O que é?
É quando há perda do paralelismo entre os olhos. Popularmente as pessoas com estrabismo são chamadas de "vesgas".
Embora a forma mais comum seja o desvio convergente (desvio de um dos olhos para dentro), podem ser divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).
Como se apresenta?
Os estrabismos podem se apresentar de três maneiras:
constantes: o desvio de um dos olhos é permanentemente observado e chamamos de monoculares quando é sempre o mesmo olho que desvia e de alternantes quando é ora um e ora outro que desvia.
intermitentes: ora os olhos estão alinhados e ora há desvio, sendo mais freqüente nos estrabismos divergentes.
latentes: só são verificados com testes ao exame de motilidade ocular.
Como se desenvolve?
Os sintomas e as conseqüências dos estrabismos são diferentes conforme a idade que aparecem e a maneira como se manifestam.
A visão se desenvolve fundamentalmente nos seis primeiros anos de vida, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial.
Os estrabismos que aparecem antes dos seis anos de idade possuem um mecanismo de adaptação que faz com que haja supressão da imagem que cai no olho desviado e então a criança ou o adulto que ficou estrábico dentro deste período não apresenta visão dupla.
Nestes casos, se o desvio aparece sempre no mesmo olho (estrabismos monoculares), teremos diminuição da visão (ambliopia) do olho desviado.
Em qualquer idade, as pessoas com estrabismos latentes (forias) terão queixas de cefaléia pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados, porque em situação de desvio há visão dupla.
Outra conseqüência importante do estrabismo é o torcicolo (chamamos de torcicolos oculares), isto é, para usar melhor os dois olhos a criança gira ou inclina a cabeça para uma dada posição.
Os estrabismos apresentam um caráter hereditário irregular, isto é, podem pular algumas gerações.
Outros estrabismos são secundários a algumas doenças como: diabetes, hipertireoidismo, afecções neurológicas.
Como se trata?
Os estrabismos são corrigidos com óculos ou cirurgia.
Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir.
Os estrabismos que corrigem com óculos são chamados de acomodativos e estão relacionados em geral a necessidade de correção do grau de hipermetropia.
Somente os desvios latentes e os intermitentes pequenos é que são passíveis de serem auxiliados por exercícios chamados ortópticos.
Pelas implicações de perda de visão, bem como pela possibilidade de ser manifestação de outras doenças, os pacientes com estrabismo devem ser examinados pelo especialista tão logo haja suspeita de desvio ocular.
2007-01-05 06:49:40
·
answer #1
·
answered by =* 3
·
2⤊
0⤋
Eu tenho estrabismo e isso não é grave e não cega ninguém... o meu se chama emergente, eu não sei o que quer dizer, rs.. só sei que é pq não é tão fácil de se perceber, depende do jeito que eu olho... mas como a primeira resposta foi bem acertada, é vesgo. E não tem tratamento pra vesguice não... a não ser bem no principiozinho.. eu tinha que ficar fazendo uns exercício mui chatos olhando pra umas bolinhas e pra ponta da caneta, mas nem fazia... dai fiquei vesga, hah...
2007-01-05 21:33:29
·
answer #2
·
answered by . 6
·
0⤊
0⤋
O estrabismo se dá quando há perda de paralelismo entre os olhos, É o que o vulgo chama de vesgo. Existem 3 tipos de estrabismo: o convergente, o divergente e o vertical sendo o mais comum o convergente. O tratamento pode ser feito atravé de óculos, exercícios e cirurgia dependendo do grau apresentado.
2007-01-05 18:20:15
·
answer #3
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
o estrabismo é a lateralização do globo ocular geralmente por fraqueza ou denervação da musculatura ocular.
Não posso afimar com certeza, mas acredito que acirurgia seja simples nunca ouvi relato de que cause cegueira!
É uma coisa simples de se tratar, e quanto mais novo mais facil e rápido, exceto nos casos de desnervação!
Boa sorte
2007-01-05 15:42:16
·
answer #4
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
é quando a perda do paralelismo entre os olhos formando um desvio convergente. com a diminuição da visão de um dos olhos que faz com que o estrábico enviase os olhos e tenha visão dupla . o tratamento e realizado com o acopanhamento de um oftalmologista é demorado e as veses é necessário cirugia.
2007-01-05 15:05:05
·
answer #5
·
answered by nana dany 1
·
0⤊
0⤋
Estrabismo é um termo popular que definirmos os olhos desalinhados, que apontam para direções diferentes. O mais comum é manifestar-se na forma de olhos vesgos, e quase sempre é acompanhado de olho preguiçoso, a ambliopia.
estrabismo
É possível que seu filho tenha estrabismo se:
Os olhos dele apresentarem desvio para dentro ou para fora
Os olhos dele não se moverem juntos
O ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico
A tendência é inclinar a cabeça para um lado.
Não é capaz de calcular profundidade.
Olhar para o sol só com um olho
* Olhar para algo parece simples. Mas o olho é um órgão extremamente complexo, que conta com uma grande interconexão de sinais para transmitir dados do mundo exterior para o cérebro.
Qual a causa do estrabismo
Não se sabe por que os olhos de algumas crianças são desalinhados, embora o problema aparentemente seja genético. Como os olhos desalinhados não focalizam em conjunto, ocorre visão dupla. Uma criança com estrabismo, inconscientemente vai ignorar uma das duas imagens que vê, e automaticamente as conexões nervosas entre o olho e o cérebro relativas à imagem ignorada não vão conseguir se desenvolver, daí a ambliopia, olho preguiçoso.
Como se pode corrigir o estrabismo
Para desenvolver uma boa visão, o olho afetado deve ser obrigado a trabalhar. Existem muitos tratamentos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto, dependendo do tipo, da severidade e da causa do estrabismo de seu filho. Esses tratamentos são:
Óculos
Colírios ou pomadas
Medicação injetável
Cirurgia
Tampão (cobrir o olho que vê melhor)
2007-01-05 14:51:25
·
answer #6
·
answered by CREAM CRACKER 3
·
0⤊
0⤋
O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas populamente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas podem ser tambem divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).
Podem-se apresentar de três maneiras:
constantes:O desvio de um dos olhos é permanentemente observado, Podem ser monoculares quando apenas um se desvia e alternados quando ora é um olho ora é outro.
intermitentes: ora os olhos estão alinhados e ora há desvio.
mais frequente nos divergentes
latentes:só é possível verificar com testes oculares.
Como se desenvolve?
Os sintomas e as conseqüências dos estrabismos são diferentes conforme a idade que aparecem e a maneira como se manifestam. A visão se desenvolve fundamentalmente nos seis primeiros anos de vida, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial. Os estrabismos que aparecem antes dos seis anos de idade possuem um mecanismo de adaptação que faz com que haja supressão da imagem que cai no olho desviado e então a criança ou o adulto que ficou estrábico dentro deste período não apresenta visão dupla. Nestes casos, se o desvio aparece sempre no mesmo olho (estrabismos monoculares), teremos diminuição da visão (ambliopia) do olho desviado. Em qualquer idade, as pessoas com estrabismos latentes (forias) terão queixas de cefaleia pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados, porque em situação de desvio há visão dupla. Outra conseqüência importante do estrabismo é o torcicolo (chamamos de torcicolos oculares), isto é, para usar melhor os dois olhos a criança gira ou inclina a cabeça para uma dada posição. Os estrabismos apresentam um caráter hereditário irregular, isto é, podem pular algumas gerações. Outros estrabismos são secundários a algumas doenças como: diabetes, hipertireoidismo, afecções neurológicas.
Como se trata?
Os estrabismos são corrigidos com óculos ou cirurgia. Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir. Os estrabismos que corrigem com óculos são chamados de acomodativos e estão relacionados em geral a necessidade de correção do grau de hipermetropia. Somente os desvios latentes e os intermitentes pequenos é que são passíveis de serem auxiliados por exercícios chamados ortópticos. Pelas implicações de perda de visão, bem como pela possibilidade de ser manifestação de outras doenças, os pacientes com estrabismo devem ser examinados pelo especialista tão logo haja suspeita de desvio ocular.
e como eu te disse a cirurgia tem risco sim!
2007-01-05 14:47:26
·
answer #7
·
answered by Alexandre M 6
·
0⤊
0⤋
estrábico = vesgo
2007-01-05 14:41:52
·
answer #8
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋