1) Hipotiroidismo é a condição em que a glândula tireóide reduz, progressivamente, a produção de seus hormônios (os principais são T3 e T4). Como os hormônios tireoideanos regulam o metabolismo de todos os tecidos e órgãos do corpo, sua falta leva a uma redução generalizada dos sistemas metabólicos: lentamente (ao longo de meses), vão se instalando ganho de peso, sonolência, redução da capacidade intelectual, anemia, bradicardia (batimentos cardíacos lentos) etc. O tratamento é simples, sendo a reposição de Levo Tiroxina (tem várias apresentações comerciais), com controle de exames para ajuste da dose.
2) Hipertireoidismo é exatamente o oposto, havendo uma liberação excessiva de T3 e T4 e, conseqüentemente, aceleração do metabolismo, com emagrecimento, agitação, irritabilidade, insônia, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) etc. É um quadro de instação mais rápida que o hipotireoidismo, sendo também mais dramático e de maior risco (uma crise tireoideana pode até culminar com a morte). O tratamento consiste em medicamentos que inibem a produção de hormônios tireiodeanos, sendo o Propiltiouracil e o Metimazol os mais usados com essa finalidade. Após o controle clínico e laboratorial da doença, é comum indicar-se um tratamento definitivo, sendo o preferido o uso de Iodo Radioativo. O rádio-iodo, administrado em uma clínica especializada, é captado pela tireóide levando à destruição parcial da glândula, com conseqüente redução da liberação de T3 e T4. Ocorre que uma boa proporção das pessoas submetidas ao tratamento defiinitivo evoluem, no decorrer dos meses e anos seguintes, para a condição de hipotireoidismo quando, então, passam a receber a Levo Tiroxina.
Espero ter esclarecido sua dúvida. De todo modo, segue abaixo atalho para o capítulo do "Manual Merck de Saúde da Família" que trata do assunto.
2007-01-04 03:07:29
·
answer #1
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
A confusão toda esta no HIPERTIREOIDISMO que quando se apresenta o médico utiliza mecanismos,que induzem ao HIPOTIREOIDISMO no paciente para só então tratá-lo com o iodo radioativo.Já quando o paciente está com HIPOTIREOIDISMO essa modificação não é necessária,ele trata,com iodo radioativo direto não precisa fazer alteração alguma.Espero ter esclarecido a sua dúvida um abraço...
2007-01-04 20:39:27
·
answer #2
·
answered by pandorinha 2
·
0⤊
0⤋
O Hipotireoidismo é a baixa produção do hormônio, fazendo a pessoa engordar (entre outros sintomas).. Acho que não usam o mesmo medicamento não. Meu noivo tem hipotireoidismo e toma um medicamento diário.
2007-01-04 02:03:11
·
answer #3
·
answered by ***Mãe da Camila*** 5
·
0⤊
0⤋