Dentistas ou médicos de centros odontológicos.
Se ficar provado que a origem é de algum tipo de problema estomacal, o seu dentista é a pessoa indicada para conduzí-lo a um gastroenterologista.
Não se conhece com precisão a origem das úlceras orais. Podem ser provocadas por lesões, infecções, stress, certos alimentos, prédisposição genética e mudanças hormonais nas mulheres, mas, em sua maioria, são processos que não requerem nenhum tipo de estudo complementar.
Podem ser classificadas como:
- Primárias: quando o agente causador se encontra na boca. Por exemplo: medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antisépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus, bactérias, etc.
- Secundárias: quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, e também por reações medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.
- Estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais freqüente nas mulheres e se reconhece uma certa predisposição hereditária.
“É importante distingüir as aftas (necrose profunda) das bolhas do herpes (vesículas superficiais), assim como também das úlceras traumáticas provocadas por dentes mal posicionados, bordas cortantes de dentes cariados, próteses deterioradas e não adaptadas, que produzem constantes ulcerações da mucosa podendo derivar em degenerações cancerígenas”, esclarece a Dra. Marta Constanzo, chefe da Clínica Bucal do Hospital Municipal de Odontologia, em Buenos Aires.
O diagnóstico profissional
Dado que se trata de um problema freqüente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. Consulte o médico quando:
- aparecerem após tomar algum medicamento;
- não desaparecem depois de 14 dias, ou
- se forem muito dolorosas ou recorrentes.
É lógico que o tratamento depende da causa e que a causa deva ser investigada por um especialista, por meio de uma adequada história clínica e um completo exame físico do paciente. As aftas de origem secundária necessitam tratamento da causa específica.
“No caso das aftas recidivantes- explica a Dra. Constanzo- o especialista odontólogo indicará um hemograma completo para descartar anemias, exames parasitológicos de fezes, devido às possíveis parasitoses intestinais. Também é importante investigar as insuficiências vasculares periféricas.
Indagar sobre a dieta do paciente, alergias alimentares, e sobre freqüentes estados de stress emocional. Se há demonstrado que as aftas são o resultado de um processo. Quanto melhor estiver o paciente do ponto de vista clínico, melhor estará sua mucosa”.
2007-01-04 04:33:03
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
1⤊
0⤋
as aftas podem ter varias causas.
alimentação inadequada,problemas de estomago,alergia à algo.
assim naum há um medico ESPECIFICO para isso,vc pode ir no dentista e ele,avaliando seu caso,lhe encaminhara para um medico q possa cuidar de seu problema.
2007-01-04 05:13:50
·
answer #3
·
answered by Lindinha.! 3
·
0⤊
0⤋
Veja que o problema começa na boca, portanto o dentista é o indicado para dar solução. Caso necessite de outro especialista, ele com certeza indicará para você. Espero que resolva logo o problema e que sua saúde volte a ser 100%, Boa sorte!
2007-01-04 04:45:13
·
answer #4
·
answered by Broasky 6
·
0⤊
0⤋
O dentista pode dar jeito, sim. Se você tem muitas aftas, consulte seu dentista. Possivelmente ele vai perguntar sobre a sua dieta alimentar (alimentos gordurosos e alimentos ácidos devem ser evitados) e receitará um remédio que diminuirá o incômodo causado pelas aftas.
2007-01-04 04:42:43
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋