English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Legalismo é todo o sistema, regras, expectativas ou regulamentos que condiciona a salvação ao esforço humano de agradar a Deus, como uma recompensa por desempenho. O Legalismo é o meio humano de tentar através da obediência de regras, ser aceito e amado por Deus, anulando a Graça misericordiosa. A salvação é pela graça, somos obedientes porque somos salvos, e não para sermos salvos.

O fanatismo religioso gera uma disposição mental autoritária, ai daquele que fugir do padrão, o fanático legalista sempre quer lançar fardo semelhante ao seu aos ombros de quem não o tem, é por isso as inumeras citações do Velho Testamento com seu amontoado de regras próprias somente aos judeus da época, mas que hoje em dia não geram discípulos de Jesus, mas meros membros de denominações sectárias.

Os legalistas estão mais preocupados querendo saber o que se pode e o que não se pode fazer do que em estar cada vez mais perto de Deus.

2007-01-05 05:00:46 · 12 respostas · perguntado por Marcelo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Sua visão do Evangelho é por demais primária, restrita e obtusa. Em grupo, legitimados pelo consenso findam-se as reflexões e o estudo da Palavra e brotam os slogans e as palavras de ordem. Acaba-se o discipulado e começa o adestramento.

Assim o Evangelho se distorce, e o que deveria ser a mais completa e perfeita celebração da liberdade começa a se transformar em nada menos que um amontoado de regras, talvez um dia os legalistas percebam que, sem liberdade, não há escolhas moralmente válidas. Então estarão prontos para seguir a Deus com suas próprias consciências, e por fim, entendendo o sentido máximo do sacrifício de Cristo, passarão a viver debaixo da graça.

Apesar da maioria dos legalistas aqui no YR ser evangélico, como eu, acredito que essa critíca serve para todos, concordam ou não? Qual sua opinião?

2007-01-05 05:01:03 · update #1

Quando o legalismo ocupa o lugar do amor não há espaço para a Graça! O autentico cristianismo não é religião do medo!

2007-01-05 05:05:27 · update #2

Caramaba Makoto fiquei um tempão formulando essa filosofia, pesquisando, e vc nem tchum???

2007-01-05 05:21:12 · update #3

Clébio, concordo com vc... Sou protestante!
Mas minha critíca foi ao fanatismo exagerado e não as práticas cristãs que você citou!

2007-01-05 05:27:51 · update #4

Golias, a igreja dos mórmons é uma das mais legalistas que conheço.

2007-01-05 05:34:12 · update #5

12 respostas

Fé em latas! É o que me parece o fanatismo...
O Velho Testamento foi "ruminado" e enlatado por alguém e ai de você se não gostar desta lavagem.
Quem questiona o que tem dentro das latinhas? Nenhum deles, apenas abrem e ruminam novamente, como o gado. Há diferente$ marca$, ma$ nela$ contida$ a me$ma lavagem...tri$te...

2007-01-05 05:54:45 · answer #1 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 5 1

Pronto, fiquei tonto... Tô com sono, vendo cada segundo desse relóginho aqui do lado passando, acbei de receber 10 pts por ter esculhanbado o autor de uma pergunta e agora tú me vem com essa filosofia toda!!! ^^

Tá legal... Fiz uma forcinha e li calmamente para entender (e enquanto escrevia isso aqui esqueci tudo)! Resumindo, acho que um dia todos (aqui na Terra) perceberão sim que Deus jamais desejaria que o temêssemos...

Quando esse dia chegar pararemos de ver perguntas ameaçadoras no Yahoo Respostas... E aí, depois de mais tempo, a humanidade perceberá o que Deus realmente deseja!

Agora com licença que ainda estou meio confuso com os 10 pts que ganhei ofendendo o cara... Que estranho! ^^

Nota adicional:
Foi mal, Marcelo... É que eu começo a ler, mas aí, no meio da frase me vem o pensamento...

"Caramba! Essa hora não passa?"

E eu me perco todo! Aí tento de novo e...

"Argh! Que expediente mais chaaaaato! Quero ir pra casa!!"

E simplesmente não tô conseguindo parar com isso para pensar direito...

Tô meio angustiado com esses 30 minutos restantes para ir para casa! ^^

Nota adicional 2:
Viva!!! Consegui entender!!! Aff...

Não é que você tem razão...? Se bem que na verdade, não me ligo nadica nesse lance de salvamento! Nunca pensei muito se eu merecia ou não ir pra um lugar bom... Aliás, não me preocupo muito com isso não!

Como eu acredito que todo mundo vai se dar bem no final, nem penso nisso muito... Vou aqui, vivendo, fazendo o que acho certo e tentando me corrigir porque não suporto quando eu percebo que estou cometendo os erros que condeno!

Tomara que chegue logo a época em que todos pensem assim, sem temer Deus e fazendo o que é certo por se sentirem bem com isso...

E sim! Se Legalismo é isso aí que você descreveu, muito do fanatismo é devido a ele... ^^

2007-01-05 13:17:35 · answer #2 · answered by Makoto 6 · 2 0

Marcelo,

Acho que o fanatismo é uma soma de fatores. Um deles é o legalismo ao qual você se refere. Um outro fator é a predisposição da pessoa a ser intolerante a tudo que a contrarie. Também existe a questão do exemplo... sabe aquela história de "diga-me com quem andas, e te direi quem és"? É mais ou menos isso.

Abraços, e tenha um ótimo fim de semana!

2007-01-05 13:41:12 · answer #3 · answered by Verbena 6 · 1 0

Nooosssa, vc descreveu tudo o q to passando, vou até copiar o q escreveu pois achei muito interessante, sábias palavras.
Eu amo Deus de todo meu coração, mas sinceramente estou cansada de pessoas q julgam ser mais praticantes da palavra de Deus do q eu, ficarem me ditando regras o tempo todo, querem me controlar, e por isso faz um tempo q não vou a igreja, o q era pra ser um alivio pra mim ta sendo um peso, e nem sei se vou voltar pq a cada dia mais estão me sufocando.
Pra mim eles são um bando de bitolados, q tem uma visão completamente errada do q é servir a Deus, abaixo ao legalismo!!!

2007-01-05 13:09:14 · answer #4 · answered by Priscila 2 · 1 0

Com certeza e sem sombra de dúvidas, o legalismo e o fanatismo são oposição a fé verdadeira,isto abole a graça de Deus.Cristão q é cristão não é fanático e nem legalista.

2007-01-06 14:16:48 · answer #5 · answered by Emerson FG 5 · 0 0

acho que o trabalho evangélico é louvável, mas na maioria das vezes que conversamos com algum evangélico (salvo raras exceções), se estamos felizes, eles conseguem nos deixar tristes, deprimidos e culpados por não "aceitar Jesus". Acho que devemos levar alegria e conforto às pessoas que talvez precisem, e não ficar acusando e condenando como se fôssemos criminosos e pecadores atrozes.

2007-01-05 15:44:40 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Depende muito do ambiente cultural que cada individuo se desenvolve socialmente, e dentro deste mesmo, um histórico pulsado pelas crenças aceitas e que vão acrescentando as já existentes, principalmente quando estas tem uma interpretação particular, o que piora ainda o fato. Isso acontece não só no Cristianismo, mas muito mais ainda no Islã, criando facções, ai se vê homens bombas, terrorismo e toda sorte de atos idiotas e sem fundamentos isso sim.
Não sei se serve a resposta sobre a questão, mas o livre arbítrio é amar simplesmente, ninguém cobra amor de ninguém, ou você ama, ou não ama. Acho a maior depreciação e pena alguém dizer ao outro: "Você não me ama" - Sabemos quando somos amados, nem sempre se deve acreditar em palavras do tipo: "Eu te amo"
Assim acredito que o amor sendo livre e espontâneo as vistas de Deus, promove atitudes que evidencia a sua verdade, muito mais do que as palavras, muito mais do que seguir ordeiramente a crença de outros, de um sistema religioso qualquer.
Eu não tenho religião, não sigo dogmas, sigo o que creio ser ação e não palavras. Sim, eu sou Cristã, eu assimilei Cristo em obras, essa é a minha fé, não uma Lei que me impuseram ou que me regula.

2007-01-05 13:26:55 · answer #7 · answered by Sophia 3 · 0 0

A cultura judaico-cristã, de fato se perpetuou através do medo e idéias arcaícas que vêem se mantedno através dos séculos. A sociedade é condicionada a aceitar tudo, e quem geralmente faz questionamentos não é visto com bons olhos.
Acredito em Deus ( não em sua forma cristã, mas de um jeito particular), e que essa energia está dentro de cada um de nós.
Se vc perceber, o Deus criado pelos cristãos é vingativo, cheio de ira. Basta vc se lembrar da frase "temer a Deus". Amor é respeito, gratidão, misericórdia, mas não é medo.
Gosto da visão budista: o Budismo não é uma religião, mas uma filosofia de vida, cujo "objetivo" é alcançar a perfeição espiritual(Nirvana) através de pequenos gestos e exercícios diários. O budismo não venera nemhum Deus. Sidharta é tido como maior exemplo de perfeição espiritual por ter renunciado ao materialismo e ter se dedicado a sua busca espiritual, mas não é um deus.
Jesus é um equivalente de Sidharta, mas seus ensinamentos foram pervertidos em nome dos interesses romanos.

2007-01-05 13:26:13 · answer #8 · answered by dark jazz 5 · 0 0

Apesar de sermos salvos pela graça como você falou, a bíblia também nos fala que a somos salvos por esforço e mais, diz que a fé sem as obras é morta em sí mesma. Eu não sei qual a sua religião, se é evangélico, católico eu o que quer que seja, mas se você crê na bíblia, saiba que orar, jejuar, ler a bíblia, pregar a todos a palavra de Deus, isso não é fanatismo, é questão de sobrevivência espiritual, sem isso o crente morre. Nós devemos sim nos esforçar, não porque as obras nos salvam, mas porque é nosso dever fazer assim.

2007-01-05 13:20:22 · answer #9 · answered by Pentecostal! 5 · 0 0

O fanatismo muitas vezes acontece pq a religião é o único porto seguro pra pessoa, q a defende de corpo e alma.
As pessoas ficam preocuapadas com as mais bobas questões, como os fariseus e outros citados no evangelho, eu me preocupo muito em me aperfeiçoar, melhorar como gente, pois sei q independente da religião esse é o caminho para Deus

2007-01-05 13:13:20 · answer #10 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers