressou apropriadamente: “Todos os exércitos que já marcharam, todas as frotas navais que já se construíram, todos os parlamentos que já se reuniram e todos os reis que já governaram, juntos, não influenciaram a vida do homem sobre a terra tão poderosamente.” No entanto, os críticos dizem: “Tudo o que realmente sabemos sobre Jesus se encontra na Bíblia. Não existem outros registros contemporâneos a respeito dele.” Mas, é isto verdade?

9 Embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo da parte de primitivos historiadores seculares, tais referências realmente existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro século, escreveu que o imperador romano Nero ‘lançou a culpa pelo incêndio de Roma nos cristãos’, explicando em seguida: “O nome [cristão] deriva-se de Cristo, a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério.” Suetônio e Plínio, o Moço, outros escritores romanos daquela época, também se referiram a Cristo. Além disso, Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, escreveu em Antiquities of the Jews (Antiguidades Judaicas) a respeito da morte do discípulo cristão Tiago. Josefo disse, na explicação, que Tiago era “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo”.

10 Assim, a The New Encyclopædia Britannica (Nova Enciclopédia Britânica) conclui: “Estes relatos independentes provam que nos tempos antigos nem os oponentes do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus, que foi disputada pela primeira vez e em bases inadequadas em fins do século 18, durante o século 19 e no início do século 20.”


É muito importante certificar o que acreditamos, como você está fazendo. Fica o incentivo de você procurar aprender cada vez mais sobre Deus para assim usufruir as bênçãos que Ele promete. - 1 Timóteo 2:3, 4; Isaías 43:10.
Se desejar saber mais, meu e-mail é: sp_renan@yahoo.com.br

2007-01-07 18:24:06 · answer #1 · answered by Estudante da Bíblia 4 · 1 1

Os fatos históricos não provam.
O que se diz na bíblia são apenas ensinamentos baseados no monismo.
Só quem está familiarizado com tamanho conhecimento pode digerir tudo que ali está.
Minha dica é, estude mais com quem realmente sabe.

2007-01-08 07:16:47 · answer #2 · answered by Satori 6 · 0 0

Olha fica meio difícil documentos comprobatórios. São muitos anos de história e de interesses. A igreja sempre esteve no meio das discussões sociais de cada época. Perseguiu, contrariou, foi sempre classe dominante e uma muito rica, para isso manipulou muito e deve ter mudado muita coisa em relação as palavras da Bíblia na hora de traduzir ao povo, teve épocas em que vendia cadeiras no céu. A certeza que eu tenho é na minha fé e na proteção que tenho. Jesus Cristo existe e nos protege.

2007-01-07 21:46:37 · answer #3 · answered by HARU 5 · 0 0

Eu era um perdido em meio as trevas, sem perspectivas e nenhuma direção, pessoas oraram por mim e o Espírito de Deus começou a trabalhar na minha mente, tive então o desejo repentino de ler A Sua Palavra, Nela encontrei o próprio Jesus.
Ele é a Palavra vivificada, Ele vive e Reina absoluto, pois ninguém fez o q Ele fez, cumpriu o chamado, e abriu a porta do cativeiro para que todo q Nele Crê seja salvo.
Mas alguns se acostumaram a prisão e não querem mais sair dela.
Jesus não é um falecido, ele vive.
Já imaginou se não existisse aqueles que cumprem a sua ordem: Ide por todo o mundo..., como seria o mundo.
Peça em oração para que Ele se apresente a vc. Então o conhecerás pessoalmente. Se queres saber algo de alguém pergunte a ele mesmo.

A Graça e a Paz!

2007-01-07 21:45:38 · answer #4 · answered by Dácio R 1 · 1 1

Eu já verifiquei uma coleção de várias traduções, inclusive de outros idiomas, e francamente, encontrei muito poucas frases em que houve alguma mudança de sentido.

A parte documental da vida de Jesus podem ser encontradas em várias fontes e eu as possuo em forma de publicações. E na net, você deve saber, digite as palavras chaves, e tenha paciência e tempo e acharás entre muito lixo o que é de fato verdadeiro.

Boa busca...

.

2007-01-07 21:45:02 · answer #5 · answered by TIRA ———— teima 4 · 1 1

A palavra Cristo significa ungido. Portanto, existiram varios cristos pelo mundo. Quanto a Jesus temos vários livros escritos nos tempos dos padres apologistas dos quais alguns foram discípulos dos apóstolos de Jesus. Contudo, as explicações históricas não são as que mais importam, o essencial é pensar nas nos pensamentos e obras que este personagem deixou para nós. Se nunca existiu, mas pelo menos há algo de ético e moral nas escrituras que se fossem refletidos o mundo melhoraria.

2007-01-07 21:30:00 · answer #6 · answered by sofista 2 · 0 0

Não existe nenhuma prova concreta da existência histórica de jesus. A bíbllia é só um monte de lendas e mitos.

:0)


.

2007-01-07 22:13:04 · answer #7 · answered by Júlio César 4 · 0 1

A Biblia e até o NT foram mudados por ordem de COSNTANTINO e após cada seita mudou uma ou outra palavra, voce pode consultar uma Biblia como eu tenho uma de 1830, que era de meu bisavô escrita em letras goticas alemã, e depois umas mais antigas, católicas e depois evangélicas, e verá que aqui e ali se mudou uma palavra, uma virgula e de repente a frase tem outro sentido. Segundo estudiosos mais de 40 mil frases só no NT foram mudadas. Para que ficassem condizentes com a seita. Sobre a existencia de Jesus fora Biblia há os resgistros históricos do historiador judeu Josefo. Mas não conta muito. Há os livros apócrifos e muita coisa foi queimada pela Igreja tal qual foi a biblioteca de Alexandria. Alguma bibliotecas do ocultismo tem alguma coisa, mas só é revelado aos iniciados. Então não temos muitos registros de nossa história. Estamos a merce das seitas que nos impingem suas ideias e nos tomam o vil metal.

2007-01-07 21:25:40 · answer #8 · answered by branco 7 · 0 1

Eu acho que Jesus existiu! agora de Cristo já é mais complicado

2007-01-07 21:14:45 · answer #9 · answered by Os Okampas 7 · 0 1

Nenhum!... Não é erro na frase. Eu disse: NENHUM!!!...

Há alguns raríssimos documentos falsificados. No meu livro recém lançado mostro tudo. É grátis. Pode pedir se quiser saber.

2007-01-07 21:42:22 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers