English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pelo que conheço sobre a teoria da reencarnação, é uma forma de evolução espirtual, certo?

Ou em casos de espíritos muito evoluídos, estes podem reencarnar para contribuir com a evolução espirítual de outros, ou mesmo cumprir alguma missão, não precisariam necessariamente reencarnar no sentido de evolução espiritual, to falando besteira?

A minha dúvida é a seguinte, a partir das várias encarnações chegará um dia em que TODOS os espíritos atingirão um grau máximo de evolução? Nessa época não será mais preciso reencarnar certo? Nem para evoluir nem mesmo para missão! É isso mesmo ou escrevi bobagem?

E aí como será? Vai todo mundo estar no "paraíso"? Como vai ser?

Minha dúvida é verdadeira, não é uma questão com proselitismo apesar de eu ser protestante!

2007-01-04 01:11:14 · 20 respostas · perguntado por Marcelo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

A dúvida principal é se um dia TODOS chegaremos a um ponto final na evolução!

2007-01-04 01:19:33 · update #1

Meu caro ESTOPIM, muito obrigado pelo seu julgamento e condenação sumários.

Querer entender uma doutrina, mesmo que contrária a minha fé, não me torna menos ou mais PROTESTANTE, aliás estou pouco me lixando para esse título, prefiro mil vezes o amor a compreensão e o bom exemplo ao invés da pregação fanática que meus irmãos crentes têm feito aqui no YR.

2007-01-04 02:38:05 · update #2

Teacher Donna:
Também sou da IPB, gostaria de conversar sobre sua resposta, pode me mandar um email ou mensagem?
mjorge4@yahoo.com.br

2007-01-04 02:42:50 · update #3

20 respostas

Não tenho certeza absoluta (só uns 87% de certeza) de que eu esteja certo sobre o que a doutrina diz, mas tá valendo...

Reencarnamos sim com o objetivo de evolução... Dizem que o objetivo é pagar pelos erros passados, mas não é exatamente isso, senão, por que a primeira encarnação!

Pagar por erros passados é consequência dos erros, não objetivo! Se não errar nunca, não paga erro algum!
Mas até parece que alguém nunca erra... ^^

Espíritos já em estágio avançado ainda erram... Não cometem as barbáridades que nós cometemos, mas ainda não são perfeitos! São errinhos bobos, coisa que nós nem consideramos erros...

Espíritos evoluidos não reencarnam em missão de auxílio para evuluir... Eles o fazem por já estar em seu íntimo o desejo de ajudar! Fazem porque querem, sem desejar nada em troca! Desejam ajudar e sentem-se bem com isso...

Quando atingem a perfeição, continuam trabalhando, auxiliando, talvez até fazendo parte da Criação (sei lá), mas jamais existirá a ociosidade ou falta do que fazer... Trabalham por se sentirem bem com isso! É estranho, mas lembrando que espíritos perfeitos não cansam, o trabalho parece menos penoso!

Jamais ocorrerá de todos os espíritos se tornarem perfeitos... A Criação é eterna! Sempre surgem espíritos novos! Portanto, sempre haverá um lugar no nível da Terra atualmente...

Sempre haverá maldade em alguma parte... É parte do caminho de cada espírito! Embora nenhum espírito vá ficar num estágio eternamente...

Os animais e vegetais são espíritos em formação... Pré-espíritos, ainda aprendendo a ser espíritos!

Uma comparação pode ser o feto na barriga da mãe, ainda em formação! O mesmo é o animal, que possui um feto de espírito o habitando!

Para saber como é o lado de lá, imagine a Terra como reflexo disforme do plano espiritual... Lá é como aqui, com cidades, tecnologia, trabalho, mas em nível superior...

Quanto mais elevado o nível do espírito, mais avançada a tecnologia, os conhecimentos e mais desejo de nos ajudar existe...

Me parece bem mais lógico que lá seja assim, afinal, depois de experimentar a Internet, os meios de transporte e tudo mais, quem se acostumaria num lugar sem isso tudo...? ^^

Nota adicional:
Acho que a evolução do espírito pode terminar apenas moralmente, mas não em conhecimento... Acho que o conhecimento é infinito e sempre haverá algo mais a se descobrir!

2007-01-04 01:27:50 · answer #1 · answered by Makoto 6 · 4 0

O processo reencarnacionista no primeiro momento, é compulsório, obrigatório para evolução espiritual.
Apartir de um determinado patamar evolutivo do espírito, a reencarnação não é obrigatória, mas uma opção do espírito para ajudar seus irmãos encarnados, daí nascerem "pessoas" expoentes, líderes, que auxiliam a humanidade.
Ex. buda, Gandhi, Bezerra de Menezes, Irmã Tereza de Calcutá, etc.
Um outro estágio de espírito, são os das esferas "Cristicas", ou seja no patamar de Cristo, esses reencarnam ou encarnam em outros planos (planetas) também para ajudarem os irmãos de lá.
Esse processo é infinito, tanto quanto infinito é o úniverso.
Não existe a estagnação espiritual, para viver uma vida ociosa e contemplativa e ociosa.
No plano espiritual trabalha-se mais do que quando encarnado, porque a vestimenta carnal é como uma prisão, limita o Espírito, e ele se vê na contingência de evoluir.
Essa é a lei Inexorável de Deus: nascer, crescer, evoluir sempre.
Estagnação nunca!

2007-01-04 01:27:19 · answer #2 · answered by Anonymous · 5 0

A resposta que vou dar não é da doutrina espírita, mas a que acho mais lógica. Acredito em reencarnação como um meio de evoluir. Mas, acredito também na religião bramanista, onde somos centelhas de Brama (Deus), e que a Ele voltaremos. Acredito que tudo que existe faz parte de um TODO (panteísmo), ou seja: saímos de Deus e voltamos para Deus.Deus está em nós e nós estamos em Deus. Logo, estou no próximo e o próximo está em mim. Portanto, devemos nos amar e amar ao próximo e, assim, estaremos amando também a Deus.

2007-01-04 06:29:14 · answer #3 · answered by Antonio Luiz F 5 · 3 0

bom, eu ja tive essa duvida e concordo que é meio inquietante vc chegar ao ponto final e ficar o resto da eternidade no paraiso na mesma rotina... mas se vc pensar bem, estamos num plano incrivelmente pequeno e nosso nivel de evoluçao é ínfimo e portanto até nossas concepções mais primitivas podem estar simplesmente erradas.. por exemplo: o tempo. se o tempo for uma dimensao a qual é possivel transcender, vai chegar um ponto da evolução que vc não ficará sujeito a ele... ou seja, talvez o tempo seja só uma ilusão temporaria em nossa evolução e não faça sentido perguntar como vai ser daí pra frente... simplesmente será, uma coisa estática... (respondendo mais diretamente: a criação nunca pára, logo nunca TODOS vão atingir o mesmo nivel pq sempre havera novos espiritos)

2007-01-04 01:46:01 · answer #4 · answered by marcolino 3 · 3 0

Marcelo,

Sua pergunta foi ótima, e parece muito sincera. Digo isto porque, apesar de eu ser católica, eu estudo a doutrina espírita e tinha a mesma dúvida. Que, graças a você, foi respondida!

Escrevi aqui só para agradecer por você ter feito essa pergunta!

2007-01-04 03:48:02 · answer #5 · answered by Verbena 6 · 2 0

a evolução é constante queiramos ou nao; o progreso é que são elas; o moral por exemplo está centenas de anos atrasado;
não esatá falando bobagem não; é isso aí; podem inlcusive ,como o dr. bezerra de menezes, optar por ajudar a evolução de uma nação no caso o brasil.
quando chegarmos ao ponto de evolução e progreso máximo e todos nós fomos feito pra isso, é isso aí;
exitem bilhões de mundos no universo e existem coisas que ainda não foram dadas a saber como por exemplo a começar pela manipulação do fluidos, sua utilização, os etágios da eletricidade que ainda nem imaginamos porque ainda não estamos em condições de absorver.
tudo é liberado aos poucos.
einstein descobriu o segredo pra passagem pra outra dimensão, conhecido como segredo de einstein\9que transcrevo baio pra evitar pesquisas-) que morreu com ele(fez questão de queimar);

A doutrina espirita que revelou o mundo invisivel é de 1857, criança ainda nas revelações e no tempo. jesus levou 1857 anos para revelar coisas que no sermão do cenaculo não poderia revelar porque o povo ainda não estava preparado pra saber. somos os mesmos analfbetos ainda daquela ocasiaõ, apenas com um pouco mais de conhecimento.
o paraizo é um estado consciencial em um mundo onde o bem prevalesce abolutamente que pode até nem ser a terra depois de limpa de todos os espíritos que impedem sua evolução
Ainda estamos engatinhando nas coisas do invisível.
apesar de ser incontetável o fato de os mortos se comunicarm grande maioria presa a dogmas e paradigmas que bloqueiam mentes, sem quererem ao menos raciocinar e ainda duvidarem.


O segredo de Einstein

Em 18 de abril de 1955 perto de uma hora da manhã, rompeu a aorta e parou o coração do autor da Teoria da Relatividade. Silenciosamente, na presença dos mais íntimos seu corpo foi cremado perto de Trenton no estado de New Jersey. A pedido do próprio Einstein o sepultamento foi realizado em segredo. Mas existe a lenda de que junto com ele foram enterradas também as cinzas dos manuscritos dos seus últimos trabalhos científicos, queimados por Einstein antes de morrer. Ele achava que estes conhecimentos por enquanto só poderiam causar mal à humanidade.
Que trabalhos eram esses? A resposta, infelizmente, o grande físico levou consigo. A tentativa de desvendar este segredo obriga-nos a pisar no instável solo das suposições, permissões e lembranças de testemunhas, em cuja absoluta veracidade não se pode confiar. Mas não atualmente já não existe outro caminho. Sabe-se que Albert Einstein agia ativamente contra a criação e desenvolvimento de armas nucleares, trabalhando neste interim, principalmente nos últimos anos de sua vida, na criação da Teoria do Campo Único? . A idéia básica era reunir numa única equação a inter-relação de três forças básicas: eletromagnética, gravitacional e nuclear. Mais do que isso, uma inesperada descoberta exatamente neste campo é que levou Einstein a queimar o seu trabalho. Mas, pelo jeito, as autoridades militares americanas conseguiram utilizar parte das descobertas do grande físico, ainda antes que ele percebesse a sua periculosidade.
Foi realizada uma experiência cujos resultados foram realmente trágicos. A proposta inicial não demonstrava nada inesperado. O mundo estava em guerra e os militares tentavam de todas as maneiras fazer seus aviões a navios imperceptíveis aos aparelhos de detecção do inimigo. Surgiu a idéia de criar um campo eletromagnético de tal tensão que fizesse os raios de luz enrolar-se num casulo, tornando o objeto invisível para o homem e para os instrumentos. Os cálculos foram entregues a Einstein, o maior especialista teórico neste campo.
Depois se seguiram acontecimentos que se tornaram um dos maiores mistérios do século XX. Em 1943, na Filadélfia aconteceu uma misteriosa história, ligada ao destróier "Eldridge". Mas, o que aconteceu?
O navio, no qual, de acordo com a versão existente, forma instalada "geradores de invisibilidade" não somente desapareceu do campo de visão dos observadores e dos radares, mas pareceu cair numa outra dimensão e surgiu após um certo tempo com a tripulação em estado de semiloucura. Mas o principal, pelo jeito, não está no desaparecimento do navio, mas nas misteriosas conseqüências que a experiência transmitiu à tripulação do destróier. Com os marinheiros começaram a acontecer coisas incríveis: alguns pareciam "congelar" - saíam do andamento do tempo real, outros simplesmente "dissolviam" no ar para nunca mais reaparecer...
As histórias sobre o misterioso acontecimento eram passados de boca em boca, acrescentando cada vez mais detalhes incríveis. E quando a Marinha dos EUA apresentaram um desmentido a todos os boatos sobre esta experiência, muitos pesquisadores consideraram-no uma falsificação. E existem fundamentos para tanto. Foram encontrados documentos que confirmam que do ano de 1943 até o ano de 1944 Einstein constava na folha de serviço do ministério da Marinha em Washington. Apareceram testemunhas que viram pessoalmente como desaparecia o "Eldridge", outros tiveram em mãos os cálculos executados pela mão de Einstein, que possuía uma caligrafia bastante peculiar. Até foi encontrado um recorte de jornal daquela época que informava sobre marinheiros que desembarcaram do navio e desapareceram diante de testemunhas...
Infelizmente, tudo isso pode ser posto em dúvida, porque não se encontrou o principal - os documentos. Muito poderia ser esclarecido pelos diários de bordo do "Eldridge", mas eles desapareceram misteriosamente. De qualquer modo, a todos os pedidos os pesquisadores receberam a resposta: "...encontrar e, conseqüentemente, colocar à vossa disposição, não é possível. Enquanto que os jornais de bordo do navio de acompanhamento "Fureset" foram completamente destruídos por ordens superiores, mesmo que isto seja contra todas as normas... Os manuscritos do grande físico possivelmente também poderiam explicar para onde e como desaprecia "Eldridge" mas Einstein não quis deixá-los para nós.
Os céticos contestavam: "...O navio não podia passar para outra dimensão, mesmo porque não existem outras dimensões além das nossas naturais". Se tudo fosse assim tão simples...
Atualmente para os cientistas já é um axioma a afirmação que o espaço distorcido, fechado num colapso gravitacional, forma uma assim chamada "esfera de Schwartzshield", ou "buraco negro" o qual pode conter o universo inteiro. Poucos sabem que o acadêmico A.D. Sakharov, assim como Einstein, dedicou muitos de seus trabalhos à cosmologia. Infelizmente, o seu trabalho chamado "Modelo de Universo de Multicamadas", foi publicado em 1969 com pouquíssima tiragem e outros artigos dedicados às propriedades do espaço distorcido não são acessíveis ao leitor comum. Nestes artigos Sakharov reconhece que ao lado do Universo visível existem muitos outros, muitos dos quais com características substancialmente diferentes... Nos tempos atuais a idéia de mundos paralelos já é aceita. E não são poucos os cientistas que afirmam que é possível entrar lá sem viajar ao Cosmos. É possível penetrar nestes universos sem sair da Terra, "furando" o espaço com um potente aparelho energético.

2007-01-04 01:54:59 · answer #6 · answered by lcmvip 5 · 2 0

Caro amigo,
Segundo a doutrina espírita, o fim da criação é a evolução dos espíritos e da coletividade. Quando os espíritos atingem, segundo seus próprios méritos, através do esforço no auto-aperfeiçoamento, o grau máximo de evolução, acreditamos que estão depurados de todas as imperfeições e por isso não necessitam reencarnar; porém, atingido esse grau, não ficam os espíritos em estado "contemplativo". Tomam a si maiores responsabilidades, seja no auxílio às criaturas ainda encarnadas ou não, como pais amorosos e mais experientes, ou executam tarefas especializadas sob a ordem direta do Criador, enfim, trabalham para as hostes de Deus.
Por curiosidade, esses espíritos são os simbolizados nas diversas religiões pelos criaturas angélicas (anjos, arcanjos e serafins)...
Um abraço.

2007-01-04 01:23:30 · answer #7 · answered by mpdalles 2 · 3 1

Sincera e Honesta tua pergunta.
Evolução é uma Lei Natural criada por Deus, acreditar é opcional.
Todos reencarnam até "atingir a Luz".
Existem sim encarnações expiatórias (de aprendizado e evolução) e encarnações de MISSÃO de espíritos de luz que vem auxiliar a Terra, tipo João Paulo II, Chico Xavier, Dalai Lama e milhões de outros Filhos de Deus. Não encarnaram por necessidade de evolução, encarnaram para servir a Deus.
Nem todos chegaram na Luz. Alguns espiritos tão apegados ao mau serão destruidos. Veja Apocalipse ultimos capítulos, creio que de 19 ao cap 22. Principalmente na parte que fala da Segunda Morte.
Mas Deus cria continuamente. Novas almas estão sendo criadas, simples e ignorantes e ainda farão o caminho da evolução.
Sempre haverá a quem auxiliar. Mas talvez vc me pergunte sobre o Juizo final. Sim haverá o Juízo e está próximo.
Os "bons" conhecerão o paraíso, os espíritas dizem que o planeta Terra deixará de ser Um Lugar de Provas e Expiações e se tornará um planeta de Regeneração.
Segundo a doutrina espírita Deus povou não só a Terra, como outros planetas, que necessáriamente não seja habitados por corpos fisicos iguais aos da Terra.
Podem ser Primitivos, de Provas e Expiações como a Terra, Regeneradores e finalmente os Mundos Felizes.
A Maioria de nós ja habitou outros planetas, mas se rebelou contra Deus e foi lançado aqui na Terra.
A única maneira de sair daqui é evoluir, aprender a amar, ser tolerante, respeitar ao próximo mesmo ele sendo diferente, ou seja, seguir a mensagem de Cristo.
O "comer" a maçã é este desafio as leis de Deus, a expulsão do paraiso foi nossa desobediencia e não Adão que pecou e nós pagamos o pato. Deus é Justo.
Espero que tenha ajudado.
Fique com Deus

2007-01-04 01:59:43 · answer #8 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 3 2

Sua questão é boa. Acho que não temos entendimento sobre a criação para podermos dar uma resposta boa, seja baseada em que religião for. Até onde li, mesmo espíritos mais evoluídos não conseguem entender na plenitude a imensidão da criação que dirá nós.

2007-01-04 01:39:21 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 1

Segundo a Doutrina Espírita chegará um dia em que todos aqui na terra atingirão o grau máximo de evolução assim como Cristo que é o nosso modelo de perfeição atingiu, a partir daí não se reencarna mais e a volta a mundos inferiores se dá unicamente para cumprir missões de orientação a evolução de outros espíritos, como Jesus fez quando veio a terra. E após chegar a esse grau elevado os espíritos gozam de uma felicidade imensa em um lugar que pode ser chamado de paraíso mas não no sentido de desfrutar de prazeres, pois coninuam trabalhando incessantemente nas obras divinas.

2007-01-04 01:28:56 · answer #10 · answered by Raphael M 6 · 2 1

fedest.com, questions and answers