English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o Santo Sudário ou Sudário de Turim é um pano de linho que cobriu Jesus após sua morte - a ciência através de datação por carbono 14 datou-o como sendo do séc. XIII e XIV portanto uma fraude, a igreja por sua vez defende que o sudário é um milagre e contém a imagem de Deus após a sua crucificação - o que vc acha?? verdade ou falsificação??

2007-01-06 06:12:02 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

SE POSSÍVEL INFORME A SUA RELIGIÃO NA RESPOSTA - THANKS

2007-01-06 06:21:28 · update #1

12 respostas

.
A igreja de Roma declara possuir incontáveis "relíquias", recebidas da igreja primitiva.

Tudo mentira. Apenas meios para tomar dinheiro do povo por meio das indulgências.
.

2007-01-06 06:16:18 · answer #1 · answered by Biggi 7 · 1 1

Os responsáveis pelos estudos de sangue no Sudário são John Heller e Baima Bollone, que comprovaram a presença de hemoglobina, ferro, proteínas, porfirina, albumina e sangue tipo AB, fator RH positivo na trama do Linho. Esta comprovação anula a hipótese de que a imagem possa ter sido feita por um artista, pois nem mesmo o mais perfeccionista dos pintores plásticos seria capaz de utilizar pelo menos 5 litros de sangue humano e, à pinceladas, constituir a imagem que é vista no Sudário.
Além disso, o linho possui diversas camadas, e o estudo do sangue existente nas fibras comprova ter sido este absorvido pelo contato, pois nem todas as camadas estão impregnadas. Isto seria impossível de conseguir se fosse uma fraude.

Quanto aos testes com o Carbono-14 (C-14) é um método científico descoberto pelo Dr. Willard Libby, que busca datar a idade de materiais como o tecido através da quantidade de partículas de Carbono-14 encontradas no mesmo. Isso é possível porque os átomos de Carbono-14, que são radioativos, surgem na atmosfera da terra quando os raios cósmicos reagem ao nitrogênio do ar, e são absorvidos por plantas como o linho, material do Santo Sudário. A cada 5.700 anos a quantidade de Carbono-14 no tecido cai pela metade e, utilizando-se de métodos químicos e matemáticos torna-se possível datar a idade do material em questão. No caso do Santo Sudário, no entanto, este teste só veio trazer mais dúvidas.
O primeiro resultado situou o linho no período de 1260-1390 d.C. Este disparate que negava a existência de Jesus Cristo ocorreu porque os cientistas não levaram em consideração os incidentes ocorridos com o Santo Linho, como os incêndios de 1516 e 1532, que podem ter reduzido a quantidade de C-14 no tecido, alterando a datação em até 600 anos.
Após inúmeras controvérsias e testes anulados, o próprio inventor do método, Dr. Libby, se negou a utilizar o C-14 na datação do Santo Sudário.
A última comprovação foi feita em 1995, quando o cientista russo Dimitri Kouznetsov demonstrou experimentalmente os efeitos do incêndio de 1532 sobre a quantidade de C-14 no Linho, datando-o então no século I d.C.

As moedas nos olhos da figura do Sudario

A partir da análise das fotos feitas do Santo Sudário, três cientistas da NASA, com poderosos amplificadores microscópicos, puderam detectar a presença de duas pequenas moedas, uma sobre a pálpebra do crucificado e outra mais abaixo. Com um estudo aprofundado e o auxílio da mais alta tecnologia, pode-se afirmar serem as moedas dos anos de 26 a 36, cunhadas por Poncius Pilatos em homenagem à sua mãe. Este fato comprova a história de Cristo e ajuda profundamente a situar o Santo Sudário na época correta. Estudos realizados por Mario Moroni confirmam a existência destas moedas no tempo de Pilatos.


Um grupo formado por 40 cientistas americanos, especializados nas mais diversas áreas: biologia, genética, química, física, entre outras analisou o objeto.
Os diversos estudos e testes realizados comprovaram em vários aspectos a autenticidade do Santo Sudário, e os resultados foram oficialmente divulgados após a reunião de encerramento, convocada em maio do ano 1981, em Nova Londres.
Apenas um dos componentes do grupo afirmou que o Sudário era uma falsificação, Walter McCrone, mas seu embasamento teórico era falho e este sequer compareceu às reuniões para defender sua tese.
Enfim, o Grupo chamado STURP, foi fundamental para precisar a veracidade do sangue humano encontrado no Sudário e, sendo assim, a vida e morte de Cristo.

O Sudário não é prova da ressureição de Cristo, nem é objeto de fanatismo ou de fanatização, ele é um pano que traz uam figura de um crucificado, e que, autenticamente provado, não é uma pintura.
A nossa fé na Ressureição ultrapassa panos e lençois, até porque eles estavam enrolados num canto do sepulcro , como nos narra o evangelho. Portanto, no seu lugar, secundário.

O sudário é prova dele mesmo, se for o Cristo, que seja abençoado, se não, a nossa fé , volto a dizer, não se baseia em lençois e sim no coração.
Nós cremos no Deus vivo, não no Deus que precisa de provas fisicas para ser demonstrável.

Frei Bento

2007-01-06 06:54:46 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 2 1

Obviamente é uma fraude. Só o fanatismo religioso das pessoas não as deixa perceber isso.

2007-01-06 06:22:34 · answer #3 · answered by lilinha32 7 · 1 0

1º) O tecido data de 1300, admitindo erros no teste C14, um poucom mais pra lá ou pra cá.

2º) Aí abaixo está a cronologia do Sudário. Antes desse houve outros (outras duas falsificações, além de um quarto que é só da cabeça. (Tudo falso). A Igreja não nega nem confirma a autenticidade do Santo Sudário. O pano foi doado à igreja no século XV pelo duque de Saboya, colecionador de arte sacra que o encomendara a Da Vinci.[/b][/color]

"Esa tela con imagen de crucificado fue dada por Jeanne de Vergy, viuda desde a penas un mes de Geofroy de Charney. Nadie hizo preguntas entonces sobre su procedencia y ni por el hecho de que esta santa reliquia estuviera en manos de esa familia. Los peregrinajes empezaron de inmediato, hasta que Henri de Poitiers, entonces arzobispo de Troyes ordena sus destrucción. Treinta años estuvo escondido hasta que otro miembro de la familia Charney apellidado también Geodefroy lo expone de nuevo en 1389. Su hija Margaret fue quien lo vendió al duque Luis de Saboya, hijo del papa Félix V. Dicha regia familia italiana es aun su actual propietario. Desde 1453 hasta nuestros días, la Sabana Santa esta en la capilla del mismo nombre de la catedral, San Juan el Bautista de Turín.

-1389-El arzobispo de Troyes, Pierre D´Arcis informa al Papa de Aviñon, Clemente VII, que su antecesor, Henri de Poitiers tenia pruebas de fraude por parte de un artista en lo concerniente al Santo Sudario

-1399-El Papa reconoce que el Santo Sudario no es el la sabana mortuoria de Nuestro Señor.

-1494 - IMPORTANTE - Apareceu um novo Sudário, o tal que acredita-se feito por Leonardo da Vinci e conhecido até hoje. Existe uma confusão com o anterior surgido antes de da Vinci, declarado como falso pelo Papa.

-1532-incendio

-1898-El abogado Segundo Pia hace su famosa foto, lo que suscita un gran interés

-Años 70-Walter Mc Crone, micro analista y medico legista el mas competente del mundo, miembro del STURP ( sociedad de investigación del santo Sudario de Turín) declara haber encontrado resto de Bermellón, pintura utilizada en la edad media .El STURP lo expulsa!!!

Mc Crone advierte que el Carbono 14 dará la fecha de 1356 +/-10años

Vittorio Pesce, antropólogo de la universidad de Bari daba 1250/1350 basándose en pruebas: históricas, iconográficas y técnicas empleadas que daría esos resultados.

-1988-Después de la prueba C14 el Vaticano, con Anastasio Ballestrero como porta voz , admite que data de la edad media.
No olvidemos que los tres laboratorios encargados de hacer lo del C14 se juegan su reputación mundial"

[color=blue][b]3º) Não se sabe exatamente como LV obteve esse processo. Muita coisa a ciência ainda não conseguiu respostas, e isso não é novidade, porque trabalham com fatos reais, não fantasias. Entretanto, tudo indica que foi um processo fotográfico rudimentar do seu corpo [u]em pé[/u], talvez o que antecedeu à fotografia. É uma explicação muito mais aceitável do que levitação, que não se encaixa com os fatos mesmo que existisse. Imagine que se um corpo levitasse, a aba trazeira do pano ficaria pendurada e não marcaria as costas do defunto. Se marcou as costas do defunto, não marcou as nádegas achatadas. As laterais do corpo, cabeça, orelhas, cabelos, estariam distantes do pano para poderem queimá-lo por radiação ou então, se o pano caisse pelos lados, deixaria marcas que, quando se extendesse o pano, apareceriam alargadas (32 cm de orelha a orelha) . Apenas por fotografia isso seria possível coincidir com o resultado impresso no pano.
A perícia forense não conseguiu detectar traços de sangue no tecido (as manchas, que são tidas como sangue por muitos, ao contrário deste não são escuras, apesar da idade, e são quimicamente compatíveis com pigmentos utilizados na Europa medieval).
As evidências dada pelos pólens tanto quanto sei são inconsistentes: amostras independentes do sudário não reproduziram os achados de Max Frei e mais, como também deixei anotado ao final do texto, essa amostra na qual se baseia a identificação do pólen apresentava uma quantidade muito maior de pólen do que no resto do sudário (em termos relativos logicamente). Alguns levantam dúvidas quanto à credibilidade dessa amostra por isso, e também pela suspeição quanto à honestidade do criminologista, uma vez que ele já se envolveu numa fraude (os supostos diários de Hitler).

2007-01-06 11:39:52 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Caro amigo, nada que venha de uma igreja tão manchado e suja deve-se dar crédito. Eles vendia pedaços de madeira dizendo que era da cruz que crucificou Jesus, vendiam leite dizendo que era leite materno de Maria, Vendiam terreno no céu, Vendiam perdão para os pecados. Abraço

2007-01-06 10:07:55 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Eu não acredito nem na existência do personagem chamado Jesus. Não tenho religião.

2007-01-06 07:08:36 · answer #6 · answered by Justina 6 · 1 1

NÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂOOOOOOOOOOOOOOOO

2007-01-06 06:19:44 · answer #7 · answered by Euzinnho 5 · 0 0

Nem a pau!

2007-01-06 06:16:47 · answer #8 · answered by zeca do trombone 5 · 0 0

Pode ser verdadeiro ou não, eu não sei. Porém as pessoas que disseram não acreditar não puderam dar uma explicação tão detalhada como a do nosso amigo Frei aqui em cima.
Eu também não preciso de um pano para crer no nosso Senhor Jesus Cristo, na Sua ressurreição e na Sua maravilhosa Graça.

2007-01-06 07:17:39 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Essa dataçao do carbono 14 já foi, comprovadamente, descartada.
Muitas situaçoes podem ter interferido nesta análise. Uma delas é o fato de o sudário ter sido exposto centenas de vezes ao público na idade média. Quando um nobre casava-se, quando acontecia uma celebraçao importante na Igreja. etc.
Eu acredito no Santo Sudário. Acredito que um falsário nao seria tao esperto naquele época para produzir tamanha proeza.
Nao acredito nesta hipotese do Leonardo Da Vinci ter criado o sudário. (tudo agora, 'e obra do Leonardo. Tudo bem que ele era um gênio, mas tudo tem limite. Até a imaginaçao )

2007-01-06 06:54:15 · answer #10 · answered by ROSANA 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers