Duvido muito que a fé e a ciência possam, um dia, entrar em harmonia, pois as duas tentam provar coisas bem diferentes em relação ao início de tudo.
2007-01-07 05:49:42
·
answer #1
·
answered by ? 5
·
0⤊
2⤋
.
Fabiano...
A ciência avança com o passar do tempo, e o que antes parecia impossível, hoje, qualquer um entende como real e confiável.
Retorne apenas 100 anos, como convenceria a humanidade da época, de forma clara, sobre a internet? Será que ficariam convencidos, ou entenderiam o que significa informática?
Assim, também, a ciência, só pode comprovar a veracidade da Bíblia, quando possui intrumentos e tempo para isso.
Ademais, muito já foi comprovado sobre a Bíblia e muito mais há de ser comprovado.
Por isso é a Bíblia um livro, que no mínimo, deve ser respeitado!
Cumprimentos...
.
2007-01-07 17:00:52
·
answer #2
·
answered by TIRA ———— teima 4
·
1⤊
0⤋
.
Você formulou várias perguntas ao mesmo tempo. Se fôssemos respondê-las a todas, não haveria espaço suficiente para tal. Para simplificar, sugiro uma leitura mais acurada da Bíblia Sagrada.
.
2007-01-07 16:55:06
·
answer #3
·
answered by Biggi 7
·
1⤊
1⤋
Mas é claro que sim! Tudo pode entrar em harmonia.. basta ter fé e persistência!
A fé nada mas é do que crer, acreditar.. e na ciência eles crêem, acreditam..
2007-01-07 15:13:36
·
answer #4
·
answered by Zioz 3
·
1⤊
2⤋
Lúcifer é interno. Meteoros foi externo.
A ciência se une com a religião, quando se respeitarem e quando se compreenderem.
Uma não pode existir sem a outra, senão ficam incompletas.
Mas que fique claro que me refiro ao verdadeiro religare e não as informações desencontradas das pseudo-religiões.
2007-01-07 16:04:45
·
answer #5
·
answered by Satori 6
·
0⤊
2⤋
Religião e ciência são domínios completamente diferentes. Esses dois campos nunca se misturarão, pois mesmo que procurem respostas para as mesmas perguntas, o fazem de forma completamente diferente. Para a religião, o que importa é a fé que o indivíduo têm em suas proposições; trata-se de acreditar, independentemente de qualquer prova. Já para a ciência uma coisa só é verdadeira se pode ser comprovada através de seus métodos e seu rigor.
A Bíblia conta que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Uma afirmação dessas é impossível de ser provada cientificamente, já que ninguém vivo já viu Deus. Mas quem acredita não precisa de prova. A teoria darwiniana, por outro lado, afirma que o homo sapiens nada mais é do que o resultado de milhares de anos de evolução. Darwin afirma isso após cuidadosa observação de inúmeros fatos que o levaram a tal conclusão. A pergunta sobre a origem do homem é respondia por essas duas formas e cabe a nós acreditar em que acharmos mais conveniente ou convincente.
A ciência já tentou e ainda tenta buscar explicações para os fatos narrados na Bíblia. Para alguns ela encontrou, para outros não. Mas tudo é uma questão de como você a interpreta.
Por fim, creio que religiosos e cientistas deveriam aprender a respeitar-se mutuamente. Ninguém jamais conseguirá provar cientificamente a existência ou a inexistência de Deus. Aqueles que acreditam Nele o fazem pela fé, não por provas. Cada um explica as coisas à sua maneira e há quem acredite em ambos. Cabe a cada um de nós tentar encaixar as coisas, dar a elas sentido. Ninguém pode se julgar dono da verdade e não podemos acreditar cegamente no que um pastor ou cientista diz. A verdade está naquilo que cada um de nós acredita.
Não sei se se ficou meio confuso, mas é que o assunto é realmente complexo e tentei ser sucinto.
2007-01-07 14:49:00
·
answer #6
·
answered by L 3
·
0⤊
2⤋
Essa dúvida será eterna, pois o tempo é curto para encontrar a verdade desse universo, que em alguns bilhões de anos o sistema solar terá desaparecido e muito antes disso o homem.
2007-01-07 14:39:30
·
answer #7
·
answered by kARALEGAL_777_ 7
·
0⤊
2⤋
Já ví que você tem boa imaginação, mas sua pergunta leva em outro sentido.
Gosto de pensar em possibilidades, aliás, Deus nos deu uma mente brilhante para isto, mas não devemos confundir possibilidades com verdades, sejam elas teológicas ou científicas.
já desenvolvi em minha mente, várias possibilidades, utilizando minha imaginação para isto; não quero expôr-las aqui, visto que isto traria mais confusão do que esclarecimento, como o Romance "o código Da Vinci", que muitos confundem com realidade histórica.
Quanto à pergunta propriamente dita, nunca vi conflito entre ciência e fé, visto que elas tratam de coisas diferente; o que há sim é o conflito entre a falsa fé e a ciência, e entre a falsamente chamada ciência e a fé verdadeira.
Veja:
A ciência (verdadeira) nunca diz que o homem veio do macaco, ou tenha evoluído de um símio; Esta é apenas uma interpretação dos fragmentos históricos encontrados até hoje. É bem verdade que houveram mudanças genéticas ao longo da história em muitos animais, o que eu chamo, não de "evolução" mas de adaptação ao meio; veja o caso da serpente que amaldiçoada por Deus passa a rastejar (Genesis 3) segundo os pesquisadores as cobras teriam evoluído (sofrido mudanças genéticas) dos lagartos (interessante que a serpente do Édem também é chamada de dragão em apocalípse - compare a semelhança com os dinossauros e continue usando a imaginação) gostaria de usar outros textos neste sentido, mas não quero confundir a mente de leitores mais confusos.
Veja que até hoje não encontraram o chamado "Elo perdido" esta é uma das razões pelas quais a questão da evolução continua como uma teoria e não uma LEI (obs. teoria significa possibilidade, Lei significa que já foi provado), assim poderíamos dar várias outras interpretações aos dados coletados pelos evolucionistas, que diferem muito da idéia de evolução (tenho várias interpretações quanto a isto, mas não quero fazê-lo aqui)
Quanto à origem da terra do ponto de Vista Bíblico e científico veja.
Bíblia - No princípio Criou Deus os céus e a Terra.
Teoria do Big-Bang - houve uma grande explosão
Bíblia - E a terra era sem forma e vazia e havia trevas na face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas - e Disse Deus Haja luz
Big Bang - uma grande nebulosa (sem forma)girava formando as estrelas, sistemas e planetas - os primeiros elementos são formados -Hidrogênio e Hélio (água e luz)
a diferença está principalmente na contagem de tempo, mas veja quanto à isto o que Bíblia e ciência dizem:
Bíblia - Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia
Relatividade de Einstein - O tempo é relativo - se viajarmos à velocidade da luz por exemplo o tempo para o observador de fora será bem mais rápido do que para o viajante, sendo que se fosse possível ultrapassá-la, poderíamos voltar no tempo.
compare que em todas estas afirmações há pouca diferença entre o que a Bíblia diz, e as descobertas e teoria científicas; porém muitas interpretações, tanto de um quanto de outro, provocam o distanciamento.
A ciência tem por objetivo conhecer o mundo físico - a fé trata das verdades espirituais.
2007-01-07 14:37:37
·
answer #8
·
answered by O Bom Pastor 3
·
0⤊
2⤋
Para Deus tudo é ciência.
Ele realiza suas obras cientificamente.
2007-01-07 14:31:30
·
answer #9
·
answered by Celso sc 3
·
0⤊
2⤋
Essa confusa mistura de relegiosidade e teorias evolutivas não esclarecem confundem.
A fé não esta ligada necessariamente com religiosidade. Pode verificar até em dicionários, fé é uma forma de crença onde reina uma esperança, acreditar no que não ocorreu, desejar que ocorra, saber que existe em algum lugar não importando como, acreditar no invisível e sobrenatural.
A fé é intima da religiosidade, pois a crença no ser supremo é subjetivo não concreto, faz parte do crente (crente aqui expresso não necessariamente evangélico, mas aquele que crê), sendo invisível aos espectadores. A religião ensina a crer no invisível, sobrenatural.
De uma coisa eu sei é complicado misturar religião com ciência, ambos inimigos mortais. A ciência desmistificou muita coisa da bíblia (isso mostra o quanto é inimigo). Não quero causar polemica, a bíblia é grandiosa e ensina, mas não deve ser levada literalmente ao pe da letra, simplesmente aprenda as lições passadas.
O universo é tão grandioso e complexo que não podemos explicá-lo de forma simples. A bíblia foi escrita em diversos séculos, o mundo descrito esta morto há muito, pois seus últimos livros se passam a mais de 2000 anos, nosso mundo é outro, outras culturas.
2007-01-07 14:29:03
·
answer #10
·
answered by Orion 2
·
0⤊
2⤋
todas suas respostas estão na bíblia...há casos em que a ciência humana não pode explicar, p.ex.: milagres....como a ciência irá explicar a cura do paralítico de Cafarnaum, ou do cego Bartimeu???como ela explicaria a abertura do mar vermelho????a ressurreição de Lázaro??? Há fatos e mistérios que a ciência humana não alcança, e Deus as revela somente para os seus....lembra que Paulo arrebatado para o terceiro céu e ouviu coisas inefáveis(que não deveriam ser contadas aos homens???muitos mistérios sobre a criação...Paulo, apesar de seu brilhante ministério, ter deixado livros maravilhosos escritos na bíblia, era humano como nós...pois tudo pertence a Jesus: o ouro, a prata, toda a terra, o céu, a sabedoria, a ciência, nossos corpos, nossos espíritos, tudo, enfim, tudo é dele e foram criadas para Ele e por causa Dele.
2007-01-07 14:09:36
·
answer #11
·
answered by JAS 7
·
0⤊
2⤋