Na língua hebraica, o nome de Deus é escrito הוהי. Estas quatro letras, lidas da direita para a esquerda, são comumente chamadas de Tetragrama. Muitos nomes de pessoas e de lugares mencionados na Bíblia contêm uma forma abreviada do nome divino. Será que é possível que esses nomes próprios nos possam fornecer alguma indicação de como se pronunciava o nome de Deus?
De acordo com George Buchanan, professor emérito no Seminário Teológico de Wesley, Washington, DC, EUA, a resposta é sim. O Professor Buchanan explica: “Na antiguidade, os pais muitas vezes davam aos filhos o nome de suas deidades. Isto significa que pronunciavam os nomes dos filhos assim como se pronunciava o nome da deidade. O Tetragrama foi incluído em nomes de pessoas, e eles sempre usavam a vogal do meio.”
Considere alguns exemplos de nomes próprios encontrados na Bíblia, que incluem uma forma abreviada do nome de Deus. Jonatã, que aparece como Yoh·na·thán ou Yehoh·na·thán na Bíblia hebraica, significa “Yaho ou Yahowah deu”, diz o Professor Buchanan. O nome do profeta Elias é ’E·li·yáh ou ’E·li·yá·hu no hebraico. Segundo o Professor Buchanan, o nome significa: “Meu Deus é Yahoo ou Yahoo-wah.” De modo similar, o nome hebraico para Jeosafá é Yehoh-sha·phát, significando “Yaho julgou”.
A pronúncia do Tetragrama com duas sílabas, como “Javé” (ou “Yahweh”), não permitiria a existência do som da vogal o como parte do nome de Deus. Mas, nas dezenas de nomes bíblicos que incorporam o nome divino, o som desta vogal do meio aparece tanto nas formas originais como nas abreviadas, como em Jeonatã e em Jonatã. De modo que o Professor Buchanan diz a respeito do nome divino: “Em nenhum caso se omite a vogal oo ou oh. A palavra era às vezes abreviada como ‘Ya’, mas nunca como ‘Ya-weh’. . . . Quando o Tetragrama era pronunciado com uma só sílaba, era ‘Yah’ ou ‘Yo’. Quando era pronunciado com três sílabas, era ‘Yahowah’ ou ‘Yahoowah’. Se fosse alguma vez abreviado a duas sílabas, teria sido como ‘Yaho’.” — Biblical Archaeology Review.
Esses comentários nos ajudam a entender a declaração feita pelo hebraísta Gesenius, no seu Dicionário Hebraico e Caldaico das Escrituras do Velho Testamento (em alemão): “Os que acham que הוהי [Ye-ho-wah] era a pronúncia real [do nome de Deus] não estão totalmente sem base para defender sua opinião. Assim se podem explicar mais satisfatoriamente as sílabas abreviadas והי [Ye-ho] e וי [Yo], com que começam muitos nomes próprios.”
2007-01-08 00:27:25
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
No Bhagavad Gita é Bhrama.
No Alcorão é Ala.
Porque tu pensas que Deus se importa com um nome...?
Deixa de fundamentalismo. Nossa forma de ver Deus não é melhor que a dos outros!
Se Nosso Pai Querido tivesse um nome seria Justiça e o sobrenome Amor.
.
2007-01-06 11:35:08
·
answer #2
·
answered by Tupã Mirim 4
·
5⤊
3⤋
Acho que religião é algo muito sério e polêmico.
Temos sempre a tendencia de achar que a nossa religiao é a melhor, e acho que cada pessoa está na religiao certa, na que tem capacidade de entender as coisas e se transformar!
Nenhuma religião séria ao meu ver é a mais cera ou errada!
Deus existe em todas as religioes, em diferentes nomes!
Cabe a nós termos humildade e aceitarmos e respeitarmos a opção do próximo!
2007-01-06 12:00:01
·
answer #3
·
answered by sandra 6
·
2⤊
1⤋
Realmente muitos deixam de lado a importancia de usar o Verdadeiro nome de Deus Jeová. O significado de seu nome é "Ele Causa que Venha Ser".
No passado, os verdadeiros cristãos tinha a comissão, dada por Jesus Cristo, de fazer discípulos de pessoas de todas as nações. Ao ensinar a tais pessoas, como seria possível identificar o verdadeiro Deus como sendo diferente dos deuses falsos das nações? Obvio, pelo uso de Seu nome pessoal, conforme faz a Bíblia.
2007-01-06 11:49:49
·
answer #4
·
answered by Line 1
·
2⤊
1⤋
.
Estamos num país livre e não posso ser obrigado a aceitar nada, a não ser em razão da lei.
.
2007-01-06 12:26:48
·
answer #5
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
2⤋
Deus é Deus e pronto. Não interessa o nome que as pessoas dêem a Ele.
2007-01-06 11:57:51
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Você me perdoe, mas isso que você está praticando chama-se arrogância. Você se acha dona da verdade e nós, pobres mortais, ignorantes, não entendemos a sua "verdade" por mais que você nos esfregue a mesma em nossa cara.
Que religião é esta que permite isso?
2007-01-06 11:44:26
·
answer #7
·
answered by ? 7
·
2⤊
2⤋
Não se estresse Bruna na hora certa todos terão que reconhecer isso de qualquer maneira o que nos resta é exercer a paciencia e o amor ao proximo e principalmente a Jeová para continuar pregando, lembre-se do que Moisés teve que passar com o povo que conhecia tão bem a Jeová e mesmo assim eles agiam como se Ele não existice e mesmo assim Moisés foi paciente.
um abraço
2007-01-06 11:42:40
·
answer #8
·
answered by ♥Daniele♥ 6
·
3⤊
3⤋
Revolta não menina.
Mesmo não crendo como vc , todos nós somos objetos da Misericordia de Deus.
Ele se revela não é no nome, é na atitude do Amor.
Paz e Bem
2007-01-06 11:33:16
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
2⤋
da mesma forma que você também não entende o contrario. sim assim não.
2007-01-06 11:31:04
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋