English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-07 01:58:55 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

3 respostas

A palavra epifania (do Grego epiphaneia: apresentação, aparição) é empregada pelo calendário litúrgico da Igreja, para designar a apresentação de Jesus Cristo aos povos. Isso se deu com o conhecido episódio da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. E, com a reforma do citado calendário em 1999, após o Concílio Vaticano 2º, a Igreja transferiu essa festa litúrgica para o 2º domingo depois do Natal, a qual é festivamente comemorada pelos congadeiros, com suas belas folias de reis.

Os livros apócrifos (ocultos, e não falsos), que poderiam engrossar a Bíblia de hoje, foram banidos pela Igreja, a qual, porém, conservou deles algumas coisas, como, por exemplo, o fato de que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Nossa Senhora, e o de que os nomes dos Reis Magos são Melchior, Gaspar e Baltasar, que, respectivamente, presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra.

Algumas nuanças desse episódio chamam-nos a atenção. Para São Lucas (2, 16), o recém-nascido estava numa manjedoura, parecendo-nos, pois, ser o local uma estrebaria. Já para São Mateus (2, 11), entretanto, a criança estava numa casa. Aguçam-nos ainda a atenção os títulos dos visitantes, ou seja, Reis Magos, pois entre os medas e sumérios mago, além de sacerdote, poderia significar também astrólogo e feiticeiro. E seriam reis de que, de magia? E praticariam só a magia branca ou também a negra ? Bom, mago tem a raiz latina de “magister”, mestre, sábio. E os exegetas, hermeneutas e teólogos sempre ficaram incomodados com esses títulos, pois gostariam de ver nos adoradores do Menino pessoas insuspeitas e santas. Todavia, o fato de se tratar de magos - e parece-nos que eram de magia branca -, não seria motivo para serem discriminados, pois o Messias veio para todos, e até disse: “Não vim para os justos, mas para os pecadores.”

Mas o que mais se tem destacado da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus é a chamada Estrela de Belém, pois, pelo conhecimento que temos hoje de Astronomia e da Lei da Gravidade, não se pode tratar de uma estrela, já que a presença de um astro desse tipo em nosso Sistema Solar provocaria nele um cataclismo!

Para o astrônomo espanhol e padre jesuíta Antonio Romañá, ex-diretor do Observatório de Ebro, Tolosa (Espanha), o fenômeno não é do gênero literário “midráshico”, ou seja, só parcialmente verdadeiro, e adornado de lendas (J.J. Benitez, “O Enviado”, pág. 169).

Ora, se houve mesmo o fato, mas não se pode tratar de uma estrela propriamente dita, certamente estamos diante de algo relacionado com um OVNI ou, o mais provável, de um fenômeno mediúnico de luz, de efeitos físicos, muito comum, principalmente entre magos que, geralmente, são médiuns (profetas), fenômeno esse muito encontrado também na Bíblia

2007-01-07 02:18:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã celebrada dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal.

2007-01-07 02:09:38 · answer #2 · answered by leonardo 6 · 0 0

.
O mesmo que Teofania.

É a manifestação visível de Deus.
.

2007-01-07 02:02:53 · answer #3 · answered by Biggi 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers