rapaz, o fanatismo religioso é considerado pela psiquiatria como doença mental.
já estive várias vezes internado por alcoolismo e vi várias pessoas internadas comigo com doença religiosas (fanatismo).
nas Arábia, alguém pega um doente religioso e diz que Alá promete um castelo e muitas mulheres se ele colocar explosivos na cintura e detonar no meio de muita gente.
aqui no brasil a IURD amedronta as pessoas com diabo, fim do mundo, juízo final para que elas se convertam e virem fanáticos e depois ouve os pastores dizer que os bens materiais não entram no reino dos céus e dai faz as pessoas doarem seus bens materiais, fazendas carros casas etc.
e com isso os pastores se enriquecem.
PORTANTO FANATISMO RELIGIOSO É DOENÇA PSIQUIÁTRICA GRAVE.
2007-01-06 21:49:15
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Meu amigo, a religião é um mito. E como todo mito busca uma explicação para a nossa existência. Todavia, não basta se dizer só isso, porque os mitos não são apenas privilégio dos religiosos, eles estão no meio de nós, os ateus.
A neurociência, a psiquiatria, a psicologia e outros ramos do saber científico tem também o seu mito, qual seja, reduzir o ser a um elemento material, empírico, corporal, enfim, que não transcenda, para com isso poder negar uma eventual dimensão espiritual presente no homem, que, de fato, não sabem dizer se existe ou não.
Por fim, a religião, enquanto pensamento cultural, não é mais anômala do que, por exemplo, o culto que se faz do esporte, que se faz da estética humana, que se faz do lucro capitalista, que se faz da guerra, etc
2007-01-07 06:56:17
·
answer #2
·
answered by Andre 2
·
2⤊
0⤋
Segundo Marx, a religião é o ópio do povo. Para mim, não passam de partidos político-religiosos. Dissidências umas das outras, pela dispersão de fiéis que buscam deseperadamente uma verdade, que eles nem sabem se existe. Por isso, atravessam uma vida inteira entorpecidos e morrem sem conhecê-la. A religião os arrasta ao longo da vida e é nisso que eles se apoiam, mas nunca deixam de cometer um pecadinho aqui e outro pecadinho ali. Afinal, um pecadinho não faz mal, sugerem os mais espertos. Nada que depois uma precezinha não resolva.
2007-01-07 05:57:07
·
answer #3
·
answered by Poison 3
·
2⤊
0⤋
Não digo "doença mental" mas um adestramento tipo o que se faz com os cães. As pessoas são adestradas desde a infância a cultuar uma imagem, a seguir uma religião a ter fé em alguma coisa.
Começa na família pelos pais que já sofreram esse tipo de hipnose ou lavagem cerebral e passam criminosamente para os filhos, tirando-lhes o livre arbítrio e a liberdade da opção de escolha.
2007-01-07 05:47:36
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
2⤊
0⤋
Dou razão a você, mas vc tem que tomar cuidado com os paradoxos. Você só pergunta pela doxa, e esquece os parâmetros. Vamos ver se eu posso te ajudar.
A verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos, diz a Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento.Religião= Religare ( em latim: ligar novamente com Deus). É uma ligação ( chamada de piedade) entre vc e Deus.
É cientificamente comprovado que essas duas ações = CUIDAR DAS VIÚVAS E DOS ÓRFÃOS, OU DOS AIDÉTICOS, OU DOS DEFICIENTES, ETC... estimulam o canal do prazer no cérebro, veja no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, desta semana.
Agora vamos à sua crítica, a qual dou razão.
A religião a que você se refere é a reunião de pessoas em prol de uma crença de santidade. Essa é fogo. Foram os membros da igreja que crucificaram o Filho do Deus deles, vê que *****.
Essa aí eu acho que não é doença, mas vira uma rapidinho, por causa da hipocrisia humana.
2007-01-07 07:30:24
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se nós fosse-mos seguir a risca o que as religiões mandam, ainda hoje estaríamos vivendo na idade medieval porque as religiões tem a ciência como uma coisa demoníaca.
Ainda bem que existe leis hoje em dia que nos dão direitos a pensar.
Já pensou se a ciência tivesse sido exterminada como queriam as religiões, ainda usariamos luz de velas ao inves da eletrica, andariamos a cavalo pelas ruas e avenida ao inves de andar de carros (já imaginou congestionamento de cavalos em plena Av. Paulista)
2007-01-07 07:13:24
·
answer #6
·
answered by Glauber 4
·
1⤊
0⤋
O fanatismo religioso é uma doença mental...
Mas a religião em si é apenas mais uma forma que o ser humano encontrou para fazer parte de um grupo, encontrar consolo e expressar suas emoções e crenças culturais, sua tradição...
2007-01-07 07:00:56
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O ser humano sempre buscou o motivo da sua existência. As religiões vêm tentando suprir esta necessidade desde então, com pouca verdade e muito interesse. Somos assediados o tempo todo para seguirmos a religião X, Y ou Z, no intuito de resolver nossas mazelas. Felizmente a ciência esta assumindo este assunto e estamos saindo, aos poucos, do "mundo dos milagres". Acreditar em um Criador (Deus, Ala, ...., não importa), é nato e sabemos que é VERDADE pelo simples fato de fazermos parte dele. Todo ser humano tem o poder do Criador, mas, sem o "manual do usuário". Devemos procurar a VERDADE, minuto a minuto no que pensamos, falamos e fazemos, pois esta não precisa de julgamentos para ser compreendida e de quebra nos faz evoluir para um ser mais perfeito. Cada Espírito Humano é único e somente ele encarnado e quem deve decidir o que fazer aqui na Terra, afinal temos o Livre Arbítrio para isso. Quem fizer coisas boas terá PAZ. Tudo que acontecer diferente da VERDADE e para desviar a atenção, e para diminuir o potencial do Ser Humano, só isso.
2007-01-07 06:36:39
·
answer #8
·
answered by fabio m 2
·
1⤊
0⤋
Estão errados , redundamente .
No caso de religião ser uma doença (fanatismo) seria comparao a um torcedor também fanatico de algum time de futebol .
Que alguma deficiencia genetica possa facilitar este estado é bem possivel ,porém a causa maios seria a psicologica ,estado mental de fragilidade comona morte de um ente querido nos remete a nossa impotencia nos fazendo concluir sobre algo sobre humano . Isso sim desencadeia a nossa religiosidade mas não como doença mental , no maximo uma doença psicologica onde o tratamento seria de apenas conversas .
2007-01-07 06:35:23
·
answer #9
·
answered by jose b 7
·
1⤊
0⤋
Não diria que a religião chega a ser uma doença mental, mas ela piora bastante a capacidade do ser humano de entender o mundo de maneira científica, ver as coisas como elas realmente são e ainda enche a cabeça das pessoas de minhoca.
2007-01-07 06:34:29
·
answer #10
·
answered by Sabrina Gay 5
·
1⤊
0⤋