Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outrem, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia
A intolerância está baseada no preconceito e pode levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, homofobia, edaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política.
Em sua forma cotidiana, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de seus pontos-de-vista ou características físicas e/ou culturais, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos etc. Num nível mais extremo, pode levar à violência; em sua forma mais severa, ao genocídio. Possivelmente, o exemplo mais infame na cultura ocidental seja o Holocausto.
2007-01-04
20:40:28
·
9 respostas
·
perguntado por
Pauloyahoo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
nas primeiras 3 respostas percebi intolerância .
sera que a intolerancia vai continuar nas outras respostas?
a tarde voltarrei a olhar e meditar em outras respostas. Que sejamos masi tolerantes. abraço
2007-01-04
21:00:00 ·
update #1
.
A falta de conhecimento também leva a intolerência.
.
2007-01-05 02:52:53
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
0⤋
O ser humano para atingir a auto-consciencia (consciencia de si próprio) precisou desenvolver o ego.
Graças ao ego, o homem tomou em suas mãos seu destino e pode evoluir. Porém é um remédio que apresenta efeitos colaterais.
Num instinto de defesa, o Homem se arma de Intolerância.
Reconhece-se a si mesmo, mas não reconhe o outro e seus direitos.
Bom, evoluimos até aqui: Auto-Consciencia.
O próximo passo é evoluir para uma Consciencia não só nossa, mas de outros e com os outros, integrada a Deus, respeitando toda a Criação, o que alguns chamam de Consciência Cósmica, no budismo chamam de "Iluminação" ou "Estado de Buda", no Cristianismo antigo foi o "Pentecostes" ou a Vinda do Espírito Santo e seus dons, tipo a conversão de Saulo, que passou a chamar-se Paulo, que por sinal, de intolerante passou a evangelizador( não há grego, nem judeu, escravo ou senhor...).
Segundo ensimentos Rosacruzes para atingir a Consciencia Cósmica precisamos desenvolver a Intuição, a Inspiração Divina e a Iluminação que seria o Estagio Pleno da Consciência Cósmica.
Sem isto será dificil sermos tolerantes, uma vez que nosso ego costuma falar tão alto que não conseguimos ouvir a Deus.
Mas sem exercitar como se tornar melhor? Respeite quem sente, pensa e age diferente de nós. Deus é Único, todos nós somos Filhos Dele. Mas nunca os filhos sao todos iguais, mas um Pai de verdade sempre ama a todos.
2007-01-04 21:30:37
·
answer #2
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
1⤊
1⤋
É resultado de uma visão fechada e egoísta de concepção de mundo, vida, verdade. Pessoas que não conseguem seguir uma idéia sem que os outros o sigam, por achar que a sua verdade é a verdade de todos. Pessoa que abusa do discurso persuasivo para com as outras pessoas.
Tem aqueles que se fecham para uma única possibilidade, uma única forma de resolver as coisas..essas pessoas pouco entendem de toda verdade e têm dificuldade de enxergar as coisas como elas realmente são, pelo fato de não aceitar explicações além daquilo que considera a pura verdade.
É um mal..
E é chato ter de conviver com uma pessoa intolerante.
2007-01-04 21:04:04
·
answer #3
·
answered by Jeniffer H 3
·
0⤊
0⤋
Isso tem historicamente a ver com a disputa por territórios, pois muitas guerras na antiguidade eram entre povos de religiões diferentes, pois não existia a definição de "país" como existe hoje, e um "povo" era identificado por sua religião, e, com isso, grupos religiosos opostos frequentemente eram inimigos. Outro motivo também é de que muitas religiões pregam que somente os membros dela vão para o céu, e que os membros de outra vão para o inferno. Com isso, muitas pessoas vêem as de outras religiões como pessoas marcadas para ir para o inferno, e acabam desprezando-as.
2007-01-04 20:57:14
·
answer #4
·
answered by Luis Alfredo Barbosa 6
·
1⤊
1⤋
Na verdade os mais intolerantes com os outros são vocês que acham que somente vocÊs estão na religião verdadeira,eu já tomei estudos com os T.J ,mas descobri a verdade em outra denominação que seguem a bíblia do começo ao fim.
2007-01-04 23:52:20
·
answer #5
·
answered by Sarinha 4
·
0⤊
2⤋
Tù estás olhando pêlo lado simplista da coisa, Pelo lado que te convém. A maioria das religiões e as pessoas que as frequentam, não tem intolerãncia com as crenças das pessoas. O que existe e com razão é a intolârancia com o fanatísmo, com o desrespeito que algumas crenças tem com a inteligências do povo mais esclarecido. Com a pouca vergonha dos bispos, fazendo supostos milagres com hora marcada, como se Deus foçe um simples magico em suas maõs e que pode ser manuseado a qualquer momento e a seu bel prazer. E a meu Juizo tú estàs querendo pautar as resposta, Se não forem como tú queres, é considerado intolerância, Se tú perguntas nós podemos s temos o dever de responder aquilo que pensamos, mesmo que a teu ver não esteja certo. Do contrario é intolerância da tua parte.
2007-01-04 21:36:53
·
answer #6
·
answered by Prometheus69 6
·
0⤊
2⤋
Porque cada um procura suas razões, cada um acha que já sabe tudo, não pesquisa, não estuda, e procura escapar sem antes conhecer, O Planeta gira e caminha a passos largos para a eternidade, e as pessoas só aceitam suas conveniências, se disserem que Jesus é pobre aceita isso como verdade, porem já se passaram 2.006 anos, e Você acha que tudo ficou igual e nada se modifica, e se alguém descobriu que Jesus era um homem rico, Você continua acreditando que Ele é pobre. Veja as coisas não ficam estagnadas, e conhecimentos são constantemente mudados e com nova capa e instruções. Então mude pesquise mais, estude mais sobre o chamado Holocausto, e verifique sua veracidade, claro que tudo foi criado pelo homem inclusive o livro sagrado que o homem escreveu..
2007-01-04 20:55:27
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
concordo.
devemos respeitar as outras formas de pensar.
desde que os outros façam a mesma coisa.
pois vimos na história da humanidade pessoas morrendo em fogueiras em nome de DEUS. PESSOAS SENDO TORTURADAS EM NOME DE DEUS , ISSO É FATO.
AGORA ACHARAM UM SEGUIMENTO PARA PERSEGUIR.
E QUANDO ESSE SEGUIMENTO REAGE É CHAMADO DE FANÁTICOS, SERÁ?
OU É UM ATAQUE DISFARÇADO DO OUTRO LADO ESPERANDO UM MOTIVO PARA CALUNIAR?
2007-01-04 20:53:45
·
answer #8
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
0⤊
2⤋
Simples: isso acontece porque muitos pensam que apenas a religião que seguem é a melhor e se acham os donos da verdade.
PS. Josias, não acho q eu seja intolerante (pelo menos procuro não ser) . Sou católica e não penso que o Catolicismo seja detentor da verdade absoluta. A Igreja Católica cometeu muitos erros no passado (Inquisição, por exemplo) e ainda os comete. Não sou cega quanto aos defeitos que a religião que sigo tem, mas mesmo assim não quero trocar de religião, até o momento. O que vejo é que há muitas religiões por aí que condenam o culto às imagens (catolicismo) ou que se faça despacho na encruzilhada (umbanda) e por aí vai. Continuo achando que tem muita religião por aí que se acha detentora da verdade...Intolerante eu seria se achasse que APENAS o Catolicismo está certo.
2007-01-04 20:43:09
·
answer #9
·
answered by Miss Manners 5
·
0⤊
2⤋