Claro!... Essa é a justificativa padrão para não reconhecer uma lavagem cerebral.
2007-01-06 10:23:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Meu caro, concordo que a fé cega é muito perigosa, por fazeer a pessoa agir de forma endoidecida.
Por isso, sou a favor da fé racional, com embasamento, fé que tenha fundamento e que possa ser explicada.
A fé misteriosa é o que tem levado tantos a graves problemas na vida.
A fé é, na realidade, a certeza de algo, e para se ter certeza, precisa de conhecimento como base,
Sem isso, foge à razão, e se torna uma arma na mão manipuladora de alguns espertos!
Abraço e parabéns pela pergunta :)
2007-01-06 11:31:01
·
answer #2
·
answered by xx 4
·
1⤊
0⤋
Erva da boa, não?
2007-01-06 11:28:18
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.
Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe, ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la. Tende, pois, como certo que os que dizem: "Nada de melhor desejamos do que crer, mas não o podemos", apenas de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam os ouvidos. As provas, no entanto, chovem-lhes ao derredor; por que fogem de observá-las? Da parte de uns, há descaso; da de outros, o temor de serem forçados a mudar de hábitos; da parte da maioria, há o orgulho, negando-se a reconhecer a existência de uma força superior, porque teria de curvar-se diante dela.
Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem, a intuição do que souberam: estão com a educação feita; as segundas tudo têm de aprender: estão com a educação por fazer. Ela, entretanto, se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.
A resistência do incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século (1), tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.
A esse resultado conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.
Nota de Rodapé(1): Kardec escreveu essa palavras no século XIX. Hoje, o espírito humano tornou-se ainda mais exigente: a fé cega está abandonada; reina descrença nas Igrejas que a impunham. As massas humanas vivem sem ideal, sem esperança em outra vida e tentam transformar o mundo pela violência. As lutas econômicas engedraram as mais exóticas doutrinas de ação e reação. Duas guerras mundiais assolaram o planeta, numa ânsia furiosa de predomínio econômico. Toda a esperança da Humanidade hoje se apóia no Espiritismo, na restauração do Cristianismo, baseada em fatos que demonstram os princípios básicos da Doutrina cristã: eternidade da vida, responsabilidade ilimitada de pensamentos, palavras e atos. Sem a Terceira Revelação o mundo estaria irremediavelmente perdido pelo choque das mais desencontradas ideologias materialistas e violentistas. - A Editora da FEB, em 1948.
Um abraço
2007-01-06 14:12:57
·
answer #4
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
0⤋
Oi, com certeza somo seres limitados e não temos respostas pra tudo, mas não considero que a fé seja uma fuga do problemas ou um subterfúgio para respostas não alcançadas. Eu acho que se não alcançamos uma resposta ainda é porque algo temos que aprender, muitas vezes esse algo está na nossa frente e nós o ignoramos. Temos que aprender a amar...a perdoar... a ensinar... a ouvir... a falar... a decidir... a reconhecer o que é sabedoria ou simples falatório... a tomar uma atitude diante dos nossos erros... Pra mim a Bíblia é este guia que nos ensina a viver e nos projeta, nos incentiva e nos dá força para vencer. Não vejo isso como um gesto de fraqueza. Acho que se existe fraqueza é porque eu não soube subir mais alto e ver lá de cima as dificuldades, como águia que paira sobre os problemas e os vê bem pequenininhos lá em baixo...então é nessas horas que peço a misericórdia de Deus para entender o plano dele na minha vida, é o momento certo de buscar e achar uma resposta.
Isaías 40:29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Isaías 40:30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
Isaías 40:31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Compreendo sua colocação e achei a sua pergunta válida, o fato é que hoje em dia as pessoas tem se tornado levianas e isso nada tem a ver com a essência da fé, que não é traiçoeira e satifaz a toda e qualquer necesidade do ser humano. Agora se vc procura lógica nas coisas de Deus nem sempre vai encontrar, ele tem a sua maneira própria de agir e sabe porque o faz. Vc só tem que confiar e nunca duvidar, não andar em 2 pensamentos, saber avaliar as coisas e afastar-se do mal, não ser radical nem ter a mente fechada, mas não aceitar tudo o que lhe é oferecido. Vc tem que fazer sua escolha, até os amigos vc escolhe... no fundo Deus quer que vc escolha, se vc quer ser amigo dele ou não, se realmente o ama, até que ponto o ama e é capaz de negar-se a si mesmo por ele. Muitas vezes aquilo que achamos que é melhor não é o melhor pra nós, então vem uma situação, às vezes até trágica e muda tudo... isso quer dizer dizer algo pra sua vida. A finalidade da fé é te conduzir à perfeição e à comunhão com Deus, não à compreesão de tds as coisas, a compreensão das coisa é um prêmio que recebemos pela nossa obediência. Sempre haverão dúvidas e mistérios a serem descobertos, mas os mais importantes - não esqueça - são os mistérios que Deus têm na vida de cada um.
Quando vc decide crer e obedecer, então vc sobe um degrau na presença de Deus e Deus decide que é hora de ele te revelar algo mais que até ali vc não entendia.
Veja o que diz o livro de Salmos 2:8 «Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.» e Isaías 45:3 : «Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.»
Estas riquezas não são simplesmente riquezas materiais, dinheiro, ouro, etc Para Deus por exemplo a sabedoria é uma forma de riqueza mt superior a qualquer outra. Tanto que qdo Salomão pediu para que fosse sábio mais que tds os reis para administrar a Casa de Israel, Deus o fez um homem de posses, o maior que já existiu, testificado pela rainha de Sabá, Etiópia, que naquela época tb era um reino rico.
Bem, querido, pense o que quiser, pois eu não quero persuadi-lo com mais "fé", apenas digo que não confunda pessoas de uma religião x ou y com Deus. Cada um dará conta de si mesmo a Deus e é isso que vc tem que saber... Infelizmente temos presenciado falsas profecias(eu acredito em profecias), pessoas que julgam, que se dizem santas e não são, mas tudo isso é fruto da imperfeição e do pecado destas pessoas, não tem nada a ver com Deus. Não importa que uma igreja esteja cheia com 200-300 pessoas, se apenas 5 forem sinceras, só estas herdarão o Reino dos Ceús. Procure usar sua razão, sem deixar de dar crédito à Palavra de Deus, ela é verdadeira e não apresenta erros, o que exste é uma má compreensão do que lá está escrito e dos seus ensinamentos.
Que estas palavras te conduzam pra mais perto de Deus, na plenitude do Espírito Santo, bjs e um abraço amigo.
2007-01-06 12:08:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não globalise os comportamentos.
2007-01-06 12:02:23
·
answer #6
·
answered by ronealmeyda 5
·
0⤊
0⤋
É o "abstrato", justificando o concreto sem respostas convicentes.
Se abstrairmos o binômio: Fé e Capeta, será o fim de 99,98% das religiões do planeta!
Aliás vou mais além, se acabarmos só com o "cabestro" Fé, acaba-se até com o Satanás, pois sua existência passa pela fé, pela crença em sua existência, porque precisa-se vender o terror, para que você possa comprar a salvação.
Igreja nenhuma, dá soluções para problemas, simplesmente eles transferem aos seus fiéis "colaboradores", a responsabilidade de terem "FÉ", sem o que "DEUS", não atenderá seu pedido!
Ou seja, você precisa apegar-se ao abstrato, para conseguir o concreto.
Embarca nessa quem tem fé! (tô fora)
2007-01-06 11:44:38
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
uma grande verdade o que voce disse!
é uma fé cega que fecha o olho pra verdade.
uma fé de quem nao quer ver o resto, pois ja encontrou o que precisava ou procurava e pronto!
é uma fé sem fundamento lógico.
2007-01-06 11:42:33
·
answer #8
·
answered by Mega 5
·
0⤊
0⤋
podemos responder mediante nossos conhecimentos do assunto e limitação que todo ser humano sofre
2007-01-06 11:34:09
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A fé responde a tudo que não se baseie em lógica alguma. Foi a genial saída dos religiosos, como também os mistérios, realmente misteriosos, que dão apoio a religião.
Perguntaram a Freud o que ele achava da religião e ele respondeu: "Uma coisa sem importância. Deve acabar".
Essa resposta, vinda de um homem coerente como Freud, e a menor importância dada a resposta, dá, aos que pensam, o que pensar.
2007-01-06 11:33:21
·
answer #10
·
answered by Terapeuta 6
·
1⤊
1⤋
Aham!!!
2007-01-06 11:31:16
·
answer #11
·
answered by Iuri S 2
·
0⤊
0⤋