A depressão é uma doença que vai além da tristeza. Ela simplesmente aniquila a vontade e o interesse por quase tudo que cerca a vida. Há uma desconexão com os sentimentos e simplesmente por mais que se tente reagir, não há uma reação positiva. A realização de tarefas corriqueiras e simples se torna um fardo.
Geralmente a depressão tem um fator desencadeante. Quando ela é severa, pois depressão também pode ser aferida em graus, o estopim pode ter sido acionado por um fato marcante. Entretanto, isto não quer dizer que apenas fatores externos sejam responsáveis por tal estado.
Há uma pré-disposição orgânica, química mesmo, que pode conduzir a este estado de inércia. Depressão não é apenas tristeza. A tristeza é apenas um dos sentimentos que a depressão possui. A depressão severa traz sensações de morte, desespero, falta de energia. Falta de vitalidade e força para poder viver.
Atualmente existem vários medicamentos e técnicas terapêuticas eficazes para o tratamento da depressão. Mas ainda está longe o medicamento efetivo para esta doença, pois não é apenas uma disfunção na química cerebral. Depende muito de cada pessoa como ela encara a vida e reage aos problemas do dia-a-dia.
Não existe um caso de depressão igual ao outro, portanto um remédio pode ser muito eficaz para uma pessoa e nem tanto para outra.
Seus principais sintomas são:
+ Perda ou diminuição de prazer;
+ Alteração no sono; (aumento ou diminuição)
+ Alteração no apetite; (aumento ou diminuição)
+ Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo;
+ Cansaço ou perda de energia;
+ Sentimento de culpa ou de autodesvalorização;
+ Pensamentos constantes sobre morte ou suicídio;
+ Dificuldade de concentração, memória e indecisão;
+ Dor de cabeça, dificuldades sexuais, problemas digestivos e dores crônicas.
Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa em sua intensidade e forma. Um sintoma isolado não significa que esteja com depressão.
2007-01-04 08:43:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
9⤊
3⤋
Amigo César,
É imperioso esclarecer que a depressão não necessariamente está ligada a algum acontecimento mórbido na vida do doente, como julga a maioria das pessoas.
Por conta disto é muito comum o vulgo confundir esta patologia com o estado emocional da "tristeza", embora a tristeza seja um dos SINTOMAS da depressão.
Tristeza e depressão: uma coisa não tem nada a ver com a outra do ponto de vista médico.
É oportuno saber que há muitos deprimidos que são pessoas extremamente alegres ou que jamais passaram por tragédias e fatos marcantes em suas vidas. Entendido isto é preciso conhecer o que é de fato esta patologia.
A depressão é um processo químico no qual a pessoa portadora possui baixos níveis de serotonina, nosso, digamos, "regulador do humor".
Por se tratar de um mecanismo QUÍMICO, equivale a dizer que os velhos conselhos como, por exemplo, "sai desta", "vai ao cinema", "curta os amigos" não funcionam justamente porque não se trata de um sentimento passageiro como a tristeza.
A vida social é esvaziada porém, a prática de alguns exercícios físicos (uma simples caminhada, por exemplo) pode ajudar porque favorece a produção de endorfina que funciona como contraponto à ausência da serotonina. Tudo o mais é besteira. Não é certo cobrar força de vontade de um deprimido. É como dizer a um cego que ele não enxerga porque não quer.
A depressão é uma doença grave, a que em segundo lugar mais mata no mundo, de acordo com a OMS, e atinge indistintamente adultos, jovens e crianças de todas as classes sociais. A boa notícia é quem tem tratamento clínico e psicoterápico.
No seu caso, o primeiro passo é ter certeza se você está realmente deprimido ou se está apenas triste por algum motivo. Assim, a melhor iniciativa é procurar um bom médico para uma avaliação diagnóstica. Neste site de perguntas e respostas você não obterá êxito.
Ficar atento a alguns sinais também pode ajudar: o deprimido deixa de cuidar da aparência (não toma banhos, não escova os dentes), deixa de se alimentar e até de beber água. Estímulos externos como, por exemplo, ver tv, ler livros, falar ao telefone ou ver os amigos são inúteis para o deprimido ( muitas vezes o irritam), que pode passar dias prostado em cima de uma cama sem querer ver a luz do sol.
Aliás, não há sol na vida do deprimido.
A depressão é o câncer da alma, mas tem tratamento.
Boa sorte e que Deus o abençoe.
2007-01-04 17:47:16
·
answer #2
·
answered by VIRG͎IA M 1
·
1⤊
0⤋
Falta de interesse pelas atividades diárias, falta de apetite, fraqueza, raciocínio lento...
2007-01-04 16:49:56
·
answer #3
·
answered by Daniela L 4
·
1⤊
0⤋
Quando até mesmo um beijo de novela te faz chorar!
2007-01-04 16:45:19
·
answer #4
·
answered by Veadinho 6
·
2⤊
1⤋
Insônia
Distúrbio alimentar (falta de apetite ou comer demais)
Choro sem causa aparente
Perda do entusiasmo pelas coisas que sempre lhe interessaram
Isolamento
Predominância de pensamentos negativos
Esses são os principais.
Bem, me atendo apenas à sua pergunta, espero que as informações sejam de ajuda!
2007-01-04 16:42:42
·
answer #5
·
answered by Hélio 3
·
1⤊
0⤋
Eu já tive depressão. Ou melhor, quem já teve nunca está livre de q ela volte. Tem q ficar se policiando...A gente não tem vontade de fazer nada, a não ser ficar deitado. Onde tem um lugar p/ deitar, é isso q vc vai fazer. Nada que vc goste, vai t dar prazer. Ouvir música, ler, internet, papo c/ os amigos, balada, tudo que eu amava fazer,não queria nem ouvir falar. E p/ tomar banho? Se vc não se arrastar, ou alguém fazer isso, pode ficar meses s/ tomar banho.Não chorava. Nem isso me dava vontade de fazer. A gente fica s/ forças totalmente.A vontade é q o tempo passe bem rápido, q outro dia chegue, na esperança de q será diferente. E quando vc acorda, e vê q nada mudou...é a coisa mais horrível do mundo. Aí é q dá vontade d cometer suicídio. Quando vc vê q nada muda, dia após dia. E os familiares, tristes, em volta, s/ poder fazer nada p/ te ajudar, se sentem impotentes, e aquela tristeza deles só piora teu estado. E p/ comer? É um sacrifício. A gente empurra a comida, só p/ não morrer de fome. As vezes é o contrário. As pessoas comem muitíssimo. Esse não era o meu caso.E a aparência? Eu ficava c/ olheiras profundas. Pálida. A boca seca. Resumindo: se alguém chegasse p/ mim, perguntando o q eu queria, o q elas poderiam fazer por mim, o que me traria maior alegria naquele momento, eu dizia:" Morrer". Só isso. Morrer. Sumir. Acabar c/ isso. É um sofrimento que não desejo p/ ninguém.Quando alguém fala q tá sentindo isso,me dá até arrepios, morro d medo d q alguém q eu ame tenha uma coisa dessas.De vez em quando, ela quer voltar. Mas eu tenho conseguido seguir a vida. Estão dizendo q será a doença do século. Espero q não. Ninguém merece passar por isso. Ninguém.
2007-01-07 17:53:18
·
answer #6
·
answered by Enya 2
·
0⤊
0⤋
Não querer fazer nada, dormir demais, não querer sair, emagrecer e evitar os amigos e familiares.
2007-01-05 16:08:18
·
answer #7
·
answered by ♠CHƐRRY® 6
·
1⤊
1⤋
Isolamento social,tristeza e vazio constante,acha que fez tudo errado na vida .
Irritação,dorme pouco ou muito.
Deseperançoso,se acha velho(a),feio(a) e 1 fracasso completo.
2007-01-05 08:48:33
·
answer #8
·
answered by Daniella YR 7
·
1⤊
1⤋
É necessário observar bem para depois diagnosticar. A melhor maneira de diagnosticar é fazendo toda uma sintomatologia, e esses sintomas varia muito de pessoa para pessoa , alguns sintomas mais frequentes são:Ansiedade, insônia,Indisposição, Alteração do Sono, Pensamentos Negativos,Dificuldades de concentração,Insegurança,Solid... Alteração dos hábitos alimentares: excesso ou perda de apetite, Irritabilidade, Tristeza... Mas o melhor é remédio é procurar não se isolar, e fazer uma avaliação mental e psicológica, por profissionais que atuam na área
2007-01-04 17:54:45
·
answer #9
·
answered by Tom 3
·
0⤊
0⤋
quando sua auto-estima está lá embaixo diversas vezes,quando vc.sente tristeza e vontade de chorar,quando vc. não vê uma solução para os problemas, mas começa a se lamentar, se acha horrível no espelho, chora mais do que o normal, se exclui das amizades e fica em casa...etc
2007-01-04 17:27:10
·
answer #10
·
answered by angel 1
·
0⤊
0⤋