As pessoas podem apresentar sintomas relacionados ao estresse de forma diferenciada, pois a vulnerabilidade psicológica varia, de acordo com a estrutura psíquica de cada indivíduo. Além disso, segundo Jack Barchas, neuroquímico da Universidade de Stanford, “há um constante entrelaçamento dos sintomas de estresse. É como se fosse uma sinfonia de diferentes instrumentos musicais, tocando, porém a mesma música”.
O papel do estresse em doenças clínicas, muitas vezes, não é claro. Muitos sintomas, da dor de cabeça às palpitações, podem ser relacionados ao estresse, a uma doença física ou, freqüentemente a uma combinação de ambos. Da mesma forma, algumas vezes, um sintoma que surge num momento de grande estresse, como uma dor abdominal, pode eventualmente progredir para uma úlcera ou uma colite.
Estudos científicos indicam que as pessoas adoecem com mais freqüência quando estão estressadas. No caso de uma separação ou perda de emprego por exemplo, baixam as defesas de imunidade do indivíduo e ele pode, mais facilmente, contrair doenças. Sabe-se que sete segundos após perceber a causa o indivíduo automaticamente se prepara para reagir fisicamente à situação: a pressão sobe, o coração pulsa mais rápido, a respiração se torna mais pesada e rápida, os músculos se contraem e as mãos e pés se tornam frios e suados. Estas são, no
entanto, naturais reações físicas que ocorrem espontaneamente. Porém, se forem mantidas por períodos prolongados ou freqüentes, o estresse tenderá a se tornar crônico e o indivíduo pagará um preço bastante alto por essa adaptação biológica natural: pressão alta, derrame, infarto, enxaqueca, insônia e depressão são alguns dos problemas mais comuns que atualmente decorrem de seu nível de estresse.
Geralmente, os sintomas são um sinal de alerta para que a pessoa concentre sua energia para restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo. Por esta razão, estar atento aos possíveis sintomas de estresse é uma atitude saudável e preventiva para todos aqueles que no atual contexto do mundo moderno estão sujeitos a situações estressantes.
Entre os principais sintomas do estresse, destacam-se: sinais de cansaço, tristeza, dor de cabeça, grande agitação, constantes crises de tensão e angústia; diminuição da produtividade, isolamento, mau humor, medo, colite, sudorese intensa, irritação, incapacidade de domínio sobre as emoções, etc...
Em síntese, o estresse realmente existe e afeta sua vida, por isto fique atento aos sintomas, as reações orgânicas e psíquicas que anunciam problemas físicos e emocionais.
Projeta-se do Estresse!
2007-01-05 10:46:29
·
answer #1
·
answered by Bacana 3
·
0⤊
0⤋
Os sintomas variam bastante de pessoa para pessoa. Quando o problema é mesmo grave então os sintomas podem piorar.
Eu ja tive uma situaçao de stress em que tive colicas, dor de estomago, diarreia e vomitos, para alem das tremuras e choro.. os sintomas variam muito..
Beijo.
2007-01-08 04:52:38
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
partir na agressao com palavras sem palavroes vinha com gracinha pro meu lado dava um bale ate ja me deu vontade de partir na porrada mesmo foi pessimo.
2007-01-06 10:43:52
·
answer #3
·
answered by fashion3tdb 4
·
0⤊
0⤋
Eu fico várias vezes estressado e o único sintoma que eu tenho é RAIVA !!!!!
2007-01-06 00:43:41
·
answer #4
·
answered by MTV Green Day 2012 7
·
0⤊
0⤋
e estou.......fiquei 2horas e 15min no telefone ouvindo a musiquinha da telefônica........minhas mãos gelam, a cabeça dói na hora, minha respiração fica curta, o coração dispara, a boca fica seca....nossa é um horror e demora um pouco pra passar, tenho que ficar bem quietinha e sozinha para não sobrar pra ninguém, ou ver algo engraçado que me faça esquecer um pouco do assunto que me estressou........
bjos
2007-01-05 10:56:25
·
answer #5
·
answered by Suhh 7
·
0⤊
0⤋
Irritação...Dor de cabeça...até desmaiar numa situação estressante já aconteceu! E depois tem gente que acha q isso não mata!!!
2007-01-05 10:19:54
·
answer #6
·
answered by Geisa 2
·
0⤊
0⤋
falta de animo, irritabilidade, falta ou exagero na alimentação, insonia, tremor nas mãos, suores frios, vontade de só dormir e não dorme
2007-01-05 10:17:08
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
dor de cabeça, insônia, tonturas, visão ruim muito nervosismo uma sensação de vazio, muito triste, tremedeira, na verdade eu achava que uma corda era um fio de cabelo, hoje eu penso que um fio de cabelo é uma corda
2007-01-05 10:02:25
·
answer #8
·
answered by toloco 5
·
0⤊
0⤋
SIM. OS SINTOMAS MAIS COMUNS SÃO AUMENTO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS, AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL, IRRITABILIDADE, ESTES SÃO OS MAIS COMUNS, MAS HÁ VARIAÇÕES POIS CADA ORGANISMO REAGE DE UMA FORMA DIFERENTE.
2007-01-05 10:00:51
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só não tive como estou querida...muita dor de cabeça ...tremer muito ....e tonteiras também....
q eu fike melhor q vc esteja bem
big beijos...
2007-01-05 09:55:13
·
answer #10
·
answered by KILAINE 2
·
0⤊
0⤋