English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

31 respostas

Temos que fazer separação entre algumas leis registradas na Bíblia que eram apenas leis do país de Israel. Temos: - leis civis (impostos, serviço militar, cargos públicos, etc...) - leis religiosas (circuncisão, sacrifício de cordeiros, deveres dos sacerdotes, etc) - hábitos e costumes regionais (não cozinhar o cabrito no leite da mãe, não cortar o cabelo, etc. ) Estas leis mencionadas acima são leis que mudam com o tempo. Pois a sociedade muda e os seus costumes também. Entretanto encontramos na Bíblia as leis de saúde. Muitos estudantes da Bíblia vêem que os mesmos alimentos que Deus orientou não deveriam ser ingeridos no passado não devem ser ingeridos hoje. Por que se faziam mal naquela época certamente farão mal hoje também. Terceira João, verso 2, diz “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” Como Deus é o Criador, certamente ele sabe muito bem que alguns alimentos descritos em Levítico 11 não fazem bem ao homem. Da mesma forma o uso de bebidas alcoólicas não é aprovado pela Bíblia. Agora procuremos entender a Lei de Deus – Os Dez Mandamentos. Esta lei é o reflexo do caráter de Deus. E o caráter de Deus não muda. Esta Lei foi dada pelo próprio Deus e é imutável. Por isso a Bíblia se refere a esta lei como a lei perfeita. Tiago 1:25 diz: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” Isto não quer dizer que seremos salvos por guardar a Lei de Deus. Não! A salvação é apenas pela fé em Cristo. Mas Jesus deixou bem claro que a pessoa que o ama, guardará os seus mandamentos – a Sua Lei – por amor a Ele. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

2007-01-04 02:42:24 · answer #1 · answered by jovem10 5 · 1 0

Que estão em vigor, não há dúvidas. Só que infelizmente as pessoas não os vem praticando.

2007-01-04 08:53:57 · answer #2 · answered by Plínio 4 · 3 0

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”. (Mateus 5:17).

“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”. (Mateus 5:19-20 RA).

Estes textos nos ensinam 2 coisas:

1) Que Jesus não veio revogar a lei;

2) Que aquele que violar um dos mandamentos, mesmo que seja dos menores, é desaprovado pelo céu,ou seja: ninguém está autorizado a mudar a Palavra de Deus, incluindo os 10 Mandamentos.

Isto nos leva a conclusão de que, se Jesus não veio revogar a lei e os profetas e nenhum ser humano está autorizado a violar qualquer mandamento que esteja nos mesmos (lei e profetas), a expressão “cumpriu” não pode insinuar que Jesus cumpriu a lei no sentido de anula-la. Isto seria uma contradição no próprio texto no qual Jesus diz: “não vim revogar a lei e os profetas”.



“Que quer dizer ‘ab-rogar’ ? (ou revogar) De acordo com a clássica definição jurídica significa revogação total de uma lei. ‘Abrogatur cum prorsus tollitur”. É nada menos que extinguir uma lei. E Jesus disse que não viera AB-ROGAR (revogar) nada do que continham a lei ou os profetas.”[3]

Este tudo se cumpra não é a lei, mas a Palavra de Deus. Isto é claro no contexto do verso. A Palavra de Deus será cumprida em todos os sentidos: as profecias referentes a Cristo, Sua segunda vida a esta terra , o estabelecimento da Nova Terra e tudo o mais.



O Contexto diz claramente que, “até que o céu e a terra passem...” não era para ser tirado o mínimo acento da lei (Neste caso todo o Antigo Testamento, onde está incluso o Decálogo). Se a lei tivesse sido abolida, o céu e a terra também já teriam passado e nós não estaríamos aqui hoje.



Este texto (Mateus 5:17-19) é um dos mais claros em dizer que Jesus não veio mudar a lei; mesmo assim, é usado o argumento: “Se Jesus Cumpriu a Lei, eu não preciso mais guardar. Está cumprido”!



Como interpretar corretamente este verso? O modo mais seguro é “ permitir que a Bíblia seja sua própria intérprete.” Vejamos Mateus 3:13-16. o qual nos ajudará no esclarecimento:



“Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça...” (Verso 15-Grifo nosso)



Analisemos: O texto diz que Jesus cumpriu o Batismo e a justiça. Será que pelo fato de Cristo ter cumprido o Batismo, ninguém, mais precisa se batizar para se salvar? Nenhum evangélico concordaria com isso.



E a justiça? Não precisaria mais cumprir os justos reclamos de Deus por que Jesus os cumpriu? De maneira nenhuma, pois temos de obedecer a Deus e sermos justos por toda a vida!



“Diz o grande lexicógrafo Webster: ‘cumprir é obedecer’. É um atendimento exigência legal, uma satisfação ao preceito. Um cidadão cumpre o dever de votar, por exemplo. Extingue-se a instituição do voto, por ele te-lo cumprido? Não! A exigência é permanente; o cumprimento é transigente . O cumprimento afeta a pessoa, não a exigência; liga a pessoa à exigência, mas não remove a exigência.Esta só é removível por força da lei superior que expressamente o declare...”
“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. (Romanos 10:4).



Devido á falta de estudo da Bíblia, muitos acham que este verso refere-se á abolição da Lei.



A palavra “fim” neste texto vem do grego “Telos” e significa “alvo, objetivo”. Esta é a mesma que aparece em I Pedro 1:9:



“Obtendo o fim (Telos) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.



Será que a Bíblia está dizendo aqui que a fé teve um fim; ou que não precisamos mais ter fé para sermos salvos? Claro que não! Seria absurdo supormos isso! De acordo com o original grego, a tradução correta deste texto é:



“Obtendo o alvo (ou objetivo) da vossa fé: a salvação da vossa alma”.



Portanto, a tradução correta de Romanos 10:4 é : “Porque o alvo (objetivo) da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. O objetivo da Lei não é nos salvar, mas nos aproximar de Cristo, através da obediência por amor (João 14:15)

Deus te abençôe!!

2007-01-04 09:44:39 · answer #3 · answered by Daniel IASD 1 · 2 0

As leis de Deus não mudam, ou será que agora é permitido, matar, roubar, trair seu próximo, adorar outros deuses.... etc... as leis de Deus não mudam. Devemos guardar o Sábado do Senhor e seguir os 10 mandamentos como ele ordenou, ou aqguentar as consequencias....

2007-01-04 09:02:36 · answer #4 · answered by K V C 3 · 2 0

São mandamentos de Deus. Estão e sempre estarão em vigor, mesmo quando vc não estiver mais aqui para cumprí-los. Lei é lei, meu caro, e vindo de Deus é eterna.

2007-01-04 09:01:09 · answer #5 · answered by archi 3 · 2 0

Ninguém mais pode fazer uso disso, ou até mesmo ignorar a existência disso, mas diante dos olhos de Deus isso ainda está valendo e muito, pois será Ele quem vai nos julgar quando morrermos, aí já vai ser tarde demais para querer voltar e arrumar a situação.

2007-01-04 08:49:19 · answer #6 · answered by Lady_fall 4 · 2 0

"Pois qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás
também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei." Tiago 2:10 e 11.

Jesus disse: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" Mateus 5:17

Quer exemplo maior que esse?

2007-01-04 17:10:02 · answer #7 · answered by fabiossantos_am 2 · 1 0

Sim, sem tirar um til das leis de Deus.
O Senhor Deusa é o mesmo, ontem, hoje e eternamente e suas leis são imutáveis. Pode passar 100 anos, suas leis são as mesmas e temos que seguí-las, independente de que era estamos.

2007-01-04 10:29:10 · answer #8 · answered by Papori_Ctba 7 · 1 0

O q esse Suzdal aí ñ sabe, é q o Sábado já era um mandamento antes mesmo da lei de Moisés. O Sábado foi santificado e abençoado por Deus no céu, após ter criado a terra e os seus habitantes, seu ignorante, ñ tem nada a ver com lei cerimonial. Porque você acha q Deus mudaria alguma coisa da Lei, se na Bíblia está escrito que Deus é imutável, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre e q as suas palavras duram para sempre? É mais fácil assim, né, sem lei, pois segundo os q assim acreditam, só a Graça nos basta. Pô, meu, se liga: A Graça de Jesus é o q salvará os q O seguirem, mas isso quer dizer então q podemos fazer de tudo, tudo q desagrada à Deus, inclusive não seguir os seus mandamentos, q ainda assim seremos salvos? Claro q não. Leis são criadas para manterem a ordem e, consequentemente, para salvarem a vida das pessoas. Ex: No trânsito, se não houvesse a lei q define q uma rua q tem uma placa em forma de triângulo, é preferencial, como seria esse cruzamento? Ocorreriam vários acidentes e muitas vidas se perderiam. Assim também é na nossa vida, as Leis q regem o nosso comportamento foram feitas pelo mesmo motivo das leis de trânsito: Manter a ordem e salvar vidas. A Lei do Sábado é um sinal de obediência à Deus. Já sei, vamos fazer o seguinte: Se alguém aí me provar biblicamente, me mostrar onde na Bíblia está escrito q o Sábado foi abolido ou anulado pela morte e ressurreissão de Cristo ou qualquer outro motivo q aleguem, eu nunca mais defenderei o Sábado aqui no Y!R. Só q eu já adianto à vocês q é impossível de se encontrar tal ordem na Bíblia, só mesmo um homem não temente à Deus poderia ter feito isso, um antigo imperador romano. Porque seguir uma tradição romana ao invés de descreditá-la e seguir o q realmente importa? Melhor é seguir à Jesus e guardar os seus mandamentos, do q seguir ordens impostas por humanos e q são seguidas até hoje por quem não lê a Bíblia!

“Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, vim para cumprir” Mateus 5:17

Agora, uma pergunta precisa ser respondida. Ela está baseada em algumas conclusões que tiramos:

Jesus não aboliu a sua lei, pois Ele mesmo disse que não veio para abolir e sim para cumprir!

Todas as religiões cristãs concordam que não podemos roubar, matar, adulterar, e que não podemos quebrar nenhum dos nove mandamentos da Lei de Deus, mas esquecem-se unicamente no sábado

PERGUNTA: Deus aceita que se guarde 9 dos 10 mandamentos?

Aqui a matemática de Deus continua, desafiando a matemática humana.

Quanto é 10 – 1 ?

Na matemática humana 10 – 1 = 9

Na matemática de Deus 10 – 1 = 0

Tiago 2:10 – “Porque qualquer que guardar toda a lei mas tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos.”

Ou seja : 10 – 1 = 0

Como Cristãos nós sabemos que nenhuma obra da lei vai nos salvar. Sabemos que somos salvos pela Graça, mediante a Fé! Sabemos que guardar a Lei não salva ninguém. Guardar o Sábado para a salvação, não conta nenhum ponto a mais para a salvação e que se eu guardar a lei ou o sábado para me salvar estarei cometendo o maior engano da minha vida!

Porém sabemos que Jesus disse : “Não vim abolir a lei...” Mateus 5:17

Sabemos que a Lei tem a sua utilidade apenas em nos mostrar como um espelho, quando nos afastamos de Deus e nos sujamos como pecado.

Por outro lado ainda sabemos que não podemos guardar nove mandamentos e deixar um de lado pois “qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.”Tiago 2:10

Então você pode pensar : Bem a Lei é bastante lógica!

Eu consigo entender que Deus tenha dito: “Não Matarás.”

Afinal de contas ninguém deve sair por aí tirando a vida dos outros.

Entendo quando diz: “Não Adulterarás, Não Furtarás, Não Dirás Falso Testemunho”

Mas guardar o Sábado?

Isso não faz sentido!

Em primeiro lugar nem sempre o que Deus pede faz sentido na hora que ele pede.

Vamos lembrar quando Ele fez um pacto com Abraão chamando-o para ser pai do povo de Deus.

Deus selou o pacto pedindo, ou melhor ordenando a Abraão que se circuncidasse e a todos os seus descendentes (filhos, netos, bisnetos...)

Você sabe o que é circuncidar?

Circuncidar é cortar, retirar a pele que envolve a parte de cima do órgão sexual masculino.

Era uma coisa dolorosa, e no mínimo esquisita, estranha, absurda!

Como Deus faz um pacto espiritual e pede a circuncisão? Não dá pra entender!

E tem mais, Ele ordenou que dali em diante, todos os bebês ao 8º dia de vida deveriam ser circuncidados.

Abraão não questionou! Simplesmente Fez! Deus havia pedido!

Hoje podemos entender o porquê, a ciência descobriu que um bebê no seu oitavo dia, misteriosamente tem mais Protombina (responsável pela coagulação) do que terá em qualquer outro momento da vida. Até hoje os judeus praticam a circuncisão. E as pesquisas mostram que, por causa da circuncisão, as mulheres de Israel tem o menor índice de câncer de colo de útero do mundo. Deus assim protegeu o seu povo tornando-os saudáveis e férteis.

Será que estou dizendo que apenas temos que obedecer sem questionar?

Deus pede coisas que não entendemos e simplesmente diz: Faça?

É lógico que Deus não é assim! Mas também é verdade que assim como não adianta você tentar uma criança de 4 anos a calcular raiz quadrada, mas com o amadurecimento ela irá compreender, assim também nós como seres humanos só entendemos certas coisas depois que muitos anos, as vezes como no caso do Sábado, depois de centenas de anos passados e o com o desenvolvimento do conhecimento e da ciência.

Da mesma forma como podemos entender o porquê da circuncisão também podemos entender o porquê do Sábado.

Deus sabia de antemão que a humanidade se esqueceria de que Ele é o Criador. Deus sabia que Darwin apareceria tentando desvirtuar as marcas que Deus deixou na sua criação. Deus sabia de um homem chamado Darwin Iria aparecer.

Sabia que ele seria alguém preparado especialmente para tentar fazer com que toda a humanidade se esquecesse ou duvidasse de que Deus era o Criador de tudo. A estratégia de Darwin foi surpreendente:

[1]“Darwin havia terminado os estudos para pastor protestante e pertencia a uma classe social (burguesia) e a nação (Grã-Bretanha) que haviam sido fortemente influenciadas pela Bíblia. Darwin não se colocou abertamente contra a sociedade qual pertencia e foi homenageado pelos ingleses tanto antes como depois de haver publicado a sua principal obra evolucionista (A Origem das Espécies, 1859). Ele procurou inserir sua novidade no meio dos pressupostos da sociedade na qual vivia, e somente poucos se aperceberam que ele tinha substituído a verdade bíblica por algo que, por se assemelhar-se a ela a destruía. Assim para combater a moeda verdadeira (a Bíblia), Darwin escolheu substituí-la por algo o mais possível semelhante, mas de valor diferente.”

Hoje os meios de comunicação são dominados por pessoas que não acreditam em Deus como Criador!

Cientistas que acreditam no evolucionismo estão tentando transformá-lo em ciência, mas todos sabem que evolucionismo não se comprova cientificamente. Enquanto isso, quando olhamos para a natureza, podemos encontrar por todos os lados a impressão digital de Deus! O numero 7, o Sábado, o Sétimo dia.

O Memorial da Criação.

Deus deixou o mandamento sabendo que a humanidade se esqueceria dele! Ele foi escrito assim:

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra;... porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

Em outras palavras: Filho! Você pode trabalhar a semana toda, pode fazer o que quiser, levar sua vida como desejar. Mas quando a semana terminar, no sábado pare tudo e olhe para a natureza! Olhe para as evidências para as minhas marcas, minhas impressões digitais! Elas estão ali!

Filho, quando você para tudo no sábado você está gritando:

Eu creio que Deus é meu Criador!

2007-01-04 10:07:10 · answer #9 · answered by Biano! 7th Day 4 · 1 0

acredito que sim!.

mas segui-ls ou naum depende da nossa fé e força de vontade!

2007-01-04 08:46:33 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers