O termo Metaplasia é usado quando ocorre a troca do epitélio de revestimento natural de algum lugar, por outro tipo de epitélio. Um exemplo muito comum é o que ocorre no caso dos fumantes, que pelo efeito da fumaça, o epitélio Colunar Ciliar é substituido pelo epitélio Colunar. Outro exemplo é a Metaplasia que ocorre no colo uterino, pelo uso prolongado de anticoncepcionais. A METAPLASIA NÃO TEM NADA A VER COM CANCER.
Já a Displasia ocorre quando as células começam a mudar suas características morfológicas. Isso sim pode ser considerado uma lesão pré-maligna. Voltando ao colo uterino, quando possuimos uma displasia grau leve ou moderado (NIC I ou NIC II), já possuímos uma lesão pré-maligna. Já a displasia grava (NIC III) já é um carcinoma in situ.
2007-01-06 09:42:41
·
answer #1
·
answered by BalancoHidrico 2
·
0⤊
0⤋
Metaplazia intestinal é uma lesão pré-cancerosa.
Já o termo displasia refere-se a uma anomalia de conformação de um órgão ou tecido de que resultam outras graves deformidades. O assunto é amplo porque displasia ocorre em tecidos em todo o corpo, nas mamas das mulheres, no cortex cerebral, nas pernas, intestino e etc.
Rrecortei um texto reacionado ao assunto displasia que copio aqui e inclui o link do documento para você ler.
===
Com gastrite crônica de longa duração, o epitélio desenvolve alterações citológicas, incluindo as de tamanho, formato e orientação das células epiteliais com atipia dos núcleos. Essas alterações displásicas podem se tornar tão graves a ponto de constituírem um carcinoma in situ(11, 34), principalmente do tipo intestinal proveniente de formas atróficas de gastrite. Já o tipo difuso surge originalmente, sem evolução por meio de displasia.
O adenocarcinoma representa 90%-95% dos casos de neoplasias malignas do estômago(11), sendo classificado com base em aspectos histopatológicos e clínicos em dois tipos: intestinal e difuso(61). As lesões tipo intestinal são as mais freqüentes, bem diferenciadas, dependentes de fatores ambientais e associadas com a presença de lesões pré-cancerosas, como gastrite crônica, atrofia gástrica, metaplasia intestinal e displasia(57). São encontradas predominantemente em homens e em indivíduos mais idosos. O tipo difuso é pouco diferenciado, tem prognóstico ruim e não está associado a lesões pré-cancerosas(59). É pouco mais freqüente em mulheres e pacientes jovens e tem alta ocorrência familial, principalmente entre indivíduos com tipo sangüíneo A(14).
=====
Boa sorte
2007-01-05 01:36:55
·
answer #2
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
Significa que você tem que procurar um médico urgente !!!
2007-01-05 01:11:29
·
answer #3
·
answered by Carlos G 1
·
0⤊
1⤋
Caganeira ?
2007-01-05 01:07:40
·
answer #4
·
answered by Eu mesmo 4
·
0⤊
1⤋
METAPLASIA - doença crônica em objetos de metal, podendo sofrer alterações displáticas, ou seja, afetar também objetos de plástico.
2007-01-05 01:05:03
·
answer #5
·
answered by AGCabeção 3
·
0⤊
2⤋