English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Deus disse na própria Bíblia que não seria alterado nenhum "A" e nenhum "til" do que está na palavra de Deus, e o próprio Jesus no Novo testamento veio cumprir os mandamentos nos deixando o exemplo de como guardar o dia de sábado.

2007-01-04 05:57:07 · 23 respostas · perguntado por Kelly_adv 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

§§ não sei não mas pelo que eu ouvi falar Deus criou o mundo em sete dias sendo que no setimo descansou, e o setimo dia da semana é sabado, acho que nós católicos é que mudamos para domingo que é o 1º dia da semana §§

2007-01-04 06:08:32 · answer #1 · answered by Marlon 5 · 0 0

É o cumprimento da profecia de Daniel 7:25. "E cuidará em mudar os tempos e a lei".

2007-01-04 08:45:59 · answer #2 · answered by jovem10 5 · 1 0

O sábado teve sua origem na criação. Todos que não o aceitam como um mandamento de Deus estão contestando o Deus Criador. O próprio mandamento (Êxodo 20) assim o afirma: "Lembra-te do dia de sábado para o santificar... porque fez o Senhor Deus os céus e a terra e ao sétimo dia descansou."
O sábado é anterior ao povo judeu, logo, não foi dado só para os judeus.
Jesus guardou o sábado, inclusive mostrando aos judeus que deveriam fazer bem aos sábados, coisa que eles não faziam. Faziam seus próprios interesses, mas não aceitavam que Jesus curasse no dia de sábado. Ele veio para mostrar a forma correta de se guardar o sábado. Jesus guardou tanto o sábado que na sua própria morte Ele o guardou na tumba.

Daniel 7:25, disse que haveriam de "mudar os tempos e as leis". Por isso, Constantino o mudou. Passaram a guardar o dia do deus sol.

Os dias da semana não mudaram desde a criação. Jesus não guardaria um sábado diferente. Ele é Deus, não erra e não muda. A ciência já provou que não houve mudança nos dias da semana, seja na criação do calendário juliano, como na mudança do calendário gregoriano. Nenhuma mudança nos dias da semana. Veja o livro "Calendário", de David Ewing Duncan.

Paulo falou várias vezes sobre os dias dos sábados cerimoniais. Muitos, por desconhecerem, confundem esses sábados com o dia de sábado (sempre no singular). Quando disse que "Alguns fazem diferença de dias", era sobre os sábados cerimoniais. O assunto tratado ali era esse e não outro, pois Paulo guardou o sábado como bom judeu e como um apóstolo de Cristo.

Não há uma só passagem na Bíblia que autorize a mudança do sábado para o domingo.

Muitos pensam que os guardadores do sábado, imaginam que o sábado irá salvá-los. Engano total. SÓ JESUS É QUE SALVA. A guarda do sábado é apenas o cumprimento da vontade de Deus.
Disse Jesus em João 14:15 "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

Não diz aqui só sobre dois mandamentos não, pois os dois que Jesus falou apenas representam o resumo dos quatro primeiros (Amar a Deus sobre todas as coisas) e dos seis últimos (ao seu próximo como a ti mesmo), mas fala de todos os dez (Tiago 2:10). Entre os dez, está o quarto mandamento, que é o único que Deus inicia com o "Lembra-te", pois a humanidade haveria de esquecer da guarda do sábado.

Deus encerra esta questão identificando seu povo neste mundo ao dizer em Apocalipse 14:12 "Aqui está a paciência dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus."

Não respondi para polemizar, mas medite nisso sem preconceitos. Jamais escreveria isso tudo se não tivesse lido na própria Palavra. Peça a Deus iluminação neste tema e você receberá a resposta. Deus não muda. Não muda mesmo.

2007-01-04 07:34:53 · answer #3 · answered by Amigo 3 · 1 0

vc está corretissima Kelly, mudaram as leis de Deus, mas devemos cuidar de nós e nos preparar para o grande dia do encontro. E aqueles que não guardam o ´sabado pq nao conhecem a lei, terá a oportunidade de fazê-lo uma ´´unica vez antes de chegarmos ao céu, pois nossa grande viagem vai durar 7 dias até lá.... beijos

2007-01-04 06:24:35 · answer #4 · answered by K V C 3 · 1 0

Não sou religioso mas, gosto de história!
A mudança do dia santo foi determinada pelo imperador romano Constantin. Quando viu que o Cristianismo estava crescendo, resolveu se "converter", desde que algumas alterações fossem feitas. Daí veio esta enormidade de santos, coisa típica dos romanos da época. Passaram a guardar o domingo, dia do Deus Sol, (Sunday) em inglês dia do sol. E assim surgiu a Igreja Católica Apostólica Romana.

2007-01-04 06:06:10 · answer #5 · answered by MAURICIO B 2 · 1 0

Colossenses 2:16-17 está escrito assim: “Ninguém pois vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou por causa de festa, ou de lua nova ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.” Seria o sábado uma sombra do Velho Testamento?

Antes de entrar em detalhe do verso, analisemos o contexto histórico do Velho Testamento. No tempo de Moisés, haviam dois tipos de Leis: A Lei de Deus, e a Lei de Moisés que seriam as leis cerimoniais. A distinção entre as duas leis é ampla e clara. O sistema cerimonial era constituído de símbolos que apontavam para Cristo, para seu sacrifício e seu sacerdócio. Mas com respeito a Lei de Deus, declara o salmista: “Para sempre, ó Senhor, a Tua palavra permanece no Céu.” Salmos 119:89. E foi Jesus quem disse: “Não vim destruir a lei ... em verdade vos digo, ... que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18. A Lei de Deus é imutável. Veja algumas das diferenças principais entre a Lei de Deus e a Lei de Moisés ou Cerimoniais:
= A Lei de Deus, foi escrita pelo próprio Deus em tábuas de pedra. Êxodo 34:1;
- A Lei de Moisés foi escrita num livro, conforme Deuteronômio 31:24.
= A Lei de Deus que foi escrita em pedra, são apenas os dez mandamentos, conforme Deut. 10:4;
- E o que Moisés e não Deus escreveu, foram as leis e orientações cerimoniais, sociais. Deut. 31:9.
= A Lei que Deus escreveu foi colocada dentro da arca. Deut. 10:4 e 5;
- E o que Moisés escreveu, foi colocado ao lado da arca. Deut. 31:25 e 26.
= A Lei de Deus, (Salmos 19:7 e 8) “é perfeita e refrigera a alma, ... dá sabedoria aos simples, os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.”;
- Já as leis cerimoniais que Moisés escreveu, eram leis de holocausto, para o povo oferecer ofertas ao Senhor.
= O propósito da Lei de Deus está em Eclesiastes 12:13: “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido; Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem.”;
- O propósito das Leis de Moisés eram apontar a crucificação de Cristo. Confira em Col. 2:14 e 17 e Heb. 9:9.
= Até quando duraria a Lei de Deus? Salmos 111:7 e 8 “... fiéis são os seus preceitos, firmados para todo o sempre ...” Salmos 119:89 e 144 “... Justos são os seus testemunhos para sempre.” E ainda, São Mateus 5:17 e 18 ...Jesus disse: “Porque em verdade vos digo, que até o céu e a terra passem de modo nenhum passará da lei um só i ou til, até que tudo seja cumprido.”;
- Até quando durariam as leis de Moisés? Até a cruz de Cristo. Col. 2:14.
E assim poderíamos prolongar o estudo sobre as diferenças das Leis de Moisés em paralelo com a Lei de Deus, os Dez Mandamentos; no entanto, o assunto em questão, exige outras explicações dos versos bíblicos que o ouvinte perguntou.
Quando Paulo se dirigiu aos colossos, em sua carta, no capítulo 2:16 e 17, e diz que ninguém vos julgue pelo que come, ... ou pelos dias de festas, ou sábados, ele estava se referindo às festas e cerimonias do judaísmo. Já vimos as diferenças entre a Lei de Deus e as leis cerimoniais, mas há também uma diferença entre os sábados das festas e o sábado da Lei de Deus: Os sábados festivos vieram do tempo de Moisés, e o sábado, dia santo do Senhor, vem desde a criação, precedido de um imperativo “Lembra-te do dia de sábado para o santificar ...”
Estes sábados aí de Colossenses 2:16 e 17, estão associados à dias de festa e lua nova, que eram solenes festividades nacionais judaicas, ou feriados fixos. O sábado dos dez mandamentos, não tem esta natureza, não era festivo e nem típico.
As festas e os sábados que são relatados neste texto de Colossenses, referiam-se a um acontecimento futuro, que seria a morte de Cristo como expiação pelos nossos pecados, já o Sábado do dez mandamentos, nos leva ao passado, à criação, como um memorial do que Deus criou. São duas situações bem diferentes e distintas.
Logo, concluímos que, quando Paulo escreveu este texto aos Colossenses, ele não estava sob hipótese alguma anulando o quarto mandamento de Deus, mas sim as leis cerimoniais que apontavam a expiação de Cristo na cruz, fossem as festas de lua nova ou sábados, etc.
Gostaria agora de fazer algumas perguntas para você ouvinte:
I - Será que Deus iria abolir as leis dos dez mandamentos que escreveu com o seu próprio dedo, e segundo diversos textos bíblicos que dizem ser a lei perfeita e eterna?
II - Será que hoje poderíamos então matar, roubar, pois os mandamentos foram abolidos?
III - Tiago 2:10 diz: “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos. Pois aquele que disse: “Não adulterás”, também disse : “Não matarás”. Ora, se não adulteras, mas matas, torna-te transgressor da lei.” É clara a mensagem deste texto, que não adianta guardar um mandamento e transgredir outro, é preciso ser um cristão completo.
Vem outra pergunta: Existe alguém que consegue guardar todos os dez mandamentos? A resposta é que perfeito só foi um: Jesus, mas há uma diferença entre nós sempre, há aqueles que se contentam como são, não buscam a santidade, não se preocupam em seguir os caminhos de Deus, estes sim, são imperfeitos e não buscam mudar, estão satisfeitos longe de Deus, e não tem paz, e um outro grupo de pessoas imperfeitas que buscam constantemente o perdão, a justificação pala fé, por conhecer a lei, e notar os seus defeitos, e então rogar que a graça de Cristo, venha cobrir os seus erros e imperfeições, fato este que de contínuo vai aperfeiçoando o cristão, como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
A função da Lei não é salvar. A Lei não salva. A Lei de Deus mostra o pecado, e a necessidade de um Salvador, que é Cristo. É pela lei que vem o conhecimento do pecado e o sentimento de necessidade de um Salvador. A Lei aponta o pecado e o Salvador do pecado. Esta é a função da Lei. Só observando a lei, seremos como os fariseus, jamais seremos salvos, e só dizer que amamos a Jesus também não nos trará salvação, pois muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, em ti não fizemos milagres ... etc. no entanto Jesus vai responder: “Apartai-vos de mim, nunca vos conheci.”
Portanto amigo ouvinte, esta é a função da Lei, não salvar, mas apontar o pecado, e nos indicar o Salvador do pecado, que nos dará o poder de vivermos uma vida mais pura e santa diante de Deus e diante dos homens.

2007-01-04 07:23:59 · answer #6 · answered by claudio 2 · 0 0

Jesus verdadeiramente cumpriu toda a lei, mas ele abriu a porta da gra'ca. Leia em galatas, se bem que acho que eh la que vcs adventistas se confundem mais ainda. Porem nao se faz necess'ario que se guarde dia. Vc pode me falar: E o domingo, pra mim nao faz diferenca, tem lugar que 'e sabado, domingo, outros at'e sexta, acho que na inglaterra, nao sei. Eh uma convencao no mundo todo.

Jesus eh nosso dia de descanso,(encontrareis descanso para vossas almas) ele eh o cordeiro de Deus, (a v'itima) eh Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquizedeque ( o Sacerdote) eh o templo, (derribareis este templo...falava do templo do seu corpo).

Veja, o culto no velho testamento tinha isso. O dia de guarda, o Sacerdote, a Vitima e o Templo. Jesus nos mostra tudo se cumprindo nele. Depois se quizer te passo as refer^encias b'iblicas.

2007-01-04 06:53:42 · answer #7 · answered by Tiago 6 · 0 0

Vc não leu direito, veja o que o próprio Jesus disse na biblia:

Lucas 13:14-17 - "14 Mas, em resposta, o presidente da sinagoga, indignado porque Jesus fizera a cura no sábado, começou a dizer à multidão: “Há seis dias em que se deve trabalhar; nestes, pois, vinde e sede curados, não no dia de sábado.” 15 O Senhor, porém, respondeu-lhe e disse: “Hipócritas, não é que cada um de vós, no sábado, desata da baia o seu touro ou o seu jumento e o leva para dar-lhe de beber? 16 Não era então apropriado que esta mulher, que é filha de Abraão, e a quem Satanás manteve amarrada, ora! por dezoito anos, fosse solta deste laço no dia de sábado?” 17 Pois bem, quando ele disse estas coisas, todos os seus opositores começaram a ficar envergonhados; mas toda a multidão começou a alegrar-se com todas as coisas gloriosas feitas por ele." - (como vc mesmo pode ver ate Jesus fez cura no sabado, entao sera que é errado? E o que adianta nós não trabalharmos no sabado, mas fazer outras pessoas trabalharem para a gente? (Ex: no sabado vou ao mercado, eu nao trabalho, mas faço as pessoas no mercado trabalharem me atendendo. Desse jeito vou acabar sendo pedra de tropeço.)

Apocalipse 2:14-16 - "‘Não obstante, tenho algumas coisas contra ti, que tens aí os que se apegam ao ensino de Balaão, o qual foi ensinar a Balaque a pôr uma pedra de tropeço diante dos filhos de Israel, para que comessem de coisas sacrificadas a ídolos e cometessem fornicação. 15 Assim, tu tens também os que se apegam igualmente ao ensino da seita de Nicolau. 16 Arrepende-te, portanto. Se não, virei a ti depressa e guerrearei com eles com a longa espada da minha boca."

2007-01-04 06:30:29 · answer #8 · answered by adri_domanski 2 · 0 0

Olha, Kelly... como cristã, é muito fácil responder a esta pergunta...
Primeira coisa é saber o sentido da palavra "CUMPRIR" ou "CUMPRIU".
Pegue seu dicionário e verá.
CUMPRIR alguma coisa significa tornar legítimo. Quando se cumpre alguma coisa, se torna "LEGÍTIMO" aquilo pelo qual se cumpriu, portanto, se Ele (Cristo), cumpriu seus Mandamentos, Ele não anulou e sim "REAFIRMOU" o que já existia. Reafirmar algo que eu saiba, não é anular e sim avisar que continua valendo, concorda?
Se algo N]AO deveria ser mudado ao alterado, e alguém veio e cumpriu este algo, é "ÓBVIO", que não o cancelou....
Agora somos obrigados a nos deparar com pessoas incultas, insensatas, sem estudo, sem escrúpulos, e sem reflexão do que seja óbvio e correto.... Um dia talvez aqueles que realmente têem a intensão de estudar a Bíblia, consigam ver o verdadeiro significado das palavras, assim como elas são, e não como acham... Tanto é verdade, que se buscarmos no original (hebraico e aramaico), a palavra cumprir era considerada como uma palavra "SERÍSSIMA", pois exigia de quem a proferisse, um cuidado especial para que não interferisse no texto ou frase em questão. Sendo assim, o Sábado, é verdadeiro e não foi mudado...

2007-01-04 06:25:51 · answer #9 · answered by Lili 3 · 0 0

Nome: Martinho Lutero..
Motivo: Reforma Protestante.

2007-01-04 06:16:20 · answer #10 · answered by diego_centelles 1 · 0 0

depende do modo q v v, pois a exemplos de destorção na propria....... nela diz que Deus nos deu como escolher os nossos caminhos, em varias vezes Deus fala que esta muito triste por causa dos homens que não seguem os seus mandamentos, que matam, que tiram a vida do proximo a as vezes ate a propria vida, mas também a biblia fala que não cai uma folha da arvore se Deus não quiser... Como você me explica....será que Deus quer isso? Há contradições na biblia.


na minha opinião o importante não é dia da semana e sim o que você faz..........

2007-01-04 06:04:50 · answer #11 · answered by vanessinha 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers