O ateu valoriza o homem acima de tudo. Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso.
Seu sentido apurado de justiça, seu estado de amor puro e desinteressado, sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal, por sua própria iniciativa, livra-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato a seus semelhantes que te tratam de forma igual e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.
O ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, obedece as leis (2.500 aqui no Brasil) e a ordem das coisas naturais, acredita no Universo que está vendo e na natureza imperfeita, como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções, crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.
O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso. O ateu é livre para raciocinar. O ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos. O ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. O ateu é verdadeiro, é sábio, é inteligente e honesto.
O ateu quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça. Se o ateu errar, vai pedir perdão ao ofendido. Mas, na justiça do ateu, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe. O ateu não gosta de ser iludido, enganado ou explorado. O ateu não é bobo, dificilmente será passado pra trás.”
O ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. Tem maior valor como cidadão. Ele acredita em si mesmo! Ele tanto poder servir como um exemplo bom, como um exemplo ruim. De certa forma isso nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais, trazidas pela criação, crença ou educação. Não tem muito a ver se o cara é bandido ou mocinho. É apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, mas vive feliz, de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.
Chega, ou quer mais?
2007-01-04 13:14:51
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Eu sou ateu, mas não tenho muito contato com outros ateus (a não ser os q eu conheci aqui no YR), então eu vou responder com base no MEU modo de pensar.
Eu não costumo pensar muito na morte, pra mim não interessa. Tratamos esse assunto como tabu e é melhor ficar mesmo como tabu.
A vida vale para ser vivida, aproveitemos dela enquanto ainda a temos.
Só pq não tenho uma religião (ou como certas pessoas parecem pensar, um modelo de conduta moral e ética) não quer dizer q eu seja propensa a cometer atos antiéticos. Eu faço o q eu acho q é certo, mas isso não significa agir com imprudência ou ser imoral.
2007-01-04 10:29:55
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A vida existe para ser vivida - com dignidade, honestidade e com as pessoas que amamos.
A existência ou não de um deus é irrelevante para isso.
:0)
.
2007-01-04 07:26:48
·
answer #3
·
answered by Júlio César 4
·
1⤊
0⤋
Alberto, NORMALMENTE OS QUE TEM FÉ NÃO LEEM O QUE ESCREVO, ESPERO QUE O FAÇA, SEM PRÉVIO JULGAMENTO. HÁ POUCOS DIAS FUI AGREDIDA NO YAHOO, POR HAVER EXPOSTO O QUE PENSO!
Não acreditar no sobrenatural, não ser dirigido por igrejas, não acreditar na vida pos morti, não significa o não ético, imoral e inconseqüente.CONHECI pessoas das mais huamanas, mais sensíveis e mais éticas e não tinham fé, ao longo da vida passou a não acreditarem em mais nada. Achava que um pai devia atender todos os filhos e que não aceitava a miséria absoluta. Pelo contrário ele queria todos seres vivos bem.
No meu caso, fui muito religiosa, mas a base do meu caracter vem de formação eu chamo, biológica familiar. Depois social.
Rezei muito! Hoje só creio no Deus sem castigo, sem inferno acredtito no Deus que é a natureza e todo lado bom do homem. Renego o pecado no sentido religioso, acredito nos crimes humanos que alguns já nascem predestinados.
Se nós agirmos certo é o Deus de cada um presente.
Acho que devíamos ser educados para sermos idôneos em todos os sentidos, sem mêdo de Deus ou dos pais, ou de ditaduras ou de qualquer coisa. Depois de adulto poderia escolher ou não, a religião que quisesse.
Não me dou nome por não ter estudado o ateísmo mas não crei o em nada depois da morte.
Seremos eternos pelos descendentes, pelo que plantamos na vida.
Todo bem que fizermos reverterá em bem para a humanidade.
CONHEÇO MUITOS RELIGIOSOS QUE TECEM A VIDA ALHEIA E JULGAM. ´JÁ FUI VÍTIMA DO PRECONCEITO, EU POSSO OUVIR A PESSOA DIZER QUE ACREDITA EU NÃO TENHO ESTE DIREITO PORQUE JÁ ESTAREI CONDENADA AO INFERNO. O MEU EU ESTÁ SEMPRE SENDO QUESTIONADO E PENSANDO EM MELHORAR, COMO EXEMPLO E COERÊNCIA.
2007-01-04 07:16:23
·
answer #4
·
answered by Luz e sombra 7
·
1⤊
0⤋
Ué, e os não-ateus só se preocupam em ser bons e éticos por medo de Deus...? Ateus vivem como acham ser o correto... Se são bons e éticos é porque isso já é natural da personalidade!
2007-01-04 06:57:49
·
answer #5
·
answered by Makoto 6
·
1⤊
0⤋
Cada pessoa deve dedidir o sentido de sua própria vida, independente de se ter ou não religião.
Acontece que a maioria dos religiosos dedicam a vida á sua religião, mas quem não dedica sua vida á religião (o que inclui ateus), pode se dedicar a muitas outras coisas: família, emprego, nação, etc..
Mas isso é uma escolha pessoal. Pode ser incentivada por terceiros, mas a decisão final é sempre pessoal.
2007-01-04 06:51:52
·
answer #6
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
não existe diferentes sentidos para vida, a busca é uma só, é existêncial, os propósitos estão no meio, mas o sentido é atingir a vida, um ateu chamaria de auto-realização, um cristão chamaria de reino do céu, isso é um desentendimento sem sentido.
2007-01-04 14:06:34
·
answer #7
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
" os judeus serao julgados segundo a Lei
os cristaos segundo a Biblia
e os pagãos segundo sua consciencia"
1 cabalista disse isso, e achei realmente muito inteligente...e eh a + pura verdade....quem tem o minimo de inteligencia vai entender, eh soh ler c/ o coraçao aberto, s/ ideia pre-concebida.....eh ateh logico.....
acho q jah ate sei qual pergunta vai surgir na mente de ateus,depois disso, + nao percam tempo em perguntar aqui no YR...a resposta dessa pergunta (tanto a q seria feita, como essa q estou respondendo) jah esta nessa frase....
pare e medite nessa frase...
a fé eh fantastica!! =D
vlw!
2007-01-04 07:25:51
·
answer #8
·
answered by brida_joanadarc 3
·
0⤊
0⤋
Oi!
nao sou ateia mas poderia te dizer que a busca do porque vivo é intensa...
ou seja... nao sei pq estou aqui... mas sei que tenho sonhos e corro atras deles ;)
vc nao precisa ter motivo pra viver... só sonhos pra tornar realidade!
2007-01-04 06:54:14
·
answer #9
·
answered by Livia 4
·
0⤊
0⤋
A vida serve para acabar.
2007-01-04 06:47:51
·
answer #10
·
answered by O inevitável. 7
·
0⤊
0⤋